Cientistas ensinam robôs a sentir dor

Leibniz University of Hannover

O sistema nervoso do robô consegue categorizar a dor entre fraca, moderada ou forte

O sistema nervoso do robô consegue categorizar a dor entre fraca, moderada ou forte

Uma equipa de cientistas alemães está a desenvolver um sistema nervoso artificial capaz de ensinar os robôs a “sentir” dor. 

De acordo com a BBC, além de permitir que os robôs respondam rapidamente a potenciais avarias, o sistema também poderá proteger os humanos que, cada vez mais, trabalham com estas máquinas inteligentes.

Numa conferência de robótica na Suécia, cientistas da Universidade de Leibniz (Alemanha) apresentaram um robô em cujo braço foi colocado um sensor que permite captar variações de pressão e temperatura.

Os investigadores estão a desenvolver um sistema, baseado em pesquisas sobre dor humana, que permitiria ao robô “detetar e classificar estados e variações físicas imprevistas, avaliar o dano potencial que estas podem causar e desencadear uma reação apropriada, isto é, reflexos“.

Tal como os neurónios humanos transmitem dor, os neurónio artificiais transmitem informação sobre a “dor” que pode ser classificada como fraca, moderada ou forte.

O investigador Johannes Kuehn explica ao IEEE Spectrum que “a dor é um sistema que nos protege”. “Quando nos afastamos da fonte de dor, isso ajuda-nos a não nos magoarmos”, descreve.

Fumiya Iida, especialista em robótica da Universidade de Cambridge, conta à BBC que ensinar esta amplitude de estímulos aos robôs é importante. “Fazer com que um robô aprenda é um dos desafios mais difíceis, mas é fundamental porque os torna mais inteligentes”, explicou.

“Aprender tem que ver com tentativa e erro. Quando uma criança aprende que tropeçar e cair causa dor, ela aprende a andar com mais cuidado”, descreve.

ZAP / Tecnologia.com.pt

PARTILHAR

RESPONDER

Fisco quer devolução de 3,5 milhões de euros por erro em declarações de IRS de 2015

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) identificou um erro na liquidação de declarações de IRS relativas a 2015, que implicou um novo apuramento do imposto em cerca de dez mil declarações no valor de 3,5 …

Afeganistão declara derrota do Daesh no principal bastião no país

O Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, anunciou esta terça-feira a derrota do grupo extremista Daesh na província de Nangarhar, no leste, considerado um dos principais bastiões do grupo 'jihadista' no país. "Quem poderia imaginar há um …

Parlamento vota Orçamento do Estado a 10 de janeiro

O Orçamento do Estado para 2020 será discutido na generalidade em 9 e 10 de janeiro, na Assembleia da República, com votação final global marcada para 7 de fevereiro. Segundo o jornal Público, as duas primeiras …

Legionella. Fase de instrução do surto de Vila Franca de Xira começa hoje

O início desta fase facultativa, em que o Tribunal de Instrução Criminal de Loures vai decidir se o processo segue e em que termos para julgamento, está agendado para as 09h30 e decorrerá à porta …

Um dos mais influentes empresários de Malta foi detido no caso da morte de jornalista

Foi detido no seu iate o magnata Yorgen Fenech, um relevante empresário de Malta, no âmbito das investigações à morte da jornalista Daphne Caruana Galizia que estava a investigar pessoas influentes do país pelo alegado …

Presidente argentino diz que vai pagar dívida ao FMI, mas recusa mais ajustes fiscais

O Presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández, assegurou na terça-feira ao Fundo Monetário Internacional (FMI) que o país vai cumprir com os compromissos em matéria de dívida, mas rejeitou aplicar mais ajustes fiscais. "Desenvolvemos um plano …

Vieira garante "reforma" de 3,8 milhões de euros com OPA do Benfica à SAD

A OPA parcial lançada pelo Benfica à sua própria SAD desportiva vai beneficiar os accionistas com um encaixe potencial de mais de 24 milhões de euros. Luís Filipe Vieira está entre esses beneficiados, podendo encaixar …

Pingo Doce

Trabalhadora do Pingo Doce terá sido impedida de ir à casa de banho (acabou por urinar na caixa)

Uma funcionária de um hipermercado Pingo Doce terá solicitado, por várias vezes, para ir à casa de banho, sem ter sido autorizada para isso, o que a levou a urinar-se no posto de trabalho. Uma …

Senado dos EUA aprova projeto de lei de apoio aos direitos humanos e democracia em Hong Kong

O Senado norte-americano aprovou, na terça-feira, por unanimidade, um projeto de lei de apoio aos direitos humanos e à democracia em Hong Kong, numa altura em que os protestos no território se tornam mais violentos. O …

Orçamento de 2% para a Cultura vai ser atingido em quatro anos

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, disse esta terça-feira que o horizonte de 2% da despesa do Orçamento do Estado, com origem nas receitas gerais para a cultura, será atingido em quatro anos, com um …