Lionel M6ssi é o melhor jogador do mundo

Yoan Valat / EPA

O argentino Lionel Messi conquistou pela sexta vez a Bola de Ouro, galardão atribuído pela revista France Football ao melhor futebolista do ano.

O prémio foi entregue esta segunda-feira, em Paris, França, sucedendo o avançado do Barcelona a Luka Modric, do Real Madrid, que levou o prémio em 2018.

“Quero agradecer a todos os jornalistas que me acharam merecedor deste prémio. Agradeço sempre aos meus companheiros de equipa. Foi um ano grandioso, mais do que ganhar ou perder, foi incrível viver as coisas por dentro”, começou por dizer Lionel Messi no discurso de agradecimento, depois de receber o prémio das mãos de Modric.

“Há anos, – continuou o argentino – quando recebi a minha primeira Bola de Ouro, vim com os meus irmãos, tinha 22 anos e era tudo impensável para mim. Hoje, 10 anos depois, toca-me receber a sexta [Bola de Ourto], num momento totalmente diferente na minha vida pessoal, com a minha mulher e os nossos três filhos”, disse.

 

https://twitter.com/francefootball/status/1201600595611787271?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1201600595611787271&ref_url=https%3A%2F%2Fobservador.pt%2F2019%2F12%2F02%2Fo-dia-da-bola-de-ouro-messi-e-o-favorito-a-vitoria-joao-felix-e-o-28-o-melhor-jogador-do-mundo%2F

Messi, de 32 anos, volta a ser o futebolista com maior número de distinções, somando mais uma Bola de Ouro do que o Cristiano Ronaldo. O português, que não marcou presença na gala, foi o terceiro mais votado depois do defesa central holandês Virgil Van Dijk.

Nunca pensei estar aqui. Estou muito orgulhoso por estar nesta situação e só me faz querer trabalhar ainda com mais força”, reagiu Virgil Van Dijk.

Em 2019, o 10 argentino contabiliza 46 golos marcados e 17 assistências, em 54 jogos, sendo que, coletivamente, conquistou a Liga espanhola 2018/19 e foi 3.º na Copa América.

Quanto aos outros troféus masculinos entregues também esta segunda-feira, o guarda-redes brasileiro Alisson, do Liverpool, arrebatou o prémio para melhor guarda-redes (Troféu Yashin) e o central holandês Matthijs De Ligt, que trocou o Ajax pela Juventus, o de melhor jogador de menos de 21 anos (Troféu Kopa).

Por seu lado, a norte-americana Megan Rapinoe conquistou a Bola de Ouro feminina, repetindo a eleição da FIFA, e sucedeu à norueguesa Ada Hegerberg.

Nomeados para a Bola de Ouro estavam também os portugueses Bernardo Silva, do Manchester City, que ficou em nono lugar da classificação, e João Félix, que este verão deixou o Benfica para rumar ao Atlético, que foi 28.º classificado.

No Troféu Kopa, João Félix foi o terceiro mais votado.

https://twitter.com/futtmais/status/1201607841259380738

Lista completa de vencedores e nomeados

Bola de Ouro masculina

1.º: Lionel Messi (Barcelona, Argentina)
2.º: Virgil Van Dijk (Liverpool, Holanda)
3.º: Cristiano Ronaldo (Juventus, Portugal)
4.º: Sadio Mané (Liverpool, Senegal)
5.º: Mohamed Salah (Liverpool, Egito)
6.º: Alisson Becker (Liverpool, Brasil)
7.º: Kylian Mbappé (PSG, França)
8.º: Robert Lewandowski (Bayern Munique, Polónia)
9.º: Bernardo Silva (Manchester City, Portugal)

10.º: Rihad Mahrez (Manchester City, Argélia)
11.º: Frenkie de Jong (Barcelona, Holanda)
12.º: Raheem Sterling (Manchester City, Inglaterra)
13.º: Eden Hazard (Real Madrid, Bélgica)
14.º: Kevin de Bruyne (Manchester City, Bélgica)
15.º: Matthijs de Ligt (Juventus, Holanda)
16.º: Sergio Agüero (Manchester City, Argentina)
17.º: Roberto Firmino (Liverpool, Inglaterra)
18.º: Antoine Griezmann (Barcelona, França)
19.º: Trent-Alexander Arnold (Liverpool, Inglaterra)

