Cirurgiões chilenos assistiram (e comemoraram) a vitória sobre Portugal durante operação

O Ministério da Saúde chileno e a Universidade do Chile abriram um inquérito à actuação de uma equipa de cirurgiões que aparece num vídeo publicado nas redes sociais a interromper uma intervenção cirúrgica para assistir à meia-final da Taça das Confederações.

No vídeo, publicado esta quinta-feira no You Tube, vê-se a equipa de médicos durante uma intervenção cirúrgica a assistir num televisor montado na sala de operações ao jogo entre Portugal e o Chile, que a equipa sul-americana venceu por 3-0 no desempate por grandes penalidades.

Um dos médicos encontra-se, com o que parece ser um bisturi e uma tesoura, a operar um paciente enquanto desvia o olhar para o televisor. Ao fundo, outros membros da equipa médica dão saltos a comemorar a defesa de Cláudio Bravo ao remate de João Moutinho, no que foi a segunda grande penalidade falhada por Portugal.

Após o lance, o cirurgião desvia o olhar novamente para o corpo do paciente e prossegue com a operação, na qual é assistido por outro médico que, da mesma forma, tinha interrompido a intervenção para olhar para o lance.

Segundo o canal de televisão Canal 13, a falta de profissionalismo da equipa médica está a gerar grande revolta e controvérsia entre os chilenos, que, apesar da enorme euforia causada pela vitória da “La Roja” não deixaram de apontar duras críticas à atitude da equipa médica envolvida no caso.

Em comunicado, a direcção do Hospital Clínico da Universidade do Chile, no qual aconteceu o polémico acto médico, manifestou o seu “mais categórico repúdio” não só pelo facto de haver um televisor ligado na sala e a equipa ter interrompido a intervenção para ver o jogo, como também por “o ocorrido ter sido filmado” e difundido nas redes sociais.

O director do departamento de cirurgia do Hospital acrescenta, por sua vez, que o episódio “viola os princípios fundamentais de respeito pela privacidade do paciente e da solenidade do acto cirúrgico”. Segundo o responsável médico, “o paciente que foi operado evoluiu satisfatoriamente no período pós-operatório e encontra-se bem“.

Resta saber até que ponto a preocupação dos responsáveis da unidade hospitalar tem mais a ver com o facto de a equipa médica ter operado o paciente aos saltos a olhar para um televisor, ou de a peculiar operação ter sido “gravada e difundida”.

AJB, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Caro José Monteiro,
      Em que aspecto é que “não foi bem assim” ?
      Foi exactamente assim – como nós contámos. Com detalhes, declarações de responsáveis e links para a fonte.
      O facto de um outro jornal ter dado uma notícia vaga que mereceu o comentário numa página de Facebook de que “não dizia onde aconteceu e só mostrava um vídeo”, não justifica que venha aqui comentar que “não foi bem assim, vejam lá”, e só se compreende se o tiver feito sem sequer ter lido uma linha da nossa notícia para lá do título.

RESPONDER

Conquistadores espanhóis usaram técnicas indígenas para construir as suas armas

Um novo estudo concluiu que os invasores espanhóis foram obrigados a aprender com os indígenas da Mesoamérica sobre a produção de cobre. Descobertas arqueológicas em El Manchón, no México, apoiam a ideia de que invasores espanhóis, desesperados …

Açambarcamento de medicamentos por Portugal? "É um total absurdo", diz Infarmed

O Infarmed - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde reagiu à acusação feita por uma organização belga, que dizia que Portugal está a fazer um armazenamento excessivo de medicamentos essenciais para o tratamento …

Descoberto âmbar com 40 milhões de anos com duas moscas a acasalar

Há 40 milhões de anos, no supercontinente Gonduana, duas moscas que se encontravam a acasalar viram-se, inesperadamente, numa situação complicada. De alguma forma, este par de moscas de pernas longas (Dolichopodidae) ficou preso na seiva pegajosa …

40 marinheiros do porta-aviões Charles de Gaulle com sintomas de covid-19

Quarenta marinheiros do porta-aviões francês Charles de Gaulle apresentaram recentemente "sintomas compatíveis" com os da infeção pelo novo coronavírus e estão sob "observação médica reforçada", anunciou o Ministério da Defesa. "A partir de hoje, uma equipa …

Medidas para as prisões, apoios às empresas, suspensão de tarifas. Parlamento discute mais de 100 iniciativas

Medidas excecionais para prisões e banca, mais apoios às empresas ou à cultura ou a suspensão de propinas e das tarifas de gás e luz são alguns dos temas que vão passar esta quarta-feira pelo …

Trump tem "interesse financeiro" em farmacêutica que produz hidroxicloroquina (a sua "cura" para a Covid-19)

Donald Trump falou da hidroxicloroquina como uma potencial "cura milagrosa" para a Covid-19, apesar das recomendações contrárias de especialistas e da falta de estudos científicos válidos que confirmem os benefícios da substância. O The New …

Restos de bombas atómicas revelam longa vida dos tubarões-baleia

Cientistas estão a determinar a esperança de vida do maior peixe dos oceanos com a ajuda de testes de bombas atómicas realizados durante a Guerra Fria, entre os anos 50 e 60. Em perigo de extinção, …

Telescópio russo apanha o despertar de um buraco negro

O telescópio russo ART-XC do observatório espacial Spektr-RG detetou uma fonte brilhante de raios-X no centro da Via Láctea, que acabou por revelar ser o "despertar" do buraco negro 4U 1755-338. A descoberta ocorreu no passado …

O cometa interestelar 2I/Borisov partiu-se em dois

O cometa interestelar 2I/Borisov, o primeiro do seu tipo a ser descoberto em agosto do ano passado, começou a dividir-se em duas partes na semana passada. As imagens contínuas do telescópio espacial Hubble do objeto interestelar …

Estudo estima 471 mortes em Portugal até agosto (e que o pico foi atingido a 3 de abril)

De acordo com as estimativas do estudo, cerca de 151.680 pessoas vão morrer na Europa durante a "primeira vaga" da doença. Um estudo divulgado esta terça-feira nos Estados Unidos estima que a covid-19 venha a provocar …