Exploração ilegal de madeira põe em risco santuários chineses dos pandas

WillSowards / Flickr

-

A investigação foi realizada pela Greenpeace e mostra que a extração ilegal de madeira está a provocar grandes estragos nos santuários dos pandas gigantes.

De acordo com a investigação, a exploração ilegal de madeira no sudoeste da China está a destruir os santuários que servem de casa a mais de 30% dos pandas a nível mundial, avança o The Guardian.

O estudo foi realizado durante dois anos pela Greenpeace e revela que um território superior ao equivalente a 1800 campos de futebol já foi destruído de forma ilegal.

As autoridades e negócios locais têm explorado os regulamentos florestais de forma a não deixar passar esta atividade ilegal, situada entre Chengdu e Qinghai-Tibete, mas não tem sido suficiente.

“A extensão da exploração ilegal de madeira nesta área preciosa é chocante”, disse Pan Wenjing, o vice-responsável da unidade de florestas e oceanos da Greenpeace no Este da Ásia.

“Estes resultados minam seriamente os esforços do Governo chinês para preservar o seu património natural”, acrescenta.

A China introduziu regulação na década de 90, tendo sido reforçada em 2012, para evitar esta destruição provocada pela extração ilegal.

Os santuários dos pandas gigantes são elementos fundamentais para proteger a espécie mas não só. Atualmente, são a casa de muitos outros animais como, por exemplo, o panda vermelho, o leopardo-das-neves e o leopardo-nebuloso.

Para conduzir este relatório, a Greenpeace utilizou sinais remotos, inquéritos no terreno e análise ao espaço, tal como fizeram nas províncias de Yunnan e Zhejiang.

“Em termos de conservação florestal, o problema mais urgente e mais grave que a China enfrenta agora é a desflorestação das áreas naturais em nome de melhorar o baixo rendimento da madeira da floresta”, disse Zhou Lijiang, o engenheiro-chefe adjunto responsável pela investigação em Sichuan”.

Ainda este ano, uma investigação realizada pela administração florestal estatal da China (SFA) mostrou que o país, até ao fim de 2013, tinha apenas 1864 pandas gigantes vivos e que 223 dos pandas gigantes selvagens estavam em risco de extinção devido a fatores como a falta de habitat.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Operação "Páscoa em Casa" já arrancou. Até segunda-feira, não pode sair do seu concelho de residência

Circulação proibida fora do concelho de residência e aeroportos encerrados. Arrancou à meia-noite desta quinta-feira a aplicação das medidas decretadas pelo Governo para o período pascal - 9 a 13 de abril -, visando reduzir …

Encontrado no fundo do mar um organismo "sobrenatural" tão grande como um prédio de 11 andares

Uma equipa de investigadores capturaram imagens de um organismo "sobrenatural" nas águas da costa da Austrália Ocidental. Uma equipa a bordo de RV Falkor, o navio de investigação principal do Schmidt Ocean Institute, localizou o organismo, …

Há 1.400 anos, uma estranha luz vermelha apareceu no Japão (e já sabemos o que era)

O registo mais antigo de um fenómeno astronómico observado no Japão deixou uma marca importante na história japonesa e na literatura clássica. O fenómeno data de 30 de dezembro de 620 e há séculos que …

Cientistas convertem água em combustível solar

Uma equipa de investigadores britânicos usou uma metodologia única que permite transformar água em combustível solar, que pode ser uma solução para energia renovável. Esta metodologia única utilizada por uma equipa de cientistas da Universidade de …

"Em Casa d’Amália": RTP comemora cententário da fadista

A Fundação Amália Rodrigues junta-se à RTP para assinalar o centenário da fadista. O programa Em Casa d’Amália tem estreia marcada para a próxima sexta-feira (10) e reúne várias figuras da música portuguesa da atualidade. O …

Desapareceram 21 milhões de números de telefone na China. Mas o mistério foi resolvido

O porta-voz de uma das três maiores operadoras chinesas confirmou o desaparecimento dos utilizadores, mas deu uma explicação para este mistério. Nos últimos dias, surgiram vários relatos de notícias que davam conta de que, entre janeiro …

Mercadona doa 20 mil quilos de chocolate aos profissionais de saúde e aos mais carenciados

A Mercadona anunciou, esta quarta-feira, a doação de 20 mil quilos de chocolate ao Banco Alimentar Contra a Fome do Porto. O objetivo é proporcionar uma Páscoa mais doce aos mais carenciados e aos que …

"Paciente 1" em Itália recupera (e dá as boas-vindas a Giulia, a sua filha recém-nascida)

Giulia, a filha recém-nascida do "paciente 1" de Itália, veio para trazer alguma esperança ao país, em plena pandemia de covid-19. Mattia, de 38 anos, foi internado no dia 20 de fevereiro no hospital de Codogno, …

Investigadores transformaram o coronavírus em música (e já o podemos ouvir)

Uma equipa de investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) conseguiu transformar em som a estrutura da proteína spike, que permite que o novo coronavírus adira às células para infetá-las. Até agora, já pudemos ver …

Autoeuropa quer recorrer ao lay-off (e retomar produção a 20 de abril)

A administração da Autoeuropa quer promover um regresso gradual ao trabalho a partir de 20 de abril, pretendendo recorrer ao lay-off simplificado para os trabalhadores que não regressem ao trabalho nessa data. “O regresso ao trabalho …