CML cedeu terreno a Madonna para parque de estacionamento. Partidos exigem explicações

Madonna / Instagram

Madonna

A autarquia cedeu um terreno, nas traseiras do Palacete Pombal, para que este seja usado como parque de estacionamento da cantora norte-americana. 

Este sábado, o Expresso noticiou que a Câmara Municipal de Lisboa cedeu um terreno, nas traseiras do Palacete Pombal, para que Madonna pudesse usar como parque de estacionamento para os 15 carros do seu staff.

O semanário conta que a primeira opção tinha sido o espaço de estacionamento reservado do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), que fica perto do palacete onde a cantora norte-americana está a morar, um pedido que foi logo recusado pelo museu.

“Não sei como foi feito o pedido de Madonna à Câmara. Mas a chefe de gabinete de Fernando Medina veio cá, de urgência, depois de ter visto no Google Maps que tínhamos espaço. Veio fazer uma visita para ver as imediações”, conta ao jornal o diretor do MNAA, António Filipe Pimentel.

“Não temos espaço para 15 carros. Aliás, já temos dificuldades com as cargas e descargas do museu. Diríamos que não até a um pedido do Papa. Mas foi um pedido extravagante. E ainda fui eu que sugeri as traseiras do Palacete Pombal, que ainda por cima é um espaço da Câmara. Tive de ser eu a ir mostrar o espaço que fica ao fundo da rua do museu”.

Contactada pelo Expresso, fonte oficial da CML confirmou a existência de um “acordo para a cedência de espaço de estacionamento nas traseiras do Palácio Pombal”, comparando a artista a entidades como o Ministério da Cultura.

“O espaço agora cedido – apenas durante um período limitado enquanto decorrerem as obras nos prédios na Rua das Janelas Verdes – já foi disponibilizado a outras entidades, nomeadamente ao Ministério da Cultura até dezembro de 2017″.

“O objetivo deste acordo precário é evitar perturbações e transtornos no trânsito local, numa artéria estreita mas bastante movimentada, que a entrada e saída de veículos das obras certamente traria para a zona”, adiantou a mesma fonte.

Esta tarde, em declarações ao Expresso, fonte oficial do gabinete de Fernando Medina, que se compromete a mostrar esta segunda-feira o contrato, diz que está previsto o pagamento de uma renda de 720 euros por mês, renda essa que foi calculada tendo por base a tabela de preços municipal e que será cobrada ou no final do ano ou no final do contrato.

Partidos querem esclarecimentos

“Não podemos permitir que o Presidente da Câmara de Lisboa use o património a seu belprazer”, disse João Gonçalves Pereira, vereador do CDS, em declarações ao Expresso.

O centrista acrescentou que vai pedir esclarecimento por escrito, já esta segunda-feira, de forma a clarificar uma situação que deixou “Lisboa e o país estupefactos”.

“Vamos pedir esclarecimentos pois a justificação do Presidente da Câmara é frouxa, legal e politicamente”, adiantou ao jornal. “Queremos saber que tipo de acordo existe porque isto viola claramente o princípio da igualdade“, disse.

Também Ricardo Robles, parceiro bloquista do Executivo liderado por Fernando Medina, disse que “a confirmar-se a notícia, o BE pedirá esclarecimentos do motivo e em que moldes esta cedência foi feita”.

“O Presidente não pode ceder estacionamentos em Lisboa pois a cidade é dos lisboetas não é de Fernando Medina”, afirmou ainda o bloquista, que detém o pelouro da Educação e Direitos Sociais na autarquia.

“Quando um munícipe paga à cabeça por estacionar, quando a EMEL persegue os lisboetas… não se justifica que estes casos sejam decididos sem reunião de câmara e sem se dar cavaco a ninguém”, afirma, acrescentando que “o estacionamento em Lisboa é escasso e, por isso, deve ser regulado com responsabilidade”.

Ao mesmo jornal, a vereadora do PSD em Lisboa, Teresa Leal Coelho, também “pede explicações sobre este caso e gostaria de saber a razão para o presidente da Câmara ter autorizado tal excepção”.

A social-democrata também assumiu que “desconhecia a situação” e que o assunto nunca foi abordado pelos responsáveis camarários.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. … é esta individua, o do B. do Portugal o de Angola e este país não passa de um de ditos políticos Psicopatas se é que tem políticos??????

