Investigadores norte-americanos anunciaram esta terça-feira que usaram a energia da evaporação da água para pôr motores a trabalhar, uma solução barata e amiga do planeta.
Uma equipa de investigadores da Universidade Columbia, em Nova Iorque, e da Universidade Loyola, em Chicago, fabricou dois pequenos aparelhos experimentais que funcionam de maneira autónoma na presença da humidade do ar.
O segredo da experiência, cujos resultados foram publicados na Nature Communications, é o uso de inofensivos esporos bacterianos – pequenas unidades esféricas que se formam no interior de uma célula bacteriana.
Os esporos expandem na presença de humidade e encolhem uma vez secos. Este movimento de inchaço/retração é o motor da energia.
“Já conseguimos capturar a energia da água que desce das nuvens, agora queremos capturar a energia da evaporação da água a partir do ar, na atmosfera”, explicou Ozgur Sahin, da Universidade de Columbia, co-autor do estudo.
“Esse processo é muito poderoso, mas até agora não fomos capazes de capturar essa energia de forma eficiente”, afirmou.
A equipa construiu pequenos motores com finas tiras de plástico revestidas de esporos, que abastecem um carro muito pequeno e diodos emissores de luz (LED).
Expostos à humidade, os esporos expandem e fazem com que as tiras de plástico se movimentem. Estas contraem-se muito rapidamente quando a fonte de humidade é removida, e este movimento para trás e para a frente pode movimentar as rodas e os pistões.
“Quando montamos muitas, muitas tiras juntas, a força que produzem aumenta”, declarou o investigador.
Esta técnica ainda é experimental. Mas um dia poderia ser usada para próteses ou membros de robôs, baterias e geradores ou para projetar uma roupa desportiva que responda ao suor: quanto mais suar, mais energia produz.
ZAP
já existe há muito….
Os lobbies do petróleo é que têm suprimido grande parte destas invenções.
Não, o motor não funciona a água!
O motor aproveita a energia fornecida pela evaporação da água em atmosfera não saturada (de outra forma não evaporaria)
Na realidade o motor aproveita em última análise a energia solar, uma vez que é aquela energia que opera a evaporação.
Para demonstrar, basta considerar a hipótese de utlizarmos gelo em vez de água liquida. Nesse caso o motor ainda funcionaria?
Esta noticia carece de mais investigação, nomeadamente pelo desaparecimento de um Português há mais de 50 anos que vivia em Moçambique e que já tinha descoberto o processo de fazer movimentar automóveis a água.
Portanto estas noticias que exaltam cientistas dos EUA são para mim falsas.
Só estão a desenvolver o que o Português descobriu.
O tipo não desapareceu, ainda ontem o vi a beber umas jolas com o Elvis na Trindade !
EU?!? É mentira! Então ontem estive todo dia a trabalhar e à noite fui pra IURD. Sim, porque eu sou a Universal!