/

Clientes do Espírito Santo no Dubai lesados em 630 milhões de euros

Mário Cruz / Lusa

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

O Espírito Santo Bankers Dubai terá retirado milhões de euros das contas dos clientes para investir na compra de papel comercial da Rioforte e do Espírito Santo Bank Panamá.

O Espírito Santo Bankers Dubai, antigo banco do Grupo Espírito Santo (GES) no Dubai terá tirado 700 milhões de dólares, cerca de 630 milhões de euros, das contas dos seus clientes para investir na compra de papel comercial da Rioforte e do Espírito Santo Bank Panamá, empresas do mesmo universo GES.

Segundo o Correio da Manhã, os clientes nunca terão sido consultados sobre este investimento e acabaram por perder todo o dinheiro, “uma vez que estas três entidades estão em processo de liquidação”.

A autoridade de supervisão do Dubai já comunicou ao Ministério Público português que estes clientes têm créditos de 700 milhões de dólares e que o Espírito Santo Bankers Dubai terá acedido às contas dos clientes através de um instrumento designado colocação fiduciária.

Este instrumento permite, na prática, que os gestores de conta retirem dinheiro de fundos em contas dos clientes para os aplicar em produtos financeiros escolhidos pela própria instituição bancária, mediante uma remuneração predefinida para investimento do dinheiro.

A filial do GES no Dubai já foi identificada pelo Ministério Público como um dos intervenientes no alegado esquema fraudulento de financiamento do GES na sua área financeira, que terá envolvido o Banco Espírito Santo em Portugal, o Banque Privée Espírito Santo (Suíça) e o Espírito Santo Bankers Dubai.

O esquema passava por vender aos clientes das três instituições papel comercial das empresas do grupo sem revelar o o verdadeiro estado das contas das empresas emitentes do papel comercial.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.