/

Encontrada cocaína em livros infantis exportados de Portugal para a Austrália

2

Mais de 600.000 dólares em cocaína foram encontrados escondidos nos livros importados de Portugal para Sydney, na Austrália.

Mais de 600.000 dólares australianos, cerca de 371 mil euros, em cocaína foram encontrados escondidos dentro de livros infantis importados de Portugal para Sydney, na Austrália, revela a Australian Associated Press.

Segundo a fonte, que cita a polícia local, os livros foram detetados em dois desembarques feitos nos dias 1 e 4 de maio.

Oficiais das forças de segurança de fronteira australianas radiografaram e inspecionaram os carregamentos e encontraram 1,72 kg de cocaína, com um valor estimado de até 645.000 dólares, cerca de 400 mil euros.

Um homem de 31 anos foi preso em Vaucluse, no leste de Sydney, na sexta-feira, o que levou à busca de uma casa onde aparelhos eletrónicos, documentos e uma pequena quantidade de canábis foram apreendidos. O homem vai ser esta terça-feira presente ao Tribunal Central Local, acusado de importar droga. Responde ainda apela posse de canábis.

Segundo o Observador, um dos livros usados é da Porto Editora (Histórias para adormecer). A editora disse ao diário “não ter registos de vendas destes artigos através do departamento internacional”. Além disso, Paulo Rebelo Gonçalves, responsável pela comunicação da Porto Editora, diz que a empresa “não tem nada a ver com o assunto” e não acrescentou mais nenhum comentário.

Outro dos livros, Quando eu era bebé da editora Jacarandá, pertence à Presença. A editora desconhecia a situação. “Não fomos notificados por nenhuma entidade, e não possuímos qualquer registo de encomendas para a Austrália”, disse ao mesmo jornal.

Em Portugal, a Polícia Judiciária encontra-se a acompanhar a situação, mas escusou-se a prestar mais informações.

ZAP // Lusa

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.