Cinema despede-se hoje no Porto do seu Mestre Manoel de Oliveira

Daniel Arrhakis / Flickr

O mítico cineasta Manoel de Oliveira por Daniel Arrhakis

Amigos e admiradores começaram esta manhã a chegar à Igreja de Cristo Rei, no Porto, para prestar homenagem ao realizador Manoel Oliveira, falecido quinta-feira, aos 106 anos, apelidando-o carinhosamente de “mestre”.

O silêncio marca a manhã junto à igreja de Cristo Rei, onde estão a ser preparadas as cerimónias fúnebres, tendo o corpo de Manoel Oliveira, por volta das 10:00, sido transportado ao longo de 50 metros, por uma passagem interior desde o salão do Convento dos Padres Dominicanos até à igreja.

À entrada começam a juntar-se com flores na mão, amigos e admiradores que, algo em surdina, recordam o realizador mais velho do mundo. Aguardam que os responsáveis da igreja autorizem a entrada na igreja, tendo sido explicado que primeiro será a família a entrar.

Frei Bernardo, um dos religiosos do Convento dos Padres Dominicanos e “velho amigo” do realizador, em conversa com os jornalistas confidenciou que Manoel de Oliveira lhe havia prometido realizar o filme dos seus 100 anos.

“Não pôde cumprir, ele, um velho amigo que uma vez me disse quea morte é apenas uma porta que se abre’, contou.

Manoel Cândido Pinto de Oliveira, nascido a 11 de dezembro de 1908, no Porto, era o mais velho realizador do mundo em atividade e faleceu esta quinta-feira, em sua casa, no Porto.

O último filme do mítico cineasta foi a curta-metragem ‘O velho do Restelo’, “uma reflexão sobre a Humanidade”, estreada em dezembro passado, por ocasião do 106.º aniversário do cineasta.

O funeral de Manoel de Oliveira realiza-se hoje às 15:00, na igreja de Cristo Rei, no Porto, estando previsto que a celebração fúnebre seja presidida pelo bispo do Porto, António Francisco dos Santos, em nome da Conferência Episcopal.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ativista Greta Thunberg arrasa congressista republicano nos EUA

Com tranquilidade e humor, a ambientalista sueca de 16 anos Greta Thunberg mostrou na quarta-feira que é um osso duro de roer em pleno Congresso dos Estados Unidos (EUA), ao devolver o argumento usado por …

Conselho de Disciplina nega recurso e confirma suspensão de Bruno Fernandes

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) rejeitou esta sexta-feira o recurso apresentado pelo Sporting relativo à expulsão de Bruno Fernandes, tendo mantido a partida de suspensão aplicada ao médio leonino. Em …

Mães acusam escola em Lisboa de racismo na divisão de turma

A Escola Básica S. Vicente, em Telheiras, Lisboa, foi acusada de fomentar a divisão racial e está a ser investigada pela Inspecção-Geral da Educação e Ciência (IGEC).  Foi Sandra Monteiro, de 36 anos, assistente técnica num …

TripAdvisor ganha processo contra restaurante que reclamou das críticas

O juiz de um tribunal espanhol considerou que os filtros utilizados pelo TripAdvisor funcionaram e que o dono dos restaurantes poderia ter denunciado o perfil dos utilizadores que escreveram os comentários alegadamente negativos. O proprietário de …

Twitter fecha milhares de contas por divulgarem notícias falsas. Mais de 200 associadas ao PP de Espanha

O Twitter anunciou esta sexta-feira que fechou milhares de contas em todo o mundo por divulgarem notícias falsas e propaganda pró governamental, em países como os Emirados Árabes Unidos, Egito e Espanha. As contas criadas na …

Remessas de emigrantes crescem 12,5% até julho

As remessas dos emigrantes portugueses voltaram a disparar. Crescem nos primeiros sete meses deste ano em 12,5% e já valem mais de 2,3 mil milhões de euros. A manter-se este ritmo, caminham para superar largamente …

Parecer da PGR sobre empresas de familiares de políticos dá razão a António Costa

O primeiro-ministro decidiu esta sexta-feira homologar o parecer do Conselho Consultivo da Procuradoria Geral da República (PGR) sobre incompatibilidades e impedimentos de políticos, no qual se recusam interpretações estritamente literais - e até inconstitucionais - …

Cuba considera "injustificada" a decisão dos Estados Unidos de expulsar diplomatas

O Governo de Cuba considerou "injustificada" a expulsão dos dois diplomatas, acusados pelos Estados Unidos de "atividades que comprometem a segurança nacional". O Governo de Cuba considerou esta quinta-feira "injustificada" a expulsão de dois dos seus …

Fisco perde recurso e vai ter de devolver parte de imposto sobre carro usado importado

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) perdeu o recurso que tinha interposto no Supremo Tribunal Administrativo (STA) e vai mesmo ter de devolver a um contribuinte parte do Imposto sobre Veículos (ISV) cobrado na importação …

MP e PJ investigam contratos do filho do ex-secretário de Estado da Proteção Civil

O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) está a investigar os dois contratos assinados entre o filho do ex-secretário de Estado da Proteção Civil e a Universidade do Porto em 2018 e em …