Lionel M6ssi é o melhor jogador do mundo

Yoan Valat / EPA

O argentino Lionel Messi conquistou pela sexta vez a Bola de Ouro, galardão atribuído pela revista France Football ao melhor futebolista do ano.

O prémio foi entregue esta segunda-feira, em Paris, França, sucedendo o avançado do Barcelona a Luka Modric, do Real Madrid, que levou o prémio em 2018.

“Quero agradecer a todos os jornalistas que me acharam merecedor deste prémio. Agradeço sempre aos meus companheiros de equipa. Foi um ano grandioso, mais do que ganhar ou perder, foi incrível viver as coisas por dentro”, começou por dizer Lionel Messi no discurso de agradecimento, depois de receber o prémio das mãos de Modric.

“Há anos, – continuou o argentino – quando recebi a minha primeira Bola de Ouro, vim com os meus irmãos, tinha 22 anos e era tudo impensável para mim. Hoje, 10 anos depois, toca-me receber a sexta [Bola de Ourto], num momento totalmente diferente na minha vida pessoal, com a minha mulher e os nossos três filhos”, disse.

 

https://twitter.com/francefootball/status/1201600595611787271?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1201600595611787271&ref_url=https%3A%2F%2Fobservador.pt%2F2019%2F12%2F02%2Fo-dia-da-bola-de-ouro-messi-e-o-favorito-a-vitoria-joao-felix-e-o-28-o-melhor-jogador-do-mundo%2F

Messi, de 32 anos, volta a ser o futebolista com maior número de distinções, somando mais uma Bola de Ouro do que o Cristiano Ronaldo. O português, que não marcou presença na gala, foi o terceiro mais votado depois do defesa central holandês Virgil Van Dijk.

Nunca pensei estar aqui. Estou muito orgulhoso por estar nesta situação e só me faz querer trabalhar ainda com mais força”, reagiu Virgil Van Dijk.

Em 2019, o 10 argentino contabiliza 46 golos marcados e 17 assistências, em 54 jogos, sendo que, coletivamente, conquistou a Liga espanhola 2018/19 e foi 3.º na Copa América.

Quanto aos outros troféus masculinos entregues também esta segunda-feira, o guarda-redes brasileiro Alisson, do Liverpool, arrebatou o prémio para melhor guarda-redes (Troféu Yashin) e o central holandês Matthijs De Ligt, que trocou o Ajax pela Juventus, o de melhor jogador de menos de 21 anos (Troféu Kopa).

Por seu lado, a norte-americana Megan Rapinoe conquistou a Bola de Ouro feminina, repetindo a eleição da FIFA, e sucedeu à norueguesa Ada Hegerberg.

Nomeados para a Bola de Ouro estavam também os portugueses Bernardo Silva, do Manchester City, que ficou em nono lugar da classificação, e João Félix, que este verão deixou o Benfica para rumar ao Atlético, que foi 28.º classificado.

No Troféu Kopa, João Félix foi o terceiro mais votado.

https://twitter.com/futtmais/status/1201607841259380738

Lista completa de vencedores e nomeados

Bola de Ouro masculina

1.º: Lionel Messi (Barcelona, Argentina)
2.º: Virgil Van Dijk (Liverpool, Holanda)
3.º: Cristiano Ronaldo (Juventus, Portugal)
4.º: Sadio Mané (Liverpool, Senegal)
5.º: Mohamed Salah (Liverpool, Egito)
6.º: Alisson Becker (Liverpool, Brasil)
7.º: Kylian Mbappé (PSG, França)
8.º: Robert Lewandowski (Bayern Munique, Polónia)
9.º: Bernardo Silva (Manchester City, Portugal)

10.º: Rihad Mahrez (Manchester City, Argélia)
11.º: Frenkie de Jong (Barcelona, Holanda)
12.º: Raheem Sterling (Manchester City, Inglaterra)
13.º: Eden Hazard (Real Madrid, Bélgica)
14.º: Kevin de Bruyne (Manchester City, Bélgica)
15.º: Matthijs de Ligt (Juventus, Holanda)
16.º: Sergio Agüero (Manchester City, Argentina)
17.º: Roberto Firmino (Liverpool, Inglaterra)
18.º: Antoine Griezmann (Barcelona, França)
19.º: Trent-Alexander Arnold (Liverpool, Inglaterra)

