Cientistas criam seda de aranha artificial mais resistente e barata

qnchembio-1789-f4

Cientistas criaram um novo método de produção de seda de aranha artificial, inspirada na seda de aranha natural, mas mais resistente e barata, e com usos que vão desde os têxteis a dispositivos médicos avançados.

O trabalho, publicado esta segunda-feira na revista Nature Chemical Biology, foi realizado por uma equipa de investigadores de Espanha, Suécia, Reino Unido e China.

Um dos coautores do estudo, Gustavo Plaza, investigador agregado à Universidade Politécnica de Madrid, explicou, citado pela agência noticiosa Efe, que a seda de aranha “é um material biodegradável e atrativo para muitas aplicações“, devido “à sua extraordinária capacidade para absorver energia” e por ser “um material biocompatível”.

Contudo, é tão cara de se obter que dificilmente é comercializável.

Na última década, foram desenvolvidas proteínas recombinadas, com caraterísticas semelhantes ao material das teias de aranha.

Mas os métodos habituais para fiar fibras a partir destas proteínas requer o uso de dissolventes ou coagulantes que, em alguns casos, podem ser tóxicos, o que dificulta ou impede, por exemplo, as aplicações biomédicas das fibras.

Além disso, sublinhou Gustavo Plaza, “as fibras artificiais obtidas até agora apresentaram propriedades sensivelmente inferiores às da seda de aranha natural, o que dificultou o seu emprego comercial”.

A seda da aranha é composta por proteínas de grande tamanho. Nas glândulas das aranhas, estas proteínas mantêm-se numa solução muito concentrada, que passa através de um canal estreito, no qual a acidez muda e o material se torna numa fibra insolúvel.

Inspirados na forma como as aranhas fabricam a seda, a equipa internacional de investigadores concebeu uma proteína híbrida, que inclui sequências de aminoácidos presentes nas sedas de duas espécies de aranhas, para controlar a coagulação das proteínas, imitando o processo de fiação natural das próprias aranhas.

Os cientistas desenvolveram, também, um novo método de fiação, que permite controlar a acidez da solução proteica.

Com este método, no qual apenas é usada água com dissolvente, conseguiram produzir seda de aranha artificial mais resistente e maleável do que outras, com uma resistência tal que se aproxima à das sedas naturais.

A seda biodegradável produzida com esta técnica é igualmente mais barata e mais fácil de obter do que a seda natural de aranha, podendo ser usada em biomateriais, em dispositivos médicos avançados e em tecidos para absorver impactos – por exemplo, em viaturas, precisou Gustavo Plaza.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Amianto nas escolas está a ser substituído por painéis com material inflamável

As coberturas de amianto nas escolas estão a ser substituídas por poliuretano, um derivado do petróleo. Este tipo de materiais combustíveis, usados como isolamento, são a origem de incêndios caracterizados pelo elevado número de vítimas …

Polícia venezuelana desmantela célula que atacou ministério e Supremo

Foi em junho do ano passado que o ministério e o Supremo venezuelano foram atacados por um helicóptero roubado. As autoridades venezuelanas anunciaram agora ter desmantelado a "célula terrorista" e morto o piloto, Óscar Pérez. Na sequência …

Europa de "coração aberto" se o Reino Unido quiser ficar

Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu, reiterou que a União Europeia continua de coração aberto se o Reino Unido quiser voltar atrás no Brexit. "Se o Governo britânico mantiver a sua decisão de sair, o Brexit …

Precários à espera de concurso estão a ser enviados para casa

Os sindicatos denunciam a não renovação dos vínculos dos precários que ainda esperam pela resposta ao requerimento para integração no Estado. Segundo o Diário de Notícias, trabalhadores precários com contrato a prazo estão a ser dispensados …

Casal acorrentou e torturou 13 filhos em casa

Doze irmãos e irmãs foram encontrados presos, esfomeados e sujos, alguns acorrentados, numa casa de uma pequena localidade da Califórnia. Os progenitores já foram detidos por tortura, anunciou a polícia norte-americana. O alerta foi dado pela …

Não foi o incêndio que matou: autópsia revela que vítimas de Tondela morreram esmagadas

A autópsia feita às oito vítimas mortais do incêndio numa Associação Recreativa em Vila Nova da Rainha, em Tondela, revelaram que nenhum dos oito mortos foi vítima direta do incêndio. Foi o pânico que acabou por …

"Estamos no limite". Papa Francisco teme uma guerra nuclear

Esta segunda-feira, durante a viagem para o Chile, o Papa Francisco afirmou ter medo de uma guerra nuclear. No avião papal, entregou a cada um dos presentes uma fotografia de uma vítima de um ataque …

Morreu a cantora Madalena Iglésias

A cantora Madalena Iglésias, que venceu o Festival da Canção em 1966 com a música "Ele e Ela", morreu hoje aos 78 anos numa clínica em Barcelona, Espanha. A cantora Madalena Iglésias morreu, esta terça-feira, aos …

Mais de mil jovens que partilharam vídeo sexual de menores arriscam prisão

As autoridades dinamarquesas acusaram mais de mil jovens por partilharem, através do Facebook Messenger, um vídeo de dois adolescentes de 15 anos a fazerem sexo. A rede social Facebook deu o alerta, depois de ter detetado …

A famigerada E.coli é agora usada para fazer calças de ganga amigas do ambiente

Quando modificada em laboratório, a bactéria Escherichia coli pode substituir o índigo, o corante mais utilizado para tingir a ganga. De acordo com um estudo publicado recentemente na revista Nature Chemical Biology, a bactéria intestinal Escherichia …