/

CityQ, a nova e-bike que oferece maior capacidade de carga (e mais proteção para os passageiros)

1

As bicicletas convencionais exigem que se pedale bastante para que circulem, mas com as e-bikes isso já não acontece. Apesar disso, as bicicletas elétricas ainda não apresentam grande capacidade de carga ou maior proteção para os passageiros. A CityQ, uma nova e-bike de quatro rodas, vem agora mudar isso.

Criado pela empresa norueguesa CityQ AS, o veículo deve ser conduzido tal como uma bicicleta, contando com um motor de 250 watts que aumenta a força da pedalada do passageiro.

No entanto, os pedais não estão diretamente ligados ao sistema de transmissão, pois a CityQ apresenta o que é descrito como “um sistema de transmissão monitorizado por software, tal como se encontra em carros elétricos”.

A configuração utilizada na e-bike usa um alternador para converter a força exercida ao pedalar em eletricidade, que é armazenada numa bateria que alimenta o motor. O seu sistema de transmissão eletrónico permite recursos como marcha automática, frenagem regenerativa, modo de carga pesada e controlo de cruzeiro.

A bicicleta possui ainda para-brisas, teto e portas laterais que ajudam a proteger os passageiros do vento e da chuva. A cabine pode ser configurada para acomodar dois adultos, um adulto e duas crianças, ou um adulto e uma cabine com espaço de carga extra.

O veículo mede 87 cm de largura, 1,55 metros de altura e tem 2,22 metros de comprimento. Pesa 68 kg, mas pode suportar uma carga máxima de 300 kg.

De acordo com seus fabricantes, a CityQ é legalmente qualificada como uma bicicleta elétrica, o que significa que pode ser conduzida em ciclovias e em outras zonas que não são destinadas a carros. Também não requer carta de condução para ser conduzida.

A CityQ já está disponível para pré-encomenda no site da empresa por cerca de 7450 euros, diz o New Atlas.

Ana Moura, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.