Cavalos, elefantes e peixes. Circo alemão substitui animais por hologramas gigantes

Após muitas críticas e polémicas à volta do uso de animais em circos, o Circo Roncalli decidiu substituí-los por hologramas, tornando-se o pioneiro nesta abordagem futurista.

Os circos têm uma história polémica devido ao facto de os animais de circo serem um dos animais mais abusados ​​e maltratados do mundo. Muitos circos tiveram de encerrar as suas operações nas últimas décadas após vozes crescentes de ativistas pelos animais terem mostrado a realidade da vida circense.

No entanto, agora, o futuro dos circos pode parecer muito diferente à medida que as tecnologias avançadas entram em todos os aspetos das nossas vidas, nomeadamente as tecnologias de realidade virtual.

De acordo com o Interesting Engineering, o Circo Roncalli, uma trupe de circo com sede na Alemanha, tornou-se o primeiro circo no mundo a substituir os seus animais e a passar a usar hologramas no seu lugar.

O anúncio da mudança foi feito em 2019, tornando-se o circo pioneiro nesta abordagem.

O Circo Roncalli, que opera desde 1976, já teve animais, como elefantes e cavalos, a realizar truques e acrobacias para o entretenimento do público.

Numa tentativa de manter viva a tradição do circo sem forçar animais vivos a entreter as multidões, o circo fez uma parceria com a Bluebox, que juntou forças com a Optoma, para instalar 11 projetores de laser em todos os 32 metros de largura e cinco metros de profundidade da arena.

Os projetores de alta tecnologia são dispostos circularmente ao redor do anel e produzem hologramas de animais parcialmente superdimensionados em tamanho natural numa superfície de projeção especialmente desenvolvida, transparente e circular.

Graças às imagens holográficas 3D de 360° de animais como cavalos, elefantes e peixes, o Circo Roncalli já não tem animais vivos há anos.

As pessoas também responderam positivamente à mudança.

Rcentemente, o circo foi selecionado como finalista do Prémio Alemão de Sustentabilidade 2021 e parece estar a estabelecer um novo padrão na indústria. A empresa está a esforçar-se por economizar recursos, reduzindo os seus custos de transporte e consumo, melhorando a sua pegada ambiental.

O exemplo do Circo Roncalli mostra que a falta de animais num circo não impede o espetáculo que, com a ajuda da tecnologia, pode continuar.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Astrónomos descobrem uma super-Terra perto de uma estrela gelada

Uma equipa de investigadores descobriu uma super-Terra a orbitar GJ 740, uma estrela anã fria localizada a cerca de 36 anos-luz do nosso planeta. Nos últimos anos, os cientistas têm levado a cabo uma busca exaustiva …

Já pode "adotar" um pedaço de Notre-Dame para ajudar na sua reconstrução

Uma organização está a dar a oportunidade de o público ajudar na reconstrução de artefactos específicos da catedral de Notre-Dame, em França, que foi parcialmente destruída por um incêndio em 2019. De acordo com a cadeia …

Proporção divina identificada na gerbera

Descobrir como se formam os padrões distintos e omnipresentes das cabeças das flores tem intrigado os cientistas há séculos. Quando se pede a alguém que desenhe um girassol, quase todas as pessoas desenham um grande círculo …

Audi apresenta o novo Q4 e-tron que traz uma autonomia até 520 km

Ainda antes do verão, a Audi vai colocar no mercado o seu primeiro SUV elétrico concebido de raiz e não adaptado a partir de uma plataforma concebida para motores a combustão. O Q4 e-tron destaca-se pela …

Vanuatu em alerta depois de um corpo com covid-19 ter dado à costa

Vanuatu proibiu viagens de e para a sua principal ilha três dias depois de ter dado à costa um corpo de um pescador filipino, que testou positivo à covid-19. De acordo com a Radio New Zealand, …

Cientistas russos querem criar a primeira vacina comestível contra a covid-19

O Instituto de Medicina Experimental de São Petersburgo, na Rússia, anunciou o seu plano de concluir dentro de um ano os testes pré-clínicos da primeira vacina comestível do mundo contra o novo coronavírus. Em entrevista à …

Em plena crise política, o país mais pobre das Américas ainda não recebeu nenhuma vacina

Numa altura em que a maior parte dos países já têm o processo de vacinação a decorrer, o governo do Haiti ainda não garantiu uma única dose da vacina contra o coronavírus. O país mais pobre …

Afinal, Leonardo da Vinci não esculpiu o busto de Flora

Está terminada a controvérsia que durou mais de cem anos após a aquisição do Busto de Flora em 1909, por Wilhelm von Bode. A datação por radiocarbono revelou, recentemente, que a obra não foi …

Crise climática "implacável" intensificou-se em 2020, diz relatório da ONU

Houve uma intensificação "implacável" da crise climática em 2020, com a queda temporária nas emissões de carbono devido ao confinamento a ter um impacto pouco significativo nas concentrações de gases de efeito de estufa, revelou …

Já se sabe o que causou a misteriosa "tempestade de asma", que vitimou dez pessoas em 2016

Em 2016, na cidade de Melbourne, aconteceu o evento de "tempestade de asma" mais grave do mundo. Os cientistas descobriram agora o culpado. No dia 21 de novembro de 2016, as urgências de um hospital em …