/

Cinco países árabes de acordo na luta contra jihadistas

World Economic Forum / Flickr

-

A Arábia Saudita e quatro outros países árabes defenderam este domingo a necessidade de lutar contra os ihadistas do Estado Islâmico (EI), que “ameaçam” a segurança e a estabilidade da região e do mundo.

Num comunicado divulgado no fim de uma reunião ministerial em Jeddah, no oeste da Arábia Saudita, os participantes indicaram ter discutido “o avanço da ideologia terrorista e extremista e os confrontos existentes em alguns países árabes”, numa alusão à progressão dos jihadistas do EI no Iraque e na Síria.

Também analisaram “as graves repercussões” sobre “os Estados da região e a ameaça que (aqueles jihadistas) representam para a segurança e a paz mundiais”, segundo o texto divulgado pela agência oficial saudita SPA.

Os participantes, que abordaram ainda “os desenvolvimentos da situação na Síria”, assinalaram “uma convergência de pontos de vista sobre as questões evocadas e sobre a necessidade de agir seriamente para preservar a segurança e a estabilidade dos Estados árabes“, indica o comunicado.

Na reunião, que decorreu à porta fechada, participaram os ministros dos Negócios Estrangeiros da Arábia Saudita, Egito, Qatar e Emirados Árabes Unidos e um conselheiro da Jordânia, que representam “os países árabes membros do comité internacional de contacto sobre a Síria”.

Os resultados do encontro devem ser apresentados aos outros membros da Liga Árabe, que integra 22 elementos.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.