20.º: Pierre-Emerick Aubameyang (Arsenal, Gabão)
20.º. Dusan Tadic (Ajax, Holanda)
22.º: Heung Min-Son (Tottenham, Coreia do Sul)
23.º: Hugo Lloris (Tottenham, França)
24.º: Marc-André Ter Stegen (Barcelona, Alemanha)
24.º: Kalidou Koulibaly (Nápoles, Senegal)
26.º: Karim Benzema (Real Madrid, França)
26.º: Gerginio Wijnaldum (Liverpool, Holanda)
26.º: Donny Van de Beek (Ajax, Holanda)
28.º: JOÃO FÉLIX (Atlético Madrid, Portugal)
28.º: Marquinhos (PSG, Brasil)

Bola de Ouro feminina

1.º: Megan Rapinoe (Seattle Reign, EUA)
2.º: Lucy Bronze (Lyon, Inglaterra)
3.º: Alex Morgan (Orlando Prime, EUA)

Prémio Yashin

1.º: Alisson Becker (Liverpool, Brasil)
2.º: Marc-André Ter Stegen (Barcelona, Alemanha)
3.º: Ederson Moraes (Manchester City, Brasil)

Prémio Kopa

1.º: Matthijs de Ligt (Juventus, Holanda)
2.º: Jadon Sancho (Borussia Dortmund, Inglaterra)
3.º: João Félix (Atlético Madrid, Portugal)

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Davos comemora 50 anos entre o apocalipse climático e um fraco crescimento económico

O Fórum Económico Mundial comemora este ano o seu 50º aniversário. O evento decorre sob o signo das alterações climáticas e da necessidade de transformar a economia. Davos, na Suíça, recebe esta semana mais um Fórum …

Precários da RTP entregam suplemento para a memória à ministra do Trabalho

Os trabalhadores precários da RTP entregaram esta segunda-feira uma carta e uma caixa de "Cerebrum Forte", um suplemento para a memória, à ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. De acordo com o Expresso, que avança …

Governo está a "tomar medidas" para responder ao novo vírus mortal que vem da China

Portugal está a acompanhar "com grande atenção" o fenómeno de propagação do novo vírus mortal que surgiu na China. A garantia é dada pela ministra da Saúde, Marta Temido, que assegura que estão já a …

Revelada a identidade do novo líder do Estado Islâmico

Um dos membros fundadores do Estado Islâmico, Amir Mohammed Abdul Rahman al-Mawli al-Salbi, foi confirmado por vários serviços de inteligência como novo líder do grupo terrorista. Após a morte de Al Baghdadi numa operação norte-americana na …

Polícias em protesto em Braga, Porto e Lisboa. Esperam um sinal de apoio de Marcelo

Elementos da PSP e da GNR realizam esta terça-feira protestos em simultâneo em Braga, Lisboa e Faro, numa ação convocada pelos sindicatos, enquanto o Movimento Zero (M0) inicia uma vigília nos aeroportos portugueses. Organizadas por sete …

Investigação confirma que avião ucraniano foi abatido por dois mísseis iranianos

Um relatório de investigação preliminar da Organização de Aviação Civil Iraniana (CAO) acaba de confirmar que foram lançados dois mísseis contra o Boeing 737 da Ukraine International Airlines, abatido a 8 de janeiro pelas forças …

Real Madrid contrata Reinier. É a transferência de inverno mais cara de sempre do clube

O Real Madrid confirmou hoje a contratação do médio ofensivo brasileiro Reinier, que atuava no Flamengo de Jorge Jesus, num negócio que envolve uma verba de 30 milhões de euros, segundo a imprensa espanhola. Os 'merengues' …

Hospitais de Santa Maria e Pulido Valente querem "internar" em casa 1.800 pacientes por ano

O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) vai começar no princípio de fevereiro a “internar” doentes em casa, projetando que, dentro de três anos, seja o maior serviço de hospitalização domiciliária do país, tratando 1.800 …

Pneumonia viral na China já fez seis vítimas mortais

Subiu para seis o número de mortos na China devido ao vírus de pneumonia que está a assolar o País. Esta terça-feira registaram-se 77 novos casos da misteriosa doença com origem na cidade Wuhan, elevando …

Gil Vicente tem um registo único em Portugal e apenas igualado por "gigantes" europeus

O Gil Vicente é a única equipa imbatível em casa na liga portuguesa. Apenas oito equipas no resto da Europa conseguem equiparar este registo de invencibilidade. O Gil Vicente é a única equipa da Liga NOS …