Cientistas conseguiram descodificar a linguagem dos pandas

Apesar de os pandas serem considerados animais muito solitários, os investigadores conseguiram descobrir uma série de sons que estes animais usam para comunicar.

A equipa de investigação do Centro de Conservação e Pesquisa da China para os Pandas-Gigantes (CCRCGP na sigla inglesa) analisou a sua linguagem e conseguiu distinguir, no total, treze sons muito comuns que estes animais fazem.

O Centro, que atualmente alberga mais de 200 pandas-gigantes, decidiu gravar os animais em várias situações como, por exemplo, a comer ou a lutar, e depois analisaram essas mesmas gravações.

Os barulhos captados foram tão diversos – rugidos, latidos, gritos, pios e mugidos foram alguns dos casos -, que deixaram os cientistas na dúvida.

“Quando iniciaram este projeto, os nossos investigadores ficaram tão confusos que começaram a duvidar se, em vez de pandas, não estavam antes a estudar aves, cães ou ovelhas”, disse o chefe do CCRCGP, Zhang Hemin, à agência de notícias chinesa Xinhua, citado pela Sputnik.

“Os pandas-gigantes, quando atingem a idade adulta, são geralmente muito solitários, por isso, a única forma de aprenderem esta linguagem é com a própria mãe quando são mais pequenos”, explica.

Nas ‘palavras’ mais frequentes contam-se sons como “Gee-Gee” (Estou com fome!), “Wow-Wow” (Não estou feliz!) ou “Coo-Coo” (Fixe!).

Os investigadores já trabalham neste projeto desde 2010 e pretendem continuar a fazê-lo através de uma espécie de “panda tradutor”, usando tecnologia de reconhecimento de voz.

“Se conseguirmos entender a sua linguagem, isso vai ajudar-nos a proteger estes animais, especialmente quando estão no seu habitat natural”, disse Zhang.

De acordo com uma pesquisa recente realizada pela administração florestal estatal da China (SFA), até ao fim de 2013, existiam apenas 1864 pandas-gigantes vivos, dos quais 223 estavam em risco de extinção devido a fatores como a falta de habitat.

Essa situação é provocada, sobretudo, pela extração ilegal de madeira nos santuários, algo que as autoridades chinesas estão já a tentar combater.

ZAP / Sputnik

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.