CityQ, a nova e-bike que oferece maior capacidade de carga (e mais proteção para os passageiros)

As bicicletas convencionais exigem que se pedale bastante para que circulem, mas com as e-bikes isso já não acontece. Apesar disso, as bicicletas elétricas ainda não apresentam grande capacidade de carga ou maior proteção para os passageiros. A CityQ, uma nova e-bike de quatro rodas, vem agora mudar isso.

Criado pela empresa norueguesa CityQ AS, o veículo deve ser conduzido tal como uma bicicleta, contando com um motor de 250 watts que aumenta a força da pedalada do passageiro.

No entanto, os pedais não estão diretamente ligados ao sistema de transmissão, pois a CityQ apresenta o que é descrito como “um sistema de transmissão monitorizado por software, tal como se encontra em carros elétricos”.

A configuração utilizada na e-bike usa um alternador para converter a força exercida ao pedalar em eletricidade, que é armazenada numa bateria que alimenta o motor. O seu sistema de transmissão eletrónico permite recursos como marcha automática, frenagem regenerativa, modo de carga pesada e controlo de cruzeiro.

A bicicleta possui ainda para-brisas, teto e portas laterais que ajudam a proteger os passageiros do vento e da chuva. A cabine pode ser configurada para acomodar dois adultos, um adulto e duas crianças, ou um adulto e uma cabine com espaço de carga extra.

O veículo mede 87 cm de largura, 1,55 metros de altura e tem 2,22 metros de comprimento. Pesa 68 kg, mas pode suportar uma carga máxima de 300 kg.

De acordo com seus fabricantes, a CityQ é legalmente qualificada como uma bicicleta elétrica, o que significa que pode ser conduzida em ciclovias e em outras zonas que não são destinadas a carros. Também não requer carta de condução para ser conduzida.

A CityQ já está disponível para pré-encomenda no site da empresa por cerca de 7450 euros, diz o New Atlas.

Ana Moura, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Farense 0-1 FC Porto | Dragão voa com recital de Corona

O FC Porto aproveitou da melhor forma o deslize do Benfica em casa com o Nacional para se isolar no segundo lugar na Liga NOS, com mais dois pontos que as “águias”. A formação portista foi …

A forma mais simples (e inovadora) de ensinar genética é... com gomas

Se um ursinho de goma vermelho tiver um filho com outro ursinho de goma amarelo, que percentagem de vermelho e amarelo terá o bebé? De acordo com um neurocientista esta poderá ser a forma perfeita …

Videojogo "The Sims 3" usado para estudar como é que psicopatas atacam as suas vítimas

Um novo estudo baseou-se no videojogo "The Sims 3" para estudar a forma como os psicopatas escolhem e atacam as suas vítimas. "The Sims" é uma série de videojogos de simulação de vida real, cujo primeiro …

"Realidade mista". Hologramas podem mudar a forma como visitamos os museus

Para milhões de crianças, ser arrastado para um museu é uma experiência dolorosa. Porém, isso pode mudar com o desenvolvimento de uma nova tecnologia de “realidade mista” (RM). A nova tecnologia de “realidade mista” (RM) pode …

Bunker nuclear da Guerra Fria à venda no Reino Unido

Um bunker da Guerra Fria localizado perto de St Agnes em Cornwall, Reino Unido, está à venda na Rightmove, o maior portal imobiliário do Reino Unido. De acordo com o jornal britânico Mirror, o bunker, …

SL Benfica 1-1 CD Nacional | Insulares apagam a luz às "águias"

O Benfica voltou a escorregar e soma três jogos consecutivos sem vencer após o empate no Dragão e a derrota diante do Braga. Na tarde desta segunda, a equipa de Jorge Jesus não foi além …

Partido das FARC muda de nome para romper com o seu passado violento

O partido político das FARC deu um novo passo, este domingo, para romper com o seu passado violento, ligado à sigla das antigas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, passando a ser denominado Comunes. O nome Comunes …

Primeiro-ministro italiano vai apresentar demissão

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, vai apresentar a sua demissão na terça-feira, devido à falta de apoio à sua coligação parlamentar, após a crise provocada pelo abandono do partido Itália Viva, de Matteo Renzi. Conte apresentará …

Número de desempregados voltou a subir em todo o país

O número de inscritos nos centros de emprego nacionais voltou a aumentar em dezembro, com 85% dos concelhos de Portugal Continental a ver os seus níveis de desemprego aumentar desde o início da pandemia, revelou …

Hipermercados vendem couves 14 vezes mais caras do que pagam aos agricultores

O Bloco de Esquerda denuncia os preços praticados pelos hipermercados na venda de legumes, nomeadamente couves, em especial durante o período entre o Natal e o Ano Novo, concluindo que, nalguns casos, foram vendidos a …