Cientistas condenam teorias da conspiração sobre a origem do surto do coronavírus

Um grupo de 27 cientistas da área de saúde pública condenou, através de um comunicado, o fluxo de histórias e um artigo científico que sigerem que um laboratório em Wuhan, na China, pode ser a origem do surto de COVID-19.

“A partilha rápida, aberta e transparente de dados sobre o surto está agora a ser ameaçada por rumores e informações erradas sobre as suas origens”, escreveram os cientistas de nove países, num comunicado publicado na Lancet e citado pela Science.

O comunicado não aponta afirmações específicas sobre a origem do surto, mas várias publicações nas redes sociais colocam em acusa o Instituto de Virologia de Wuhan, por este possuir um laboratório com o mais alto nível de segurança. No local, os investigadores estudam vírus transmitidos por morcegos, incluindo o mais próximo ao SARS-CoV-2, que causa o COVID-19.

Essas especulações incluem a possibilidade de o vírus ter sido criado no laboratório ou de um dos seus funcionários ter sido infetado enquanto manipulava um morcego, tendo depois transmitido a doença fora daquele local. Os pesquisadores do instituto insistem que não há ligação entre o surto e o laboratório.

“Estamos juntos para condenar fortemente as teorias da conspiração, que sugerem que o COVID-19 não tem uma origem natural”, lê-se no comunicado, onde os cientistas classificam o trabalho dos profissionais de saúde chineses como “notável” e incentivam outros investigadores a assinar uma declaração onde podem afirmar o mesmo.

No início de fevereiro, o senador norte-americano Tom Cotton disse à Fox News que o laboratório enonctra-se “a poucos quilómetros de distância” de um mercado de frutos do mar onde foram detetados alguns dos primeiros casos de coronavírus.

“Não temos evidências que mostrem que a doença se tenha originado lá mas, devido à duplicidade e desonestidade da China desde o início, precisamos pelo menos fazer a pergunta para ver o que as evidências mostram”, afirmou, acrescentando que, inicialmente, o governo chinês recusou a oferta do governo dos Estados Unidos (EUA) de enviar cientistas para ajudar a esclarecer as dúvidas sobre o surto.

Os autores do comunicado publicado na Lancet indicaram ainda que cientistas de vários países que já estudaram o SARS-CoV-2 “concluíram, esmagadoramente, que o coronavírus teve origem na vida selvagem”, assim como muitos outros vírus que foram transmitidos nos últimos anos à pessoas.

“As teorias da conspiração não fazem nada além de criar medo, rumores e preconceitos que comprometem a nossa colaboração global na luta contra o vírus”, frisaram.

Peter Daszak, presidente da EcoHealth Alliance e um dos signatários do documento, colaborou com os cientistas do instituto de Wuhan que estudam os coronavírus provenientes de morcegos. “Estamos no meio da era da desinformação das redes sociais, e esses rumores e teorias da conspiração têm consequências reais, incluindo ameaças de violência que ocorreram a nossos colegas na China”, contou ao ScienceInsider.

“Podemos escolher entre apoiar os colegas que estão a ser atacados e ameaçados por teóricos da conspiração ou fechar os olhos. Estou orgulhoso de constatar que pessoas de nove países podem vir em sua defesa e mostrar solidariedade com pessoas que, afinal, estão a lidar com as condições horríveis decorrentes de um surto”, concluiu.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Não vejo qualquer nexo em afirmações do tipo. Até porque, um problema sério na China interessa mais aos EUA do que aos chineses. Alem do que, espertamente, o senador já procura apontar para a china antes de qualquer indício crível para afirmar qualquer coisa neste momento. Sei não. A democracia americana é muito boa para os americanos, tratando os demais do mundo como resto e, assim, qualquer competição com eles os torna mortais. Pelo menos é isso que diz a história recente deles e o atual governo.

RESPONDER

Turquia retém avião com ventiladores para Espanha

A ministra das Relações Exteriores de Espanha, Arancha González Laya, disse esta sexta-feira que as autoridades da Turquia retêm em Ancara um avião oriundo da China com ventiladores, para combater a pandemia de covid-19. A ministra …

Arqueólogos revelam condições horríveis de campo de concentração nazi no Reino Unido

Uma equipa de arqueólogos revelou as condições horríveis de um campo de concentração nazi em Alderney, a ilha britânica mais setentrional do Canal da Mancha, onde estavam prisioneiros políticos e trabalhadores forçados durante a Segunda …

Governo quer reabrir ensino secundário a 4 de maio. Telescola deve arrancar depois da Páscoa

O Governo está a preparar a reabertura das escolas apenas para o ensino secundário para 4 de maio. Ainda falta ouvir a Direção-geral da Saúde, os especialistas, o Conselho Nacional de Educação e o Conselho …

“Não há razão para alarme”. Governo quer perdoar penas até dois anos e antecipar liberdade condicional

A proposta de lei do Governo que estabelece um regime excecional para as prisões, no âmbito da pandemia covid-19, já deu entrada na Assembleia da República, podendo ser consultada na página oficial do Parlamento. No diploma, …

O nosso cérebro evoluiu para acumular mantimentos (e julgar os outros por fazer o mesmo)

O nosso cérebro evoluiu de uma forma que, em situações de stress, acumulamos mantimentos e julgamos os outros por fazer exatamente o mesmo. Os media estão repletos de histórias – e a condenação – de pessoas que …

Autarca de Vieira do Minho denuncia: testes estão a ser desviados para Lisboa

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Gerês/Cabreira, Vieira do Minho, detetou 77 infetados pelo novo coronavírus, com os autarcas da área a reclamarem contra a demora na distribuição de testes, disse esta sexta-feira à …

Trump recomenda uso de máscaras (mas recusa-se a usá-las)

Esta sexta-feira, os Estados Unidos tiveram, pelo quarto dia consecutivo, o maior número de mortes em 24 horas, num total de 1.094, e contam com quase 30 mil novos casos. No seu briefing diário, de acordo …

A Antártida já foi uma floresta tropical

A Antártida pode ter sido o lar de ecossistemas quentes e pantanosos cercados por fetos e árvores coníferas há 90 milhões de anos, altura marcada pelo auge dos dinossauros. Uma análise do solo antigo extraído da …

Algumas estrelas têm "veneno" dentro de si (e é por isso que explodem)

Algumas estrelas têm um "veneno" dentro de si: o elemento néon no núcleo das estrelas pode desencadear uma reação química que leva a uma morte definitiva e explosiva. Estrelas menos massivas, como o nosso Sol, expandem-se …

Criada tecnologia que traduz pensamentos diretamente em texto

Uma equipa de investigadores diz ter criado um sistema capaz de traduzir sinais cerebrais diretamente em texto escrito. Este é um passo promissor para que no futuro seja possível escrever num computador apenas com o …