Cientista sugere comer carne humana para combater alterações climáticas

Comer carne humana é um tabu que os humanos poderão ter de superar no futuro para garantir a sustentabilidade dos nossos alimentos. Esta é a opinião do cientista sueco Magnus Söderlund.

O cientista comportamental e estratega de marketing Magnus Söderlund, da Escola de Economia de Estocolmo, fez uma declaração polémica na televisão sueca, onde afirmou que para enfrentar realmente os efeitos das alterações climáticas talvez seja necessário superar alguns tabus e comer carne humana.

Söderlund abordou o tema numa entrevista ao canal de televisão nacional TV4, abertamente discutindo tópicos como “o canibalismo é uma solução para a sustentabilidade dos alimentos no futuro?” e “somos egoístas demais para viver de maneira sustentável?”.

Söderlund não sugere um regresso aos tempos sombrios do canibalismo primitivo — sustenta apenas que poderia haver, no futuro, algo como uma “indústria de carne humana” se as pessoas fossem capazes de ultrapassar tabus conservadores sobre comer este tipo de alimento.

A ideia é que, uma vez que outras fontes de alimento estão a tornar-se cada vez mais escassas devido às alterações climáticas, os humanos podem ter de considerar comer coisas que são agora quase impensáveis em algumas culturas, como carne de animais de estimação, insetos e carne humana.

Söderlund acredita ainda que, com o marketing e com as razões certas, as pessoas estariam dispostas a dar uma hipótese a uma perna ou coxa humana. Inclusive, assim que terminou a sua apresentação, 8% da plateia do programa de sueco levantou a mão, dizendo que estaria disposta experimentar carne humana, incluindo o próprio cientista.

PARTILHAR

18 COMENTÁRIOS

  1. Possivelmente a humanidade aí irá chegar uma vez que não aparecem medidas para controlar a natalidade nalguns países e o planeta não irá suportar um aumento tão grande e descontrolado de seres humanos que acabarão por destruir tudo à sua volta.

  2. Se aprovarem isso não me admira que apareça malucos que raptam pessoas e as matam para vender carne humana assim como um negócio como há por exemplo o tráfico humano seria outro para os bandidos

  3. É bem verdade que a aceleração das alterações climáticas é responsabilidade do Homem. Também é um facto que demasiadas pessoas implicam demasiado consumo e demasiado lixo.
    Bastava ao senhor cientista dizer que é necessário diminuir a natalidade, inclusivamente nos países desenvolvidos.
    Não pode uma pessoa com um título de cientista vir a público dar ideias de tamanha demência. É necessário ter ética e moral, e não viver como um animal irracional. Era suposto o ser humano já ter evoluído mas o que se assiste na sociedade atual é um enorme retrosseço civilizacional.

  4. Para começar a ser ouvido, esse “cientista” deveria estabelecer, de pronto, que entregaria feliz sua carcaça e as de seus familiares para abatedouros.
    E, já que lança sobre nós outros a pecha de egoístas, dê ele o exemplo de altruísmo em favor do clima do planeta: que entregue -se tiver- a senhora mãe dele para que se elabore um “pot-au-feu”. Cão danado!

  5. Para começar a ser ouvido, esse “cientista” deveria estabelecer, de pronto, que entregaria feliz sua carcaça e as de seus familiares para abatedouros.
    E, já que lança sobre nós outros a pecha de egoístas, dê ele o exemplo de altruísmo em favor do clima do planeta: que entregue -se tiver- a senhora mãe dele para que se elabore um “pot-au-feu”. Cão danado!

  6. Estas pessoas metem nojo!!! Querem normalizar tudo aquilo que é aberração. Pedofilia, satanismo, canibalismo…Gente doente!!!…
    Ainda mais, sendo um cientista, devia saber dos perigos de advêm do consumo de carne humana. Antes de dizer barbaridades, devia estudar as tribos da Papua Nova Guiné, para ele ver bem o que lhes aconteceu (kuru, encefalopatia espongiforme, basicamente o mesmo que a doença das vacas loucas, em que as pobres vacas, em vez de comerem erva, comiam restos de outros animais, inclusive vacas (canibalismo!), transformados em ração), para além disto, ser uma coisa impensável de alguém fazer! Primitivo e antiCrístico!!!

    • É mesmo ,Jo ! Sao gente demoniaca que ,aos poucos,estao a querer que a sociedade aceite as suas taras para poderem cometer as suas atrocidades à vontade …nunca podemos permitir estas coisas ,nem agora nem no futuro por muito más que as coisas fiquem,temos sempre que rebelar-nos !! Nestes assuntos é que nao pode haver um minimo de tolerância !!

    • É mesmo Jo ! É gente demoniaca que querem ,aos poucos ,fazer com que a sociedade aceite as suas taras para poderem cometer as suas atrocidades à vontade ! Nunca podemos permitir estas coisas , nem agora nem no futuro por muito más que as coisas fiquem !! Com estes assuntos é que nao pode haver o minimo de tolerância !!

  7. Comam M€rd@!!!!!!
    Pró c@r@lho!!!!!
    O cientista devia fazer uma colonoscopia de vez em quando pra limpar a m€rd@ do cérebro!
    Jesus! Tá tudo maluco!
    FDX!!!!

  8. É mesmo Jo ! É gente demoniaca que querem ,aos poucos ,fazer com que a sociedade aceite as suas taras para poderem cometer as suas atrocidades à vontade ! Nunca podemos permitir estas coisas , nem agora nem no futuro por muito más que as coisas fiquem !! Com estes assuntos é que nao pode haver o minimo de tolerância !!

  9. «…nós talvez precisemos superar alguns tabus e nos acostumarmos com a ideia de comer carne humana.»

    Hmm, sou só eu, ou isto está a ficar muito, mas mesmo muito estranho?

    Bem, e isto é sinal da decadência ddo Ocidente. Há uns anos atrás, de alguém escrevesse esta alarvidade, tinha a carreira académica destruída e era internado num hospital psiquiátrico.

RESPONDER

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …

Já não mostra só as filas do supermercado. App "Posso ir?" também diz se pode ir à praia

A aplicação móvel que permite aos utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados também mostra como está a praia. Agora, a aplicação "Posso ir?" vai também dizer-lhe se é ou não prudente ir dar …

Discurso xenófobo. Na Áustria, "a islamofobia tornou-se uma forma dominante de racismo"

A Áustria regista um aumento preocupante do discurso xenofóbico, em particular em relação aos muçulmanos e refugiados, alerta um relatório do Conselho da Europa. A Comissão do Conselho da Europa contra o Racismo e a Intolerância …

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia é uma invenção

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia de coronavírus é uma invenção, de acordo com uma pesquisa realizada pela Escola Superior de Economia de Moscou (HSE). Segundo avançou o site de notícias RBC, citado …

"Botellón" está de volta a Lisboa. Ajuntamentos sem controle podem estar a espalhar o vírus

Há cada vez mais ajuntamentos de jovens em Lisboa, nomeadamente nos bairros típicos, mas também em locais como bombas de gasolina, para o convívio e o consumo de álcool. Um tipo de comportamento que está …