      • Alguém faz ideia da mais valia que é ter a Madonna no nosso pais? Alguém contabilizou o dinheiro e o prestigio que traz a portugal??? Ainda à poucos anos só tinhamos turistas de chinelo no pé!!! Pensem que há paises que nem dado ou o pais a pagar as celebridades lá punham os pés!!! Se fosse uma câmara de outra cor seria de aplicar o mesmo conceito. Por exemplo, se o Elon viesse viver para cá ou implantasse aqui uma gigafactory até lhe dava um palacete qualquer!!! E pouco me importava se estava vigente o governo A, B, C ou D. A única altura em que estivemos a este nível de PRESTIGIO foi quando «jorravam» especiarias e ouro para cá! Quem não gostava que portugal fosse o Bel-Air da europa???

        • Mais valia,, mas qual mais valia?!
          Prestigio?!
          Ahahaaaa!…
          Mais um deslumbrado….
          Essa compararão da Madona (uma tonta que nada “produz”!) com Elon Musk é a prova disso mesmo!…

  2. Medina e Madonna, dois bons amigos!

    Parque de Estacionamento dos Restauradores: €228 por mês por viatura, para o comum dos mortais.
    Parque da Câmara exclusivo para Madonna: €48 por mês por viatura.

    Coitadinha pois então… É pobrezinha, tem de se fazer preço de amigo. Olha à Madonna… Canta-me um dó!

  3. o que eu vejo aqui …e como sempre nestas situaçoes é um bando de invejosos que dá nojo.
    Mas alguem aqui se tivesse uma frota de 15 carros e lhe oferecem um parque de estacionamento por 700 e tal Euros por mes ia dizer que nao??? bando de hipocritas…so sabem atacar. È obvio que ela aceitou e eu aceitaria bem como vcs todos…por isso calem essas bocas, nojo de pais e de gente invejosa.

RESPONDER

Recibos verdes e sócios-gerentes já podem pedir apoio relativo a maio

O formulário para os trabalhadores independentes e sócios-gerentes pedirem o apoio criado no âmbito da pandemia covid-19, relativo a maio, fica hoje disponível na Segurança Social Direta, podendo ser entregue até 9 de junho. O prazo …

Director nacional da PJ defende "recompensa garantida" para Rui Pinto

O director nacional da Polícia Judiciária (PJ), Luís Neves, realça a colaboração de Rui Pinto como tendo sido essencial para apurar a "verdade material" no caso de pirataria informática que o envolve e defende, por …

Lufthansa aceita condições do resgate. Vai ceder aviões e perder "slots"

O Governo da Alemanha e a Comissão Europeia (CE) chegaram a um acordo sobre o resgate da Lufthansa e que poderá evitar a falência da companhia aérea, anunciaram, na sexta-feira, fontes próximas das negociações e …

Chipre vai pagar despesas das férias a turistas que ficarem infetados no país

O Chipre vai pagar o custo das férias aos turistas que testaram positivo depois de viajarem para o país. Entre as despesas está o alojamento, a alimentação e os medicamentos. O Chipre comprometeu-se a pagar todas …

Tribunais vão vender máscaras a um euro. "É uma margem de lucro de 45 por cento"

Os tribunais vão ter máscaras cirúrgicas à venda para advogados e testemunhas, de modo a garantir que podem entrar nas salas de audiência a partir de quarta-feira, dia em que a Justiça retoma as sessões …

Julgamento BES. Ministério Público acredita que provas da Suíça ainda podem ser utilizadas

O jornal Público escreve este sábado que os procuradores do Ministério Público (MP) acreditam ainda ser possível utilizar os elementos solicitados nas cartas rogatórias enviadas às autoridades suíças no julgamento do caso BES. O Ministério …

Salários mais baixos podem passar a ter lay-off pago a 100%

O Governo está a estudar a possibilidade de o regime de lay-off, desenhado especificamente para o contexto da pandemia de covid-19, passar a ser pago na sua totalidade (100%) para quem tem salários mais baixos. …

Bronca na Liga. Contestação adia 5 substituições e o Marítimo recusa assinar Plano de Retoma

Após dois dias intensos de reuniões, foi aprovado o Plano de Retoma do campeonato nacional para a disputa das últimas 10 jornadas da época 2019/2020. Mas apenas 17 clubes o assinaram. O Marítimo recusou fazê-lo, …

Igreja perdeu 50 milhões de euros com a pandemia (e há dioceses em lay-off)

Ao cabo de dois meses de paragem por causa da pandemia de covid-19, as missas regressam, neste sábado, mas com regras novas para evitar a propagação do coronavírus. Uma paragem que resultou num "prejuízo" de …

Reabertura de ATL adiada para 15 de junho. Creches arrancam segunda-feira (sem apoios para os pais)

As Atividades de Tempos Livres (ATL) não integradas em estabelecimentos escolares só poderão voltar a funcionar a partir de 15 de junho, duas semanas depois daquilo que estava inicialmente previsto. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro, …