/

CNN divulga imagens inéditas dos irmãos Abdeslam antes de se radicalizarem

(cv) RTBF

Salah Abdeslam, autor do atentado ao Bataclan em Paris, era "o homem mais procurado da Europa"

Salah Abdeslam, autor do atentado ao Bataclan em Paris, era “o homem mais procurado da Europa”

A cadeia televisiva norte-americana divulgou um vídeo dos irmãos terroristas a divertirem-se numa discoteca em Bruxelas. Amigos contaram como os dois eram antes de se decidirem radicalizar.

O novo vídeo, agora divulgado pela CNN, é de fevereiro de 2015, muitos meses antes de os irmãos Abdeslam terem preparado aquela que viria a ser uma das noites mais trágicas da capital francesa.

Nas imagens inéditas vê-se Brahim, que depois se fez explodir num dos cafés alvos do atentado em Paris, a dançar numa discoteca em Bruxelas, com um cigarro na mão, enquanto se diverte com uma rapariga loira.

Salah, que andou fugido durante quatro meses e que se viria a tornar no inimigo número um da Europa, também aparece nas imagens a divertir-se com um grupo.

As imagens foram capturadas por dois amigos dos terroristas que agora decidiram falar à cadeia televisiva norte-americana, sob a condição de manterem o anonimato, usando os nomes falsos de “Karim” e “Rachid”.

Os amigos contaram como eram os dois irmãos antes de se radicalizarem, assegurando que Brahim era mais sério e reservado, enquanto que Salah era mais extrovertido.

“Eram boas pessoas. Suponho que se possa dizer que viveram a vida ao máximo” conta “Rachid”.

“Eu vi Salah a contar piadas, a fumar, a beber e a jogar cartas. No geral, gostava de mulheres. Era uma espécie de mulherengo e até cheguei a ouvir dizer que tinha uma namorada”, acrescenta “Karim”.

Os dois recordaram ainda quando costumavam frequentar o café dos Abdeslam, aquele que consideravam ser um “sítio divertido” e onde se sentiam “como família”.

jogavam poker a dinheiro, fumavam erva e viam jogos de futebol da sua equipa preferida, o Real Madrid. Brahim torcia sempre por Cristiano Ronaldo, aquele que era o seu jogador preferido.

Depois dessa noite de farra, os amigos admitem que os irmãos começaram a mudar e que o comportamento dos dois alterou significativamente.

“Essa foi a última vez que os vi beber. Brahim começou a tornar-se mais religioso. Às sextas-feiras ia assistir às orações numa mesquita e às vezes também rezava em casa”, explicou “Rachid”.

Apesar desses indícios, os dois asseguram que não se aperceberam da radicalização dos Abdeslam e que acreditam que os dois foram “mudando pouco a pouco”.

Os amigos lamentam o sucedido na capital francesa, depois do atentado que matou 130 pessoas, e acreditam que “ninguém nasce mau desta forma”.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.