Cientistas chineses inventam carro guiado pelo poder da mente

Cientistas da Universidade Nankai, em Tianjin, na China, apresentaram o primeiro carro do Mundo guiado pela força do pensamento.

Após dois anos de desenvolvimento, o veículo tornou-se realidade através de um dispositivo acoplado à cabeça do motorista, que é capaz de interpretar os sinais cerebrais.

Naturalmente que não é ainda possível reproduzir no veículo a mesma agilidade e mobilidade de uma condução normal.

Por enquanto, o motorista que usar o veículo pode emitir comandos mentais para o guiar para a frente e para trás, bem como parar, travar e destravar o carro – tudo sem usar as mãos ou os pés.

O dispositivo que reconhece os sinais cerebrais conta com 16 sensores de eletroencefalogramas, ou EEG, que são responsáveis por capturar os sinais emitidos pelo cérebro.

Software especial desenvolvido pela equipa de investigadores trata então de ler esses sinais, interpretá-los e traduzi-los – o que resulta no controle do veículo.

“Os sinais do EEG são capturados pelo equipamento de leitura cerebral e transmitidos por uma ligação sem fio ao computador”, explica Zhang Zhao, um dos investigadores, em entrevista à Reuters.

“O computador processa os sinais para categorizar e reconhecer a intenção das pessoas, e traduz os sinais para o comando de controle do carro”, diz Zhao.

Ao serviço do ser humano

O líder da equipa, Duan Feng, professor de Engenharia de Controle e Computadores da Universidade de Nankai, acredita que o mecanismo foi desenvolvido para ajudar os seres humanos.

Feng considera que no futuro o sistema pode trabalhar em conjunto com carros autónomos.

“Ao fim do dia, os carros, com ou sem motorista, e as máquinas estão a servir as pessoas. Sob determinadas circunstâncias, as intenções das pessoas devem ser reconhecidas“, diz Feng.

“No nosso projecto, isso faz com que os carros sirvam os humanos ainda melhor”, acrescenta o professor.

Feng garante ainda que não há qualquer fundamento nas preocupações sobre possíveis acidentes causados por motoristas distraídos quando estejam a controlar o carro com o cérebro.

Isso porque a concentração do motorista só é necessária precisamente quando é chamada para a realização de uma acção concreta, como a mudança de faixa, ou uma travagem.

Canaltech

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Mulher de João Rendeiro tem mais três dias para entregar as obras em falta

O prazo para a entrega das obras acabou esta quarta-feira, mas a juíza do processo em que João Rendeiro foi condenado a dez anos de prisão efetiva deu mais três dias à mulher do ex-banqueiro. Depois …

Uma estrada com alguns automóveis

Sete cidades do Norte podem ir a jogo pela neutralidade carbónica

Gaia, Porto, Matosinhos, Famalicão, Guimarães, Braga e Viana do Castelo poderão ir a jogo na Missão Climate Neutral & Smart Cities, que quer apoiar a redução de emissões em 100 cidades. Uma coligação de sete cidades …

Teste à covid-19

Subvariante da Delta identificada em Israel. Em Portugal há nove casos

Em Portugal, já foram detetados nove casos da variante AY4.2, subvariante da Delta, de acordo com o mais recente relatório do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2. O …

FCSH diz que "não existe matéria que comprometa a integridade" do CV de Raquel Varela

O Conselho Científico da FCSH da Universidade Nova de Lisboa diz que não há "matéria que comprometa a integridade" do CV da investigadora Raquel Varela. A investigadora Raquel Varela viu-se envolvida numa polémica depois de ter …

Mexidas no PSD já se fazem sentir no pagamento de quotas dos militantes

Para além de no Conselho Nacional se ter superiorizado a Rio com os conselheiros a chumbarem o adiamento das eleições internas, Rangel conseguiu outra vitória que passou despercebida a alguns: o prolongar de prazos das …

No Reino Unido, o aumento de infeções está a causar preocupação. O que explica este cenário?

No Reino Unido, os casos e internamentos estão a subir, sendo que alguns especialistas já apelam a um regresso de algumas restrições antes do inverno. Mas o que pode estar a causar este aumento dos …

Flamengo acelera compra do Tondela e planeia chegar à Champions em sete anos

O Flamengo quer concluir a compra do Tondela até ao final do ano e planeia levar o clube à Liga Europa dentro de quatro anos e à Champions dentro de sete a oito anos. Num modelo …

Há hospitais em "estado de calamidade" por todo o país

Os presidentes das secções regionais da Ordem dos Médicos consideram que a situação que o SNS ultrapassa atualmente não é nova e que é culpa da "ausência de liderança por parte da tutela". A situação de …

O internacional português Cristiano Ronaldo a festejar um golo.

"O Teatro dos Sonhos está a arder" e Ronaldo foi o piromaníaco da reviravolta

Cristiano Ronaldo fez o golo que deu a vitória ao Manchester United, esta quarta-feira, frente à Atalanta. Bruno Fernandes também esteve em destaque. O Manchester United recebeu e venceu a Atalanta por 3-2, num jogo que …

Restos mortais encontrados junto a pertences do namorado de Petito em parque da Flórida

O FBI divulgou esta quarta-feira que foram encontrados restos mortais junto a alguns pertences do namorado de Gabby Petito. Brian Laundrie continua desaparecido desde setembro. Segundo noticia a Reuters, a descoberta ocorreu no Parque Ambiental Myakkahatchee …