//

A Citroën concebeu um skate inspirado na mobilidade urbana

O Citroën Skate é uma plataforma de veículos elétricos, totalmente autónoma, que pode ser equipada com diferentes tipos de cápsulas.

A plataforma Citroën Skate quer revolucionar o transporte em meio urbano sem que seja necessário um humano para a controlar. O veículo mede 2,6 metros de comprimento, 1,6 metros de largura e 51 centímetros de altura – para ocupar pouco espaço -, e conta com uma série de cápsulas – ou Pods – dedicadas a diferentes utilizações.

A Citroën explica que a separação entre a plataforma e os serviços de mobilidade permite “maximizar o uso da tecnologia autónoma, ao mesmo tempo que expande as ofertas de serviços”.

Segundo o New Atlas, a velocidade máxima pode ser limitada a 25 km/h ou 5 km/h, dependendo de como está a ser utilizado, enquanto a suspensão hidráulica suaviza os solavancos. Em vez das tradicionais rodas, a plataforma tem esferas de borracha, produzidas pela Goodyear, que permitem uma manobrabilidade omnidirecional.

A empresa hoteleira francesa Accor criou os Pods Sofitel En Voyage e Pullman Power Fitness. O primeiro permite transportar dois a três passageiros e é inspirado na cidade de Paris. No luxuoso interior conta com um ecrã em LED, um bar e um tablet para chamadas em videoconferência.

Já o Pullman Power Fitness foi pensado para os atletas. Com lugar para um só utilizador, a cápsula permite fazer desporto de uma forma independente – uma vez que conta com um remo de um lado e uma bicicleta do outro -, sem esquecer o treinador digital.

A terceira e última cápsula, chamada JCDecaux City Provider, é inspirada no mobiliário urbano e transporta até cinco passageiros, aos quais oferece tomadas USB e dois ecrãs interativos.

As cápsulas podem ser montadas na plataforma em apenas 10 segundos.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.