Cientista sugere comer carne humana para combater alterações climáticas

Comer carne humana é um tabu que os humanos poderão ter de superar no futuro para garantir a sustentabilidade dos nossos alimentos. Esta é a opinião do cientista sueco Magnus Söderlund.

O cientista comportamental e estratega de marketing Magnus Söderlund, da Escola de Economia de Estocolmo, fez uma declaração polémica na televisão sueca, onde afirmou que para enfrentar realmente os efeitos das alterações climáticas talvez seja necessário superar alguns tabus e comer carne humana.

Söderlund abordou o tema numa entrevista ao canal de televisão nacional TV4, abertamente discutindo tópicos como “o canibalismo é uma solução para a sustentabilidade dos alimentos no futuro?” e “somos egoístas demais para viver de maneira sustentável?”.

Söderlund não sugere um regresso aos tempos sombrios do canibalismo primitivo — sustenta apenas que poderia haver, no futuro, algo como uma “indústria de carne humana” se as pessoas fossem capazes de ultrapassar tabus conservadores sobre comer este tipo de alimento.

A ideia é que, uma vez que outras fontes de alimento estão a tornar-se cada vez mais escassas devido às alterações climáticas, os humanos podem ter de considerar comer coisas que são agora quase impensáveis em algumas culturas, como carne de animais de estimação, insetos e carne humana.

Söderlund acredita ainda que, com o marketing e com as razões certas, as pessoas estariam dispostas a dar uma hipótese a uma perna ou coxa humana. Inclusive, assim que terminou a sua apresentação, 8% da plateia do programa de sueco levantou a mão, dizendo que estaria disposta