Cientistas ensinam robôs a sentir dor

Leibniz University of Hannover

O sistema nervoso do robô consegue categorizar a dor entre fraca, moderada ou forte

O sistema nervoso do robô consegue categorizar a dor entre fraca, moderada ou forte

Uma equipa de cientistas alemães está a desenvolver um sistema nervoso artificial capaz de ensinar os robôs a “sentir” dor. 

De acordo com a BBC, além de permitir que os robôs respondam rapidamente a potenciais avarias, o sistema também poderá proteger os humanos que, cada vez mais, trabalham com estas máquinas inteligentes.

Numa conferência de robótica na Suécia, cientistas da Universidade de Leibniz (Alemanha) apresentaram um robô em cujo braço foi colocado um sensor que permite captar variações de pressão e temperatura.

Os investigadores estão a desenvolver um sistema, baseado em pesquisas sobre dor humana, que permitiria ao robô “detetar e classificar estados e variações físicas imprevistas, avaliar o dano potencial que estas podem causar e desencadear uma reação apropriada, isto é, reflexos“.

Tal como os neurónios humanos transmitem dor, os neurónio artificiais transmitem informação sobre a “dor” que pode ser classificada como fraca, moderada ou forte.

O investigador Johannes Kuehn explica ao IEEE Spectrum que “a dor é um sistema que nos protege”. “Quando nos afastamos da fonte de dor, isso ajuda-nos a não nos magoarmos”, descreve.

Fumiya Iida, especialista em robótica da Universidade de Cambridge, conta à BBC que ensinar esta amplitude de estímulos aos robôs é importante. “Fazer com que um robô aprenda é um dos desafios mais difíceis, mas é fundamental porque os torna mais inteligentes”, explicou.

“Aprender tem que ver com tentativa e erro. Quando uma criança aprende que tropeçar e cair causa dor, ela aprende a andar com mais cuidado”, descreve.

ZAP / Tecnologia.com.pt

PARTILHAR

RESPONDER

Fenómeno extremo ameaça corais na Grande Barreira na Austrália. E já matou quase metade

A Grande Barreira de Coral da Austrália pode estar a enfrentar a terceira "descoloração" no espaço de cinco anos, fenómeno provocado por um aumento da temperatura das águas do mar. Como avançou o Expresso, este fenómeno …

Trump critica cerimónia dos Óscares, "Parasitas" e Brad Pitt

O Presidente norte-americano criticou a cerimónia dos Óscares, esta quinta-feira, nomeadamente a atribuição do prémio de Melhor Filme para o sul-coreano "Parasitas" e ainda o ator Brad Pitt. Na noite desta quinta-feira, num comício em Colorado …

Paris lança número de emergência para fazer frente à crise de percevejos

O Governo francês lançou uma campanha, esta quinta-feira, para fazer frente à crise de percevejos que se instalou em Paris. Segundo a agência France-Press, citada pelo The Guardian, casas e hotéis da capital francesa estão a …

"Radical chique" e "ressentido". Filho de Paulo Branco pode ter sido o pivot do escândalo sexual em França

Juan Branco, o filho do produtor de cinema Paulo Branco, é o homem do momento em França. O advogado de 30 anos saltou para as luzes dos média no âmbito da divulgação do vídeo sexual …

Alcochete. "Se Mustafá estivesse lá aquilo não tinha acontecido"

O arguido Emanuel Calças disse, esta sexta-feira, em tribunal que, se Mustafá estivesse com o grupo que invadiu a academia do Sporting, "aquilo não tinha acontecido". "Tenho a certeza de que se o Mustafá estivesse presente …

Coronavírus ameaça o têxtil português (mas também é uma "oportunidade")

O sector têxtil nacional está ameaçado e pode parar a produção já em Março. Tudo devido à falta de matéria-prima que vem da China e que se deve à epidemia do novo coronavírus. A "situação …

Governo diz que prejuízo da TAP "não foi um desvio qualquer" e que já devia ter tido lucro em 2018 e 2019

O ministro das Infraestruturas disse, esta sexta-feira, que o orçamento que a comissão executiva da TAP apresentou ao Conselho de Administração para 2018 e 2019 previa lucro e que o prejuízo de 105,6 milhões "não …

João Lourenço duplica valor de subsídio de antigos Presidentes de Angola

O Presidente angolano, João Lourenço, duplicou o valor do subsídio de fim de mandato pago a antigos chefes de Estado, mas cortou outras regalias, nomeadamente a nível da segurança e quadro de pessoal. O decreto-presidencial 32/20, …

FC Porto castigado com um jogo à porta fechada

O FC Porto foi punido com um jogo à porta fechada, esta sexta-feira, devido a "um ato de ofensa corporal a agente desportivo" na final da Taça de Portugal. A punição aplicada pelo Conselho de Disciplina …

Cientistas condenam teorias da conspiração sobre a origem do surto do coronavírus

Um grupo de 27 cientistas da área de saúde pública condenou, através de um comunicado, o fluxo de histórias e um artigo científico que sigerem que um laboratório em Wuhan, na China, pode ser a …