Cientistas criam “pilha” de bactérias que gerou energia durante 13 dias

Universidade de Binghamton

O cientista Seokheun Choi da a universidade de Binghamton, nos EUA

O cientista Seokheun Choi da a universidade de Binghamton, nos EUA

Cientistas da universidade norte-americana de Binghamton conseguiram pôr a funcionar uma célula de combustível que utiliza reações entre duas bactérias e gerou energia durante 13 dias seguidos.

“A evolução desta tecnologia precisa de ser mais explorada mas pela primeira vez conseguimos realizá-la a uma escala microscópica”, afirmou Seokheun Choi, co-autor de um estudo divulgado no Journal of Power Sources.

Numa câmara cinco vezes mais pequena que uma colher de chá, com 90 microlitros de capacidade, fez-se uma cultura mista de bactérias que utilizam a luz do sol, dióxido de carbono e água para produzirem a sua própria energia (fototrópicas) e outras que procuram matéria orgânica como fonte de sustento (heterotróficas).

Os cientistas “alimentaram” as células heterotróficas, que produziram dióxido de carbono como dejeto, que por sua vez foi usado pelas células fototrópicas para gerar energia bioelétrica.

A corrente elétrica gerada atingiu 08 microamperes por centímetro quadrado durante 13 dias, 70 vezes mais do que as bactérias fototrópicas conseguem gerar sem esta relação simbiótica produzida em laboratório.

“As células de combustível de bactérias heterotróficas geram mais energia, enquanto as células fototrópicas garantem sustentabilidade”, referiu ainda.

Os cientistas reconhecem alguns desafios que esta técnica põe, um dos quais é garantir que os dois tipos de microorganismos coexistem na medida certa, para que a energia seja criada sem precisar de manutenção.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Abanca pagou menos de 250 milhões pelo EuroBic

O Abanca ofereceu menos de 250 milhões de euros por 95% do EuroBic, segundo avança o Jornal Económico, o que significa que o banco espanhol avaliou o EuroBic ligeiramente abaixo do múltiplo a que transaciona …

Alegado escritor-fantasma confessa que recebeu pagamentos de Sócrates

Domingos Farinho, alegado escritor-fantasma do livro de José Sócrates "A Confiança no Mundo", confessou que recebeu pagamentos do ex-primeiro-ministro através da RMF Consulting. No requerimento de abertura de instrução que apresentou em janeiro de 2020, o …

Os cavalos perdem quatro dedos no útero

Os cavalos têm apenas um dedo em cada pata, sendo os cascos o equivalente à falange dos nossos dedos médios. No entanto, os seus ancestrais tinham mais dedos em cada pata, variando entre três e …

"Década perdida". Novo Banco com prejuízos de 1.058,8 milhões em 2019

O presidente executivo do Novo Banco disse esta sexta-feira que os últimos dez anos foram uma "década perdida" para a empresa que começou por ser BES e passou em 2014 a Novo Banco, mas …

Estados Unidos assinam acordo de paz com os talibãs no Afeganistão

O presidente norte-americano, Donald Trump, pediu esta sexta-feira aos afegãos para "aproveitar a oportunidade de paz", ao abrigo do acordo de paz que os Estados Unidos vão assinar no sábado com os rebeldes talibãs. A …

Portugal poderá ter um milhão de infetados (e ser decretada quarentena obrigatória)

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, admite que poderá haver um milhão de portugueses infetados pelo Covid-19, 21.000 na semana mais crítica, assegurando que as autoridades de saúde estão a preparar-se para esta possibilidade. “Estamos a …

Descobertos na Sibéria vestígios do Evento de Tunguska, um dos maiores impactos na Terra

Um grupo de investigadores russos que investigam o fenómeno de Tunguska de 1908, o maior impacto terrestre registado na história moderna, descobriu camadas em sedimentos locais que podem conter substâncias de origem extraterrestre. A 30 de …

Exoplaneta gigante pode ter as condições ideais para abrigar vida

Uma equipa de cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, descobriu que o enorme exoplaneta K2-18b - tem duas vezes o tamanho da Terra - pode reunir as condições ideais para abrigar vida. Depois de …

A Terra pode ter uma nova (e temporária) mini-lua

A Terra pode ter um novo vizinho, ainda que temporário. Astrónomos do Catalina Sky Survey, programa financiado pela NASA, acreditam ter identificado um asteróide que ficou preso na gravidade da Terra - pode ser a …

Príncipe italiano vende massa fresca numa roulote nos Estados Unidos

O príncipe italiano Emanuele Filiberto é dono da "Princípe de Veneza", a única roulote que vende massa fresca em Los Angeles, nos Estados Unidos. Harry e Meghan Markle podem bem pôr os olhos neste exemplo de …