Cientistas conseguiram descodificar a linguagem dos pandas

Apesar de os pandas serem considerados animais muito solitários, os investigadores conseguiram descobrir uma série de sons que estes animais usam para comunicar.

A equipa de investigação do Centro de Conservação e Pesquisa da China para os Pandas-Gigantes (CCRCGP na sigla inglesa) analisou a sua linguagem e conseguiu distinguir, no total, treze sons muito comuns que estes animais fazem.

O Centro, que atualmente alberga mais de 200 pandas-gigantes, decidiu gravar os animais em várias situações como, por exemplo, a comer ou a lutar, e depois analisaram essas mesmas gravações.

Os barulhos captados foram tão diversos – rugidos, latidos, gritos, pios e mugidos foram alguns dos casos -, que deixaram os cientistas na dúvida.

“Quando iniciaram este projeto, os nossos investigadores ficaram tão confusos que começaram a duvidar se, em vez de pandas, não estavam antes a estudar aves, cães ou ovelhas”, disse o chefe do CCRCGP, Zhang Hemin, à agência de notícias chinesa Xinhua, citado pela Sputnik.

“Os pandas-gigantes, quando atingem a idade adulta, são geralmente muito solitários, por isso, a única forma de aprenderem esta linguagem é com a própria mãe quando são mais pequenos”, explica.

Nas ‘palavras’ mais frequentes contam-se sons como “Gee-Gee” (Estou com fome!), “Wow-Wow” (Não estou feliz!) ou “Coo-Coo” (Fixe!).

Os investigadores já trabalham neste projeto desde 2010 e pretendem continuar a fazê-lo através de uma espécie de “panda tradutor”, usando tecnologia de reconhecimento de voz.

“Se conseguirmos entender a sua linguagem, isso vai ajudar-nos a proteger estes animais, especialmente quando estão no seu habitat natural”, disse Zhang.

De acordo com uma pesquisa recente realizada pela administração florestal estatal da China (SFA), até ao fim de 2013, existiam apenas 1864 pandas-gigantes vivos, dos quais 223 estavam em risco de extinção devido a fatores como a falta de habitat.

Essa situação é provocada, sobretudo, pela extração ilegal de madeira nos santuários, algo que as autoridades chinesas estão já a tentar combater.

ZAP / Sputnik

PARTILHAR

RESPONDER

Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra. Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul …

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …

Nove pessoas com covid-19 curadas após receberem plasma de doentes recuperados

Pelo menos nove pessoas internadas nos cuidados intensivos em Itália com covid-19 já foram curadas, depois de receberem plasma de pacientes recuperados. De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, os doentes receberam o plasma …

Grace tem seis anos e pode ser a autora mais nova de sempre de um artigo científico

Uma menina de seis anos, que vive na Austrália, pode ser a autora mais nova de sempre a ter um artigo científico publicado numa revista da especialidade. Grace Fulton tem uma enorme paixão por animais e, …

Geco encheu Lisboa com autocolantes (e a polícia de Roma está a pedir ajuda para o encontrar)

A polícia de Roma está a pedir ajuda à Associação Vizinhos de Lisboa para encontrar o graffiter Geco, cujas pinturas e autocolantes se podem ver por toda a capital portuguesa, e que está em investigação …

TikTok "esconde" publicações de pessoas feias e pobres para atrair novos utilizadores

O TikTok deu indicações aos seus moderadores para 'esconder' as publicações de utilizadores feios, pobres ou com deficiências. As suas audiências eram manipuladas para que os seus vídeos fossem vistos por menos pessoas. Antes conhecido como …