Cientistas descobriram uma planta que come metal

d.r. Edwino S. Fernando

A Rinorea niccolifera alimenta-se de níquel para sobreviver.

Um grupo de cientistas descobriu uma nova espécie de planta que se alimenta de metal. A Rinorea niccolifera, como foi baptizada, come níquel para sobreviver.

A pesquisa, liderada pelo professor Edwino Fernando, investigador da Universidade das Filipinas, em Los Baños, apurou que esta nova espécie de planta, descoberta na ilha filipina de Luzon, pode acumular até cerca de 18,000 ppm (partes por milhão) de metal nas suas folhas, sem ficar envenenada.

Esta planta que come níquel é assim capaz de absorver uma quantidade de metal que é entre cem a mil vezes maior do que a da maioria das outras plantas, revelam os investigadores, num estudo publicado no jornal especializado PhytoKeys.

Esta equipa científica releva também que a hiper-acumulação de níquel é um fenómeno que se verifica muito raramente em apenas 0,5% a 1% das espécies de plantas que vivem em ambientes com solos ricos neste metal.

Isso significa que há apenas 450 espécies de plantas que entram nesta categoria especial, o que é um número ínfimo no universo de mais de 300 mil plantas ditas vasculares (que possuem uma espécie de vasos sanguíneos para transporte de água e de seiva) existentes.

“As plantas hiper-acumuladoras têm maior para o desenvolvimento de tecnologias verdes, por exemplo a fitorremediação e a fitomineração”, explica Augustine Doronila, investigadora da Escola de Química da Universidade de Melbourne, na Austrália, e uma das autoras do estudo.

A fitorremediação é o uso de plantas para a remoção de metais pesados de solos contaminados.

A fitomineração, por seu turno, é o uso de plantas para a recolha de metais considerados comercialmente valiosos nas partes aéreas das plantas que vivem em solos ricos em metais.

A Rinorea niccolifera pode assim vir a ganhar uma grande importância e ser muito útil à humanidade no futuro – como a primeira planta mineira da história.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Friends: atores já terminaram as gravações do episódio especial

Ainda antes de os talk shows serem suspensos devido à COVID-19, Matt LeBlanc foi um dos convidados do The Kelly Clarkson Show, onde confirmou que as gravações do episódio especial de FRIENDS estavam concluídas. O programa …

YouTube remove vídeos que vinculam falsamente a Covid-19 ao 5G

A onda de teorias falsas que ligam a pandemia da COVID-19 ao 5G levou a uma série de incidentes, incluindo ameaças a engenheiros. Agora, o YouTube está a reprimir essa desinformação. O YouTube informou que removerá …

Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como "último recurso"

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso. A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças …

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …

Viseiras de Leiria despertam cobiça. Bélgica e EUA queriam comprar toda a produção

Várias empresas de moldes e plásticos da região de Leiria estão a fabricar viseiras de protecção contra a Covid-19. Uma adaptação em tempos de pandemia que está a levantar atenção no estrangeiro, com EUA e …

Apple vai começar a produzir um milhão de máscaras por semana

O presidente da Apple, Tim Cook, anunciou que a empresa poderá produzir um milhão de máscaras por semana a partir do próximo fim de semana. Tim Cook explicou, na sua conta da rede social Twitter, que …