20.º: Pierre-Emerick Aubameyang (Arsenal, Gabão)
20.º. Dusan Tadic (Ajax, Holanda)
22.º: Heung Min-Son (Tottenham, Coreia do Sul)
23.º: Hugo Lloris (Tottenham, França)
24.º: Marc-André Ter Stegen (Barcelona, Alemanha)
24.º: Kalidou Koulibaly (Nápoles, Senegal)
26.º: Karim Benzema (Real Madrid, França)
26.º: Gerginio Wijnaldum (Liverpool, Holanda)
26.º: Donny Van de Beek (Ajax, Holanda)
28.º: JOÃO FÉLIX (Atlético Madrid, Portugal)
28.º: Marquinhos (PSG, Brasil)

Bola de Ouro feminina

1.º: Megan Rapinoe (Seattle Reign, EUA)
2.º: Lucy Bronze (Lyon, Inglaterra)
3.º: Alex Morgan (Orlando Prime, EUA)

Prémio Yashin

1.º: Alisson Becker (Liverpool, Brasil)
2.º: Marc-André Ter Stegen (Barcelona, Alemanha)
3.º: Ederson Moraes (Manchester City, Brasil)

Prémio Kopa

1.º: Matthijs de Ligt (Juventus, Holanda)
2.º: Jadon Sancho (Borussia Dortmund, Inglaterra)
3.º: João Félix (Atlético Madrid, Portugal)

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Encontrado no fundo do mar um organismo "sobrenatural" tão grande como um prédio de 11 andares

Uma equipa de investigadores capturaram imagens de um organismo "sobrenatural" nas águas da costa da Austrália Ocidental. Uma equipa a bordo de RV Falkor, o navio de investigação principal do Schmidt Ocean Institute, localizou o organismo, …

Há 1.400 anos, uma estranha luz vermelha apareceu no Japão (e já sabemos o que era)

O registo mais antigo de um fenómeno astronómico observado no Japão deixou uma marca importante na história japonesa e na literatura clássica. O fenómeno data de 30 de dezembro de 620 e há séculos que …

Cientistas convertem água em combustível solar

Uma equipa de investigadores britânicos usou uma metodologia única que permite transformar água em combustível solar, que pode ser uma solução para energia renovável. Esta metodologia única utilizada por uma equipa de cientistas da Universidade de …

"Em Casa d’Amália": RTP comemora cententário da fadista

A Fundação Amália Rodrigues junta-se à RTP para assinalar o centenário da fadista. O programa Em Casa d’Amália tem estreia marcada para a próxima sexta-feira (10) e reúne várias figuras da música portuguesa da atualidade. O …

Desapareceram 21 milhões de números de telefone na China. Mas o mistério foi resolvido

O porta-voz de uma das três maiores operadoras chinesas confirmou o desaparecimento dos utilizadores, mas deu uma explicação para este mistério. Nos últimos dias, surgiram vários relatos de notícias que davam conta de que, entre janeiro …

Mercadona doa 20 mil quilos de chocolate aos profissionais de saúde e aos mais carenciados

A Mercadona anunciou, esta quarta-feira, a doação de 20 mil quilos de chocolate ao Banco Alimentar Contra a Fome do Porto. O objetivo é proporcionar uma Páscoa mais doce aos mais carenciados e aos que …

"Paciente 1" em Itália recupera (e dá as boas-vindas a Giulia, a sua filha recém-nascida)

Giulia, a filha recém-nascida do "paciente 1" de Itália, veio para trazer alguma esperança ao país, em plena pandemia de covid-19. Mattia, de 38 anos, foi internado no dia 20 de fevereiro no hospital de Codogno, …

Investigadores transformaram o coronavírus em música (e já o podemos ouvir)

Uma equipa de investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) conseguiu transformar em som a estrutura da proteína spike, que permite que o novo coronavírus adira às células para infetá-las. Até agora, já pudemos ver …

Autoeuropa quer recorrer ao lay-off (e retomar produção a 20 de abril)

A administração da Autoeuropa quer promover um regresso gradual ao trabalho a partir de 20 de abril, pretendendo recorrer ao lay-off simplificado para os trabalhadores que não regressem ao trabalho nessa data. “O regresso ao trabalho …

Ex-mulher de astronauta acusada de mentir sobre o "primeiro crime espacial"

A ex-mulher da astronauta da NASA Anne McClain, Summer Worden, foi acusada formalmente de mentir sobre o "crime espacial" que McClain terá cometido. Em agosto de 2019, o jornal norte-americano The New York Times noticiou que …