Cavalos, elefantes e peixes. Circo alemão substitui animais por hologramas gigantes

Após muitas críticas e polémicas à volta do uso de animais em circos, o Circo Roncalli decidiu substituí-los por hologramas, tornando-se o pioneiro nesta abordagem futurista.

Os circos têm uma história polémica devido ao facto de os animais de circo serem um dos animais mais abusados ​​e maltratados do mundo. Muitos circos tiveram de encerrar as suas operações nas últimas décadas após vozes crescentes de ativistas pelos animais terem mostrado a realidade da vida circense.

No entanto, agora, o futuro dos circos pode parecer muito diferente à medida que as tecnologias avançadas entram em todos os aspetos das nossas vidas, nomeadamente as tecnologias de realidade virtual.

De acordo com o Interesting Engineering, o Circo Roncalli, uma trupe de circo com sede na Alemanha, tornou-se o primeiro circo no mundo a substituir os seus animais e a passar a usar hologramas no seu lugar.

O anúncio da mudança foi feito em 2019, tornando-se o circo pioneiro nesta abordagem.

O Circo Roncalli, que opera desde 1976, já teve animais, como elefantes e cavalos, a realizar truques e acrobacias para o entretenimento do público.

Numa tentativa de manter viva a tradição do circo sem forçar animais vivos a entreter as multidões, o circo fez uma parceria com a Bluebox, que juntou forças com a Optoma, para instalar 11 projetores de laser em todos os 32 metros de largura e cinco metros de profundidade da arena.

Os projetores de alta tecnologia são dispostos circularmente ao redor do anel e produzem hologramas de animais parcialmente superdimensionados em tamanho natural numa superfície de projeção especialmente desenvolvida, transparente e circular.

Graças às imagens holográficas 3D de 360° de animais como cavalos, elefantes e peixes, o Circo Roncalli já não tem animais vivos há anos.

As pessoas também responderam positivamente à mudança.

Rcentemente, o circo foi selecionado como finalista do Prémio Alemão de Sustentabilidade 2021 e parece estar a estabelecer um novo padrão na indústria. A empresa está a esforçar-se por economizar recursos, reduzindo os seus custos de transporte e consumo, melhorando a sua pegada ambiental.

O exemplo do Circo Roncalli mostra que a falta de animais num circo não impede o espetáculo que, com a ajuda da tecnologia, pode continuar.

Maria Campos, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Eduardo Bolsonaro e dois ministros de Estado testam positivo à covid-19

O filho do Presidente do Brasil, que também é deputado federal, é o terceiro membro da delegação brasileira que viajou para os EUA a testar positivo para a covid-19. O deputado federal brasileiro Eduardo Bolsonaro, filho …

Avião russo invade espaço aéreo da Estónia pela sexta vez este ano

A Estónia informou na quinta-feira que um avião da força aérea russa violou o seu espaço aéreo, sendo o sexto incidente do género este ano. A intrusão terá ocorrido ao meio-dia de quarta-feira, quando o avião …

Abel montou uma "equipa pequena, a jogar sempre com receio"

Opinião proveniente do Brasil lamenta a forma como o campeão sul-americano se apresenta em campo. É campeão sul-americano, por ter vencido a última Copa Libertadores, está a um jogo de estar novamente na final da Libertadores …

Pandemia com tendência decrescente nos serviços de saúde e na mortalidade

Portugal regista uma situação pandémica de “intensidade moderada”, mas com uma tendência decrescente da pressão sobre os serviços de saúde e na mortalidade associada à covid-19, refere o relatório das “linhas vermelhas” hoje divulgado. Segundo a …

Vacinas da gripe vão ser dadas nos centros de vacinação covid-19

Os centros de vacinação usados para administrar as vacinas contra a covid-19 vão também passar a ser usados para vacinar contra a gripe. Numa nota enviada às redações, a task force anunciou que os centros de …

Irmã de Kim Jong-un diz que acabar com a Guerra da Coreia é uma "ideia admirável"

Esta sexta-feira, Kim Yo-jong, irmã do líder norte-coreano Kim Jong-un, disse que o país está disposto a retomar as conversações com a Coreia do Sul se o vizinho não provocar o Norte com políticas hostis. Ri …

"Que se lixe o Congresso", diz líder do CDS

O líder centrista Francisco Rodrigues dos Santos disse não estar "minimamente preocupado" nem "concentrado em táticas para congressos internos". O presidente do CDS disse esta sexta-feira que não está “minimamente preocupado” com a próxima reunião magna …

Detidos CEO e chairman do grupo HNA, antigo acionista da TAP

Chen Feng e Tan Xiangdon, o chairmain e o CEO do grupo HNA, que já deteve uma participação na TAP, foram detidos esta sexta-feira.  O chairmain e o CEO do grupo HNA terão sido detidos na …

OMS inclui mais dois medicamentos nas recomendações para tratamento

A Organização Mundial de Saúde (OMS) acrescentou na quinta-feira dois medicamentos à lista de fármacos admitidos para tratamento da covid-19 e pediu à farmacêutica que os produz para baixar os preços e levantar as patentes. O …

Puigdemont em liberdade, mas com proibição de sair da Sardenha

O Tribunal de Recurso de Sassari decidiu, esta sexta-feira, deixar em liberdade o ex-presidente catalão Carles Puigdemont. Enquanto decorrer o processo judicial, não pode sair da ilha italiana. Carles Puigdemont saiu em liberdade esta sexta-feira, depois …