Lionel M6ssi é o melhor jogador do mundo

Yoan Valat / EPA

O argentino Lionel Messi conquistou pela sexta vez a Bola de Ouro, galardão atribuído pela revista France Football ao melhor futebolista do ano.

O prémio foi entregue esta segunda-feira, em Paris, França, sucedendo o avançado do Barcelona a Luka Modric, do Real Madrid, que levou o prémio em 2018.

“Quero agradecer a todos os jornalistas que me acharam merecedor deste prémio. Agradeço sempre aos meus companheiros de equipa. Foi um ano grandioso, mais do que ganhar ou perder, foi incrível viver as coisas por dentro”, começou por dizer Lionel Messi no discurso de agradecimento, depois de receber o prémio das mãos de Modric.

“Há anos, – continuou o argentino – quando recebi a minha primeira Bola de Ouro, vim com os meus irmãos, tinha 22 anos e era tudo impensável para mim. Hoje, 10 anos depois, toca-me receber a sexta [Bola de Ourto], num momento totalmente diferente na minha vida pessoal, com a minha mulher e os nossos três filhos”, disse.

 

https://twitter.com/francefootball/status/1201600595611787271?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1201600595611787271&ref_url=https%3A%2F%2Fobservador.pt%2F2019%2F12%2F02%2Fo-dia-da-bola-de-ouro-messi-e-o-favorito-a-vitoria-joao-felix-e-o-28-o-melhor-jogador-do-mundo%2F

Messi, de 32 anos, volta a ser o futebolista com maior número de distinções, somando mais uma Bola de Ouro do que o Cristiano Ronaldo. O português, que não marcou presença na gala, foi o terceiro mais votado depois do defesa central holandês Virgil Van Dijk.

Nunca pensei estar aqui. Estou muito orgulhoso por estar nesta situação e só me faz querer trabalhar ainda com mais força”, reagiu Virgil Van Dijk.

Em 2019, o 10 argentino contabiliza 46 golos marcados e 17 assistências, em 54 jogos, sendo que, coletivamente, conquistou a Liga espanhola 2018/19 e foi 3.º na Copa América.

Quanto aos outros troféus masculinos entregues também esta segunda-feira, o guarda-redes brasileiro Alisson, do Liverpool, arrebatou o prémio para melhor guarda-redes (Troféu Yashin) e o central holandês Matthijs De Ligt, que trocou o Ajax pela Juventus, o de melhor jogador de menos de 21 anos (Troféu Kopa).

Por seu lado, a norte-americana Megan Rapinoe conquistou a Bola de Ouro feminina, repetindo a eleição da FIFA, e sucedeu à norueguesa Ada Hegerberg.

Nomeados para a Bola de Ouro estavam também os portugueses Bernardo Silva, do Manchester City, que ficou em nono lugar da classificação, e João Félix, que este verão deixou o Benfica para rumar ao Atlético, que foi 28.º classificado.

No Troféu Kopa, João Félix foi o terceiro mais votado.

https://twitter.com/futtmais/status/1201607841259380738

Lista completa de vencedores e nomeados

Bola de Ouro masculina

1.º: Lionel Messi (Barcelona, Argentina)
2.º: Virgil Van Dijk (Liverpool, Holanda)
3.º: Cristiano Ronaldo (Juventus, Portugal)
4.º: Sadio Mané (Liverpool, Senegal)
5.º: Mohamed Salah (Liverpool, Egito)
6.º: Alisson Becker (Liverpool, Brasil)
7.º: Kylian Mbappé (PSG, França)
8.º: Robert Lewandowski (Bayern Munique, Polónia)
9.º: Bernardo Silva (Manchester City, Portugal)

10.º: Rihad Mahrez (Manchester City, Argélia)
11.º: Frenkie de Jong (Barcelona, Holanda)
12.º: Raheem Sterling (Manchester City, Inglaterra)
13.º: Eden Hazard (Real Madrid, Bélgica)
14.º: Kevin de Bruyne (Manchester City, Bélgica)
15.º: Matthijs de Ligt (Juventus, Holanda)
16.º: Sergio Agüero (Manchester City, Argentina)
17.º: Roberto Firmino (Liverpool, Inglaterra)
18.º: Antoine Griezmann (Barcelona, França)
19.º: Trent-Alexander Arnold (Liverpool, Inglaterra)

20.º: Pierre-Emerick Aubameyang (Arsenal, Gabão)
20.º. Dusan Tadic (Ajax, Holanda)
22.º: Heung Min-Son (Tottenham, Coreia do Sul)
23.º: Hugo Lloris (Tottenham, França)
24.º: Marc-André Ter Stegen (Barcelona, Alemanha)
24.º: Kalidou Koulibaly (Nápoles, Senegal)
26.º: Karim Benzema (Real Madrid, França)
26.º: Gerginio Wijnaldum (Liverpool, Holanda)
26.º: Donny Van de Beek (Ajax, Holanda)
28.º: JOÃO FÉLIX (Atlético Madrid, Portugal)
28.º: Marquinhos (PSG, Brasil)

Bola de Ouro feminina

1.º: Megan Rapinoe (Seattle Reign, EUA)
2.º: Lucy Bronze (Lyon, Inglaterra)
3.º: Alex Morgan (Orlando Prime, EUA)

Prémio Yashin

1.º: Alisson Becker (Liverpool, Brasil)
2.º: Marc-André Ter Stegen (Barcelona, Alemanha)
3.º: Ederson Moraes (Manchester City, Brasil)

Prémio Kopa

1.º: Matthijs de Ligt (Juventus, Holanda)
2.º: Jadon Sancho (Borussia Dortmund, Inglaterra)
3.º: João Félix (Atlético Madrid, Portugal)

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …

Camisola usada por Pelé no seu último jogo foi vendida por 30 mil euros em leilão

Uma camisola usada por Pelé no seu último jogo com a seleção brasileira foi vendida por 30 mil euros num prestigiado leilão de objetos desportivos, realizado na quinta-feira em Turim, Itália. A camisola com o número …