Cientistas descobrem crânio de mamífero do Cretáceo Superior

DR Nature

Vintana sertichi, o mamífero de Gondwana

Vintana sertichi, o mamífero de Gondwana

Uma equipa de cientistas americanos descobriu o crânio de um Gondwanatheria, uma espécie de mamíferos que viveu no período do Cretáceo Superior e dos quais apenas se tinham descoberto dentes.

Segundo um estudo, publicado na revista Nature, investigadores da Universidade Amherst do Massachusetts, nos Estados Unidos, descobriram o crânio num conjunto de rochas de Madagáscar com mais de 66 milhões de anos.

Estes pequenos mamíferos primitivos têm este nome porque viveram no antigo continente Gondwana, que mais tarde deu origem aos atuais territórios da América do Sul, África, Oceânia, India e Antártica.

Gondwana foi um dos continentes que fez parte do supercontinente Pangeia, juntamente com a Laurásia, onde viveram os dinossauros.

Quando a Pangeia se fragmentou, a parte correspondente à Laurásia deu origem à América do Norte, Europa, Ásia e Ártico.

DR Nature

O estudo deste novo fóssil, chamado Vintana, indica que este mamífero tinha dois olhos grandes, bom ouvido e um grande olfato

O estudo deste novo fóssil, chamado Vintana, indica que este mamífero tinha dois olhos grandes, bom ouvido e um grande olfato

A descoberta do crânio de um Gondwanatheria traz uma nova perceção sobre este enigmático mamífero, até agora só conhecido pelos seus dentes e com parecenças com o atual urso-formigueiro.

O estudo deste novo fóssil, chamado Vintana, indica que este mamífero tinha dois olhos grandes, bom ouvido e um grande olfato, ou seja, um animal com os sentidos bem apurados.

A descoberta do crânio completo (exceto a mandibula inferior) ajuda a compreender melhor este animal e a conhecer detalhes sobre a sua aparência e a evolução das suas relações com o meio envolvente.

O crânio encontrado tem 125 milímetros de largura e os autores da descoberta estimam que o corpo do mamífero pesava cerca de nove quilogramas.

Com base na altura e nas características já conhecidas da sua mandibula e dentes, os cientistas admitem que o animal tinha uma dieta mista, que incluía raízes, sementes e frutos secos.

A anatomia de Vintana sugere que os Gondwanatheria se relacionavam com os multituberculados, um grupo de roedores que viveu há mais de 120 milhões de anos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A Antártida está em perigo. "Glaciar do juízo final" está a derreter a um ritmo alarmante

Novas estudos deixam um alerta: A Antártica está a correr sérios perigos de desaparecer. Os cientistas já apelidaram o Thwaites - um glaciar do tamanho da Grã-Bretanha localizado no oeste do continente -  de "glaciar …

Revelada origem das galáxias mais "extremas"

Os astrónomos descobriram que a chave para entender as galáxias com tamanhos "extremos", pequenas ou grandes, pode estar nos seus arredores. Em dois estudos relacionados, uma equipa internacional descobriu que as galáxias que são "ultracompactas" ou …

Cientista sugere construir abrigos em Marte com polímeros de insetos e solo marciano

Um cientista da Universidade de Tecnologia e Design de Singapura desenvolveu uma tecnologia à base de quitina que poderia ser utilizada para produzir ferramentas e abrigos marcianos. Javier Fernandez e os seus colegas utilizaram substâncias químicas …

Mergulhadores terão encontrado o USS Grenadier, um submarino norte-americano perdido na 2.ª Guerra

O submarino norte-americano USS Grenadier, perdido durante a II Guerra Mundial, terá sido encontrado por mergulhadores no estreito de Malaca, perto da Tailândia. Os mergulhadores acreditam ter encontrado no estreito de Malaca, a 150 quilómetros a …

Justiça angolana manda encerrar todos os templos da IURD em Angola

A justiça angolana ordenou o encerramento e apreensão de todos os templos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Angola, estando o processo de selagem a ser feito “de forma gradual”, disse à …

"Reality show" afirma que vai enviar concorrente à Estação Espacial Internacional

Space Hero, uma unidade de produção com sede nos Estados Unidos que afirma ser a "primeira empresa de media espacial", alega que garantiu um lugar numa missão da SpaceX para a Estação Espacial Internacional de …

Oceanbird: O navio movido a energia eólica que vai revolucionar a indústria da navegação

A transportadora Oceanbird deverá transportar 7 mil carros e será movido a energia eólica, e por isso deverá tornar o processo de deslocação de veículos mais sustentável. De acordo com um relatório do The Driven, um …

"Esqueceu-se disto". Parque Nacional na Tailândia envia lixo deixado pelos visitantes por correio

Se deitar lixo ao chão no Parque Nacional Khao Yai, na Tailândia, esse mesmo lixo será enviado de volta para sua casa. Os infratores também serão registados na polícia local. O Parque Nacional Khao Yai, no …

Banco britânico HSBC permitiu branqueamento de esquema de Ponzi de milhões de dólares

O banco britânico HSBC permitiu que fossem transferidos milhões de dólares para todo o mundo de forma fraudulenta, mesmo depois de ter tomado conhecimento da fraude, de acordo com documentos secretos revelados, divulgou hoje a …

Este é o primeiro aeroporto 5 estrelas do mundo devido aos seus protocolos contra covid-19

A Skytrax, órgão que examina e classifica aeroportos em todo o mundo, costuma chamar a atenção do setor pelo menos uma vez por ano, durante a sua cerimónia de prémios. Este ano, o World Airline Awards, …