CityQ, a nova e-bike que oferece maior capacidade de carga (e mais proteção para os passageiros)

As bicicletas convencionais exigem que se pedale bastante para que circulem, mas com as e-bikes isso já não acontece. Apesar disso, as bicicletas elétricas ainda não apresentam grande capacidade de carga ou maior proteção para os passageiros. A CityQ, uma nova e-bike de quatro rodas, vem agora mudar isso.

Criado pela empresa norueguesa CityQ AS, o veículo deve ser conduzido tal como uma bicicleta, contando com um motor de 250 watts que aumenta a força da pedalada do passageiro.

No entanto, os pedais não estão diretamente ligados ao sistema de transmissão, pois a CityQ apresenta o que é descrito como “um sistema de transmissão monitorizado por software, tal como se encontra em carros elétricos”.

A configuração utilizada na e-bike usa um alternador para converter a força exercida ao pedalar em eletricidade, que é armazenada numa bateria que alimenta o motor. O seu sistema de transmissão eletrónico permite recursos como marcha automática, frenagem regenerativa, modo de carga pesada e controlo de cruzeiro.

A bicicleta possui ainda para-brisas, teto e portas laterais que ajudam a proteger os passageiros do vento e da chuva. A cabine pode ser configurada para acomodar dois adultos, um adulto e duas crianças, ou um adulto e uma cabine com espaço de carga extra.

O veículo mede 87 cm de largura, 1,55 metros de altura e tem 2,22 metros de comprimento. Pesa 68 kg, mas pode suportar uma carga máxima de 300 kg.

De acordo com seus fabricantes, a CityQ é legalmente qualificada como uma bicicleta elétrica, o que significa que pode ser conduzida em ciclovias e em outras zonas que não são destinadas a carros. Também não requer carta de condução para ser conduzida.

A CityQ já está disponível para pré-encomenda no site da empresa por cerca de 7450 euros, diz o New Atlas.

Ana Moura, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Escócia também adia desconfinamento para julho

A Escócia também decidiu adiar o desconfinamento por várias semanas, tal como Inglaterra, devido ao agravamento da pandemia no Reino Unido, que registou 27 mortes e 11.625 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas. Inicialmente …

Países do Golfo continuarão dependentes do petróleo por mais uma década

Um estudo da agência de notação financeira Moody's revelou que os países exportadores de petróleo do Golfo vão continuar dependentes da produção de hidrocarbonetos pelo menos na próxima década. Segundo o estudo, citado pela agência Reuters, …

PSP do Porto reforça policiamento no São João e apela ao cumprimento das regras

A PSP do Porto garantiu, esta terça-feira, que vai reforçar o policiamento na noite de São João, de quarta para quinta-feira, e apela ao cumprimento das regras atendendo ao contexto atual da pandemia de covid-19. “Solicita-se …

UE garante compra de mais 150 milhões de doses da vacina da Moderna

A Comissão Europeia aprovou esta terça-feira a alteração ao segundo contrato com a farmacêutica Moderna para a ativação, em nome de todos os Estados-membros da União Europeia (UE), de 150 milhões de doses adicionais em …

Lisboa sobe mais de 20 lugares no ranking. É a 83.ª cidade mais cara do mundo

Lisboa é a 83.ª cidade mais cara do mundo em termos de custo de vida, subindo 23 posições no ranking em relação ao ano passado, num estudo da Mercer divulgado esta terça-feira, que é liderado …

Governo espanhol aprova indultos a nove líderes independentistas catalães na prisão

O governo espanhol aprovou esta terça-feira a concessão de indultos a nove líderes independentistas catalães a cumprir penas de prisão pelo seu envolvimento na tentativa de autodeterminação daquela região espanhola em 2017, anunciou o primeiro-ministro …

Direitos humanos. Confronto entre China e Canadá na ONU

O Canadá denunciou esta terça-feira na ONU, em nome de cerca de 40 países, a situação dos direitos humanos na província chinesa de Xinjiang e em Hong Kong, pedindo a Pequim uma investigação às violações …

Ministra da Saúde afasta limitação de visitas. Mas Associação de lares defende regresso da proibição

A ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou esta terça-feira que não há necessidade de voltar a limitar as visitas a lares de idosos, advogando que as pessoas vacinadas contagiadas com o novo coronavírus desenvolvem “uma …

Tripulantes da TAP queixam-se de "extrema violência psicológica" e escrevem carta ao ministro

Um grupo de tripulantes de cabine da TAP escreveu uma carta a Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, na qual dizem temer que o processo de despedimento coletivo avance em julho e que já saíram …

Marcelo considera que legislativas de 2023 devem servir para julgar uso dos fundos europeus

O Presidente da República defendeu esta terça-feira que Portugal tem de dar "o salto" com os fundos europeus e considerou que as eleições legislativas de 2023 devem servir para os portugueses julgarem a sua utilização. "Cabe …