/

Cinco médicos do Hospital SAMS infetados com Covid-19, denuncia sindicato

De acordo com o Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS), cinco médicos do Hospital SAMS, em Lisboa, estão infetados com Covid-19, sendo que dois deles estão internados no Curry Cabral.

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) refere que os profissionais médicos que tiveram em contacto com aqueles infetados mantêm-se a trabalhar, apesar do teste realizado para despiste da infeção ter tido resultado negativo.

Segundo o Público, o sindicato lembra que “os profissionais de saúde são aqueles que estão mais expostos e um dos principais veículos de transmissão do coronavírus se não estiverem adequadamente protegidos”.

Por esse motivo, o SMZS fez um apelo ao Ministério da Saúde, afirmando que é necessário impor “a todas as unidades de saúde, públicas ou privadas, a proteção dos médicos e dos restantes profissionais de saúde, sendo certo que essa proteção é vital para tratar os doentes”.

“O Hospital do SAMS não pode ter impunemente esta conduta de não-cumprimento rigoroso de adequada proteção dos médicos que estão ao seu serviço”, considera o sindicato.

O hospital já emitiu um comunicado a informar que profissionais de saúde e doentes tinham sido infetados com o novo coronavírus e no qual garante que foram adotadas todas as medidas para minimizar a propagação do vírus.

A direcção clínica do hospital SAMS reuniu-se no domingo com as autoridades de saúde e foi feita uma avaliação da situação, tendo sido adotadas todas as medidas previstas no plano de contingência, refere a instituição.

“O conselho de gerência e a comissão executiva dos SAMS solicitam a todos os beneficiários e utentes dos SAMS a maior compreensão para o momento que o país e o mundo atravessam”, lê-se no documento, em que é feito um apelo para a “máxima colaboração para o cumprimento das orientações estabelecidas pelas autoridades competentes e aquelas que os SAMS têm divulgado junto dos seus beneficiários e utentes”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.