Cientistas descobriram uma planta que come metal

d.r. Edwino S. Fernando

A Rinorea niccolifera alimenta-se de níquel para sobreviver.

Um grupo de cientistas descobriu uma nova espécie de planta que se alimenta de metal. A Rinorea niccolifera, como foi baptizada, come níquel para sobreviver.

A pesquisa, liderada pelo professor Edwino Fernando, investigador da Universidade das Filipinas, em Los Baños, apurou que esta nova espécie de planta, descoberta na ilha filipina de Luzon, pode acumular até cerca de 18,000 ppm (partes por milhão) de metal nas suas folhas, sem ficar envenenada.

Esta planta que come níquel é assim capaz de absorver uma quantidade de metal que é entre cem a mil vezes maior do que a da maioria das outras plantas, revelam os investigadores, num estudo publicado no jornal especializado PhytoKeys.

Esta equipa científica releva também que a hiper-acumulação de níquel é um fenómeno que se verifica muito raramente em apenas 0,5% a 1% das espécies de plantas que vivem em ambientes com solos ricos neste metal.

Isso significa que há apenas 450 espécies de plantas que entram nesta categoria especial, o que é um número ínfimo no universo de mais de 300 mil plantas ditas vasculares (que possuem uma espécie de vasos sanguíneos para transporte de água e de seiva) existentes.

“As plantas hiper-acumuladoras têm maior para o desenvolvimento de tecnologias verdes, por exemplo a fitorremediação e a fitomineração”, explica Augustine Doronila, investigadora da Escola de Química da Universidade de Melbourne, na Austrália, e uma das autoras do estudo.

A fitorremediação é o uso de plantas para a remoção de metais pesados de solos contaminados.

A fitomineração, por seu turno, é o uso de plantas para a recolha de metais considerados comercialmente valiosos nas partes aéreas das plantas que vivem em solos ricos em metais.

A Rinorea niccolifera pode assim vir a ganhar uma grande importância e ser muito útil à humanidade no futuro – como a primeira planta mineira da história.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Astrónomos treinam IA para encontrar antigas colisões de galáxias

Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. Os astrónomos encontraram agora uma nova forma de as encontrar. Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. …

Inteligência Artificial está a reviver jogos de tabuleiro ancestrais

A Inteligência Artificial consegue descobrir, com um grande grau de precisão, o conjunto de regras de vários jogos de tabuleiro ancestrais. Jogos de tabuleiro com centenas de anos são, por vezes, encontrados em escavações arqueológicas. Sem …

Panteras da Flórida estão a agir como se tivessem sido envenenadas (e os cientistas não sabem porquê)

Algumas panteras da Flórida, nos Estados Unidos, estão a ter um comportamento estranho ao andar, quase como se tivessem sido envenenadas. Os cientistas ainda não conseguiram perceber porquê. De acordo com o Washington Post, pelo menos …

SL Benfica 0-2 FC Porto | "Dragão" astuto arranca triunfo na Luz

O FC Porto foi ao Estádio da Luz vencer o “clássico” por 2-0 e recuperar a desvantagem de três pontos que tinha no campeonato. Com uma estratégia muito bem montada, baseada numa grande pressão sobre o …

Câmaras de Inteligência Artificial podem ser a solução para evitar tiroteios

Câmaras de videovigilância com Inteligência Artificial podem ser a solução para pôr um fim aos tiroteios. Esta tecnologia é capaz de detetar armas de fogo e avisar logo de seguida as autoridades. Com as dificuldades em …

Violência policial é uma das principais causas de morte de jovens negros nos EUA

A violência policial é uma das principais causas de morte entre jovens nos Estados Unidos, com os negros a terem 2,5 vezes mais hipóteses de serem mortos do que os homens brancos. O estudo, publicado este …

A Volocopter apresenta o seu táxi voador mais potente (e já andou no ar)

https://vimeo.com/355573555 Desde 2013 a Volocopter tem vindo a aprimorar o seu projeto de táxi voador. Desta vez, o design é mais redondo, mais simples e mais potente. O Volocopter é uma aeronave 100% elétrica que os criadores …

Israel desenvolve terapia à base de ecstasy para tratar stress pós-traumático

O Ministério da Saúde israelita desenvolveu uma terapia à base de MDMA - o componente ativo da metanfetamina popularmente conhecida como 'ecstasy' - para tratar pessoas que sofrem de stress pós-traumático resistente. Num entrevista sobre a …

Quaresma de saída do Besiktas. "Presidente não me quer na equipa"

Revelação feita pelo jogador, no Instagram: "Acabei de ser informado pelo presidente do clube que ele não quer que eu continue a jogar na equipa. Estou a tentar encontrar solução para o meu futuro". O internacional …

O Dr. House português diz que 90% do que os médicos fazem é "fantochada"

É conhecido como o Dr. House português, numa referência à série televisiva norte-americana, pela forma como faz diagnósticos certeiros. E Vítor Brotas que trabalha no Hospital dos Capuchos, em Lisboa, admite que é "um médico …