Quarta-feira, Novembro 22, 2017
CMVM fecha delegação no Porto

CMVM fecha delegação no Porto

O assunto foi debatido na reunião de câmara desta terça-feira. Decréscimo da atividade ao longo dos anos terá estado na base da decisão.

A Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) encerrou a delegação que tinha no Porto. O assunto foi levantado por Álvaro Almeida (PSD/PPM) na reunião pública do Executivo camarário do Porto, que decorreu esta terça-feira de manhã.

O vereador quis saber se o presidente Rui Moreira tinha conhecimento da situação. O edil confirmou ter sido informado “há alguns dias” do encerramento.

Segundo avançou entretanto a edição online do jornal Público, o fecho da unidade, onde trabalhavam quatro funcionários, aconteceu no final de outubro. O esvaziamento de atividade nesta delegação terá determinado a decisão, de acordo com fonte oficial da CMVM ouvida pelo diário.

Álvaro Almeida considerou a medida “ilegal” por estar prevista nos estatutos da instituição a existência de uma delegação no Porto.

Rui Moreira declarou desconhecer a legalidade da medida da CMVM, mas concordou que ela não cola com “o discurso da descentralização”, além de contrariar a ideia promovida pela própria União Europeia de afastar dos centros de poder as agências reguladoras. “Somos seguramente o país mais centralizador da Europa”, declarou.

// JPN

RESPONDER

Supermenina: Indra tem 10 anos e quer ser a menina mais forte do mundo

Indra tem apenas 10 anos e pode tornar-se na criança mais forte do mundo. A sueca consegue levantar um peso superior ao do seu próprio corpo, e é já uma sensação nas redes sociais. A pequena …

Médicos, militares e oficiais de justiça querem que o Sol nasça para todos

À semelhança do que aconteceu com os professores, também agora médicos, militares e oficiais de justiça também querem ver recuperado o tempo de serviço para efeitos de progressão na carreira. Na sequência da reposição salarial do …

Besiktas vs Porto | “Dragão” sai vivo de Istambul

O FC Porto arrancou um difícil e precioso empate (1-1) na visita ao Besiktas, num ambiente fervoroso em Istambul. Os “dragões” preencheram bem o meio-campo e equilibraram a partida; marcaram primeiro, por Felipe, mas deixaram-se empatar …

Somague confirma despedimento coletivo de 300 trabalhadores

A construtura Somague confirmou, esta terça-feira, que vai avançar com um despedimento coletivo de 300 trabalhadores, para tornar a empresa competitiva, motivada pelas dificuldades em Angola e no Brasil, principais mercados internacionais onde opera. "A atividade …

Árbitros querem fazer "greve" na próxima jornada do campeonato

Vários árbitros terão comunicado ao Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol a sua indisponibilidade para apitar jogos da próxima jornada do campeonato. Em declarações ao Maisfutebol, Luciano Gonçalves, presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de …

Um dia depois da "nega" da EMA, Infarmed muda-se para o Porto

A sede da autoridade nacional do medicamento (Infarmed) vai ser mudada de Lisboa para o Porto, anunciou esta terça-feira o ministro da Saúde. Segundo Adalberto Campos Fernandes, a instalação da sede do Infarmed no Porto ocorrerá …

Salário mínimo seria de 1268 euros se fosse actualizado desde 1974

Se o salário mínimo nacional tivesse sido aumentado desde 1974, tendo em conta a inflação e a produtividade, atingiria em 2018 os 1.267,70 euros. Quem o diz é o secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, como …

Mugabe apresentou demissão, anuncia presidente do Parlamento

A sessão do Parlamento que debatia destituição do Presidente foi interrompida e o presidente do Parlamento do Zimbabué anunciou que Mugabe apresentou a demissão. O presidente do Parlamento do Zimbabué diz ter recebido uma carta de …

Descoberta "zona Sombria" do oceano com água estagnada há 2 mil anos

No fundo do oceano Pacífico Norte há uma camada de água com 2 mil anos de idade. Embora os cientistas já soubessem da existência da chamada "zona sombria", não sabiam que a água estava estagnada …

Novo administrador da Sonangol investigado por suspeitas de lavagem de dinheiro

Luís Ferreira do Nascimento José Maria, um dos novos administradores da Sonangol, integra a lista de suspeitos investigados no âmbito do caso de desvio e  lavagem de dinheiro que envolve a companhia aérea da petrolífera …