Lionel M6ssi é o melhor jogador do mundo

Yoan Valat / EPA

O argentino Lionel Messi conquistou pela sexta vez a Bola de Ouro, galardão atribuído pela revista France Football ao melhor futebolista do ano.

O prémio foi entregue esta segunda-feira, em Paris, França, sucedendo o avançado do Barcelona a Luka Modric, do Real Madrid, que levou o prémio em 2018.

“Quero agradecer a todos os jornalistas que me acharam merecedor deste prémio. Agradeço sempre aos meus companheiros de equipa. Foi um ano grandioso, mais do que ganhar ou perder, foi incrível viver as coisas por dentro”, começou por dizer Lionel Messi no discurso de agradecimento, depois de receber o prémio das mãos de Modric.

“Há anos, – continuou o argentino – quando recebi a minha primeira Bola de Ouro, vim com os meus irmãos, tinha 22 anos e era tudo impensável para mim. Hoje, 10 anos depois, toca-me receber a sexta [Bola de Ourto], num momento totalmente diferente na minha vida pessoal, com a minha mulher e os nossos três filhos”, disse.

 

https://twitter.com/francefootball/status/1201600595611787271?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1201600595611787271&ref_url=https%3A%2F%2Fobservador.pt%2F2019%2F12%2F02%2Fo-dia-da-bola-de-ouro-messi-e-o-favorito-a-vitoria-joao-felix-e-o-28-o-melhor-jogador-do-mundo%2F

Messi, de 32 anos, volta a ser o futebolista com maior número de distinções, somando mais uma Bola de Ouro do que o Cristiano Ronaldo. O português, que não marcou presença na gala, foi o terceiro mais votado depois do defesa central holandês Virgil Van Dijk.

Nunca pensei estar aqui. Estou muito orgulhoso por estar nesta situação e só me faz querer trabalhar ainda com mais força”, reagiu Virgil Van Dijk.

Em 2019, o 10 argentino contabiliza 46 golos marcados e 17 assistências, em 54 jogos, sendo que, coletivamente, conquistou a Liga espanhola 2018/19 e foi 3.º na Copa América.

Quanto aos outros troféus masculinos entregues também esta segunda-feira, o guarda-redes brasileiro Alisson, do Liverpool, arrebatou o prémio para melhor guarda-redes (Troféu Yashin) e o central holandês Matthijs De Ligt, que trocou o Ajax pela Juventus, o de melhor jogador de menos de 21 anos (Troféu Kopa).

Por seu lado, a norte-americana Megan Rapinoe conquistou a Bola de Ouro feminina, repetindo a eleição da FIFA, e sucedeu à norueguesa Ada Hegerberg.

Nomeados para a Bola de Ouro estavam também os portugueses Bernardo Silva, do Manchester City, que ficou em nono lugar da classificação, e João Félix, que este verão deixou o Benfica para rumar ao Atlético, que foi 28.º classificado.

No Troféu Kopa, João Félix foi o terceiro mais votado.

https://twitter.com/futtmais/status/1201607841259380738

Lista completa de vencedores e nomeados

Bola de Ouro masculina

1.º: Lionel Messi (Barcelona, Argentina)
2.º: Virgil Van Dijk (Liverpool, Holanda)
3.º: Cristiano Ronaldo (Juventus, Portugal)
4.º: Sadio Mané (Liverpool, Senegal)
5.º: Mohamed Salah (Liverpool, Egito)
6.º: Alisson Becker (Liverpool, Brasil)
7.º: Kylian Mbappé (PSG, França)
8.º: Robert Lewandowski (Bayern Munique, Polónia)
9.º: Bernardo Silva (Manchester City, Portugal)

10.º: Rihad Mahrez (Manchester City, Argélia)
11.º: Frenkie de Jong (Barcelona, Holanda)
12.º: Raheem Sterling (Manchester City, Inglaterra)
13.º: Eden Hazard (Real Madrid, Bélgica)
14.º: Kevin de Bruyne (Manchester City, Bélgica)
15.º: Matthijs de Ligt (Juventus, Holanda)
16.º: Sergio Agüero (Manchester City, Argentina)
17.º: Roberto Firmino (Liverpool, Inglaterra)
18.º: Antoine Griezmann (Barcelona, França)
19.º: Trent-Alexander Arnold (Liverpool, Inglaterra)

20.º: Pierre-Emerick Aubameyang (Arsenal, Gabão)
20.º. Dusan Tadic (Ajax, Holanda)
22.º: Heung Min-Son (Tottenham, Coreia do Sul)
23.º: Hugo Lloris (Tottenham, França)
24.º: Marc-André Ter Stegen (Barcelona, Alemanha)
24.º: Kalidou Koulibaly (Nápoles, Senegal)
26.º: Karim Benzema (Real Madrid, França)
26.º: Gerginio Wijnaldum (Liverpool, Holanda)
26.º: Donny Van de Beek (Ajax, Holanda)
28.º: JOÃO FÉLIX (Atlético Madrid, Portugal)
28.º: Marquinhos (PSG, Brasil)

Bola de Ouro feminina

1.º: Megan Rapinoe (Seattle Reign, EUA)
2.º: Lucy Bronze (Lyon, Inglaterra)
3.º: Alex Morgan (Orlando Prime, EUA)

Prémio Yashin

1.º: Alisson Becker (Liverpool, Brasil)
2.º: Marc-André Ter Stegen (Barcelona, Alemanha)
3.º: Ederson Moraes (Manchester City, Brasil)

Prémio Kopa

1.º: Matthijs de Ligt (Juventus, Holanda)
2.º: Jadon Sancho (Borussia Dortmund, Inglaterra)
3.º: João Félix (Atlético Madrid, Portugal)

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Veneno de tarântula pode ser benéfico no tratamento de dores viscerais

Uma equipa de investigadores australianos identificou dois peptídeos do veneno da tarântula, que podem ajudar a aliviar dores em órgãos do sistema digestivo. Há algum tempo que os cientistas investigam a funcionalidade do veneno em doenças, …

Cientistas propõem reciclar beatas de cigarro para fazer tijolos

Os cientistas afirmam que se apenas 2,5% dos tijolos produzidos em todo o mundo, anualmente, incluíssem 1% de beatas, seria possível reciclar todas as pontas de cigarro a nível global. Um grupo de investigadores da Escola …

Taxa de natalidade desce quase um terço em cidade chinesa

As autoridades chinesas reconheceram oficialmente que a taxa de nascimentos em Xinjiang, cidade situada no noroeste da China, desceu quase um terço em 2018, comparada com o ano anterior. De acordo com a CNN, o governo …

Dynetics revela o módulo lunar do programa Artemis (incluindo o interior)

A empresa norte-americana Dynetics revelou, no dia 15 de setembro, um modelo em escala real do módulo lunar especialmente projetado para levar os astronautas da NASA à Lua já em 2024, como parte do programa …

Polícia de Nova Iorque de origem tibetana acusado de espiar ao serviço da China

Um polícia nova-iorquino originário do Tibete foi acusado de espionagem pelas autoridades norte-americanas por, supostamente, ter recolhido para o Governo chinês informações sobre a comunidade tibetana em Nova Iorque. De acordo com a acusação das autoridades …

Football Leaks. PJ desconhecia acesso das autoridades francesas às provas

O inspetor da PJ, José Amador, revelou, esta terça-feira, que esta polícia não teve conhecimento do acesso das autoridades francesas às provas apreendidas a Rui Pinto durante a sua detenção na Hungria. Na quinta sessão do …

Aldeões ajudam tropas indianas que enfrentam militares chineses nos Himalaias

Cerca de 100 residentes da vila de Chushul atravessam o território indiano de Ladakh para chegar a um pico dos Himalaias conhecido como Black Top, a uma altitude de mais de 4500 metros, levando suprimentos …

Detido na Rússia líder religioso que diz ser a reencarnação de Jesus

O líder religioso, que diz ser a reencarnação de Jesus, foi detido, na Rússia, esta terça-feira, durante uma operação especial. De acordo com as imagens divulgadas pelo jornal The Guardian, vários agentes da polícia, armados e …

Covid-19: Universidade de Coimbra tem novo programa de rastreio aleatório para alunos e docentes

A Universidade de Coimbra (UC) preparou um Plano de Prevenção e Protocolo de Atuação para garantir o regresso às aulas em segurança para alunos, professores, docentes e comunidade. "Tendo em conta a situação pandémica que estamos …

Jogador substituído aos 14 segundos

Substituição insólita foi realizada na primeira divisão da Estónia. Jovem nem tocou na bola. Jogo da 21.ª jornada do campeonato nacional da Estónia, primeira divisão. O FCI Levadia recebe o JK Nõmme Kalju e vence por …