Há mais de dez anos, o City quase contratou Messi (por engano)

Alejandro Garcia / EPA

Em 2008, o Manchester City apresentou uma proposta de 81 milhões de euros por Lionel Messi. A investida pelo argentino surgiu de um erro de tradução.

Depois de vencer a sexta Bola de Ouro este ano, já ninguém é capaz de questionar a qualidade de Lionel Messi e negar que se trata de um dos melhores do mundo — senão o melhor. A verdade é que o argentino passou, até ao momento, quase toda a sua carreira ao serviço do Barcelona, mas a realidade poderia ter sido bem diferente.

Em 2008, apenas um ano antes de vencer pela primeira vez o prémio de melhor jogador do mundo, entregue pela France Football, o avançado podia ter rumado ao Manchester City. Numa entrevista ao site The Athletic, o antigo dirigente dos ‘citizens’ Garry Cook contou que o clube esteve perto de contratar Lionel Messi… por engano.

Numa reunião por telefone com Pairoj Piempongsant, braço direito do coproprietário do City, um erro de tradução induziu em erro Cook e Paul Aldrige, outro dirigente do clube.

“O Pairoj Piempongsant estava a ficar nervoso. O telemóvel estava em cima da mesa e ele estava a falar com o Paul Aldridge. Imagine a cena. O Paul a dizer-lhe com o seu sotaque londrino: ‘Pairoj, tu tens de me dizer o que andas a fazer, isto está a ficar fora de controlo’. O Pairoj estava deitado numa chaise lounge a receber uma massagem e dizia: ‘Sim, sim, sim! Muito confuso [messy]. Está a ficar confuso [messy]. Alguma coisa acabou por perder-se na tradução — juro pela minha filha que é a verdade — e a interpretação foi que tínhamos de conseguir o Messi”, disse Cook.

Como tal, os dirigentes apresentaram uma proposta de 81 milhões de euros ao Barcelona pelo astro em ascensão. Caso se tivesse confirmado, aquela seria a transferência mais cara até à data.

“No dia seguinte ligou-me o Dave Richards, da Premier League. ‘Garry, ofereceste 70 milhões de libras pelo Messi? Estás louco?'”, lembrou Cook. O Barcelona achou a proposta tão exagerada que contactou a Premier League para verificar a sua veracidade.

Aquele que na altura seria um gasto inimaginável, hoje seria um achado poder contratar Messi por pouco mais de 80 milhões de euros.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Humanos podem ter "reciclado" região do cérebro quando aprenderam a ler

Um novo estudo mostra que os seres humanos podem ter "reciclado" uma região-chave do cérebro para os ajudar a dar sentido à palavra escrita. De acordo com o site Science Alert, em testes com macacos-rhesus, os …

Cientistas usam a Lua como espelho gigante para procurar extraterrestres

Os astrónomos ainda não desistiram de procurar vida para lá da Terra e acabam de criar um novo método para encontrar exoplanetas habitáveis, que envolve o uso da Lua como uma espécie de espelho gigante. Especialistas …

Astrónomos descobriram um buraco negro "incapaz" de fazer o seu trabalho

Astrónomos descobriram o que pode acontecer quando um buraco negro gigante não interfere na vida de um enxame de galáxias. Usando o Observatório de raios-X Chandra da NASA e outros telescópios, mostraram que o comportamento passivo …

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …

Covid-19: Cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O …

Apenas 10% da população escreve com a mão esquerda. Cientistas lutam para explicar porquê

Em praticamente qualquer lugar do globo, apenas 10% das pessoas são canhotas, isto é, têm maior habilidade com o lado esquerdo do corpo, especialmente com a mão, comparativamente com o lado direito. Os cientistas tentam há …