CityQ, a nova e-bike que oferece maior capacidade de carga (e mais proteção para os passageiros)

As bicicletas convencionais exigem que se pedale bastante para que circulem, mas com as e-bikes isso já não acontece. Apesar disso, as bicicletas elétricas ainda não apresentam grande capacidade de carga ou maior proteção para os passageiros. A CityQ, uma nova e-bike de quatro rodas, vem agora mudar isso.

Criado pela empresa norueguesa CityQ AS, o veículo deve ser conduzido tal como uma bicicleta, contando com um motor de 250 watts que aumenta a força da pedalada do passageiro.

No entanto, os pedais não estão diretamente ligados ao sistema de transmissão, pois a CityQ apresenta o que é descrito como “um sistema de transmissão monitorizado por software, tal como se encontra em carros elétricos”.

A configuração utilizada na e-bike usa um alternador para converter a força exercida ao pedalar em eletricidade, que é armazenada numa bateria que alimenta o motor. O seu sistema de transmissão eletrónico permite recursos como marcha automática, frenagem regenerativa, modo de carga pesada e controlo de cruzeiro.

A bicicleta possui ainda para-brisas, teto e portas laterais que ajudam a proteger os passageiros do vento e da chuva. A cabine pode ser configurada para acomodar dois adultos, um adulto e duas crianças, ou um adulto e uma cabine com espaço de carga extra.

O veículo mede 87 cm de largura, 1,55 metros de altura e tem 2,22 metros de comprimento. Pesa 68 kg, mas pode suportar uma carga máxima de 300 kg.

De acordo com seus fabricantes, a CityQ é legalmente qualificada como uma bicicleta elétrica, o que significa que pode ser conduzida em ciclovias e em outras zonas que não são destinadas a carros. Também não requer carta de condução para ser conduzida.

A CityQ já está disponível para pré-encomenda no site da empresa por cerca de 7450 euros, diz o New Atlas.

Ana Moura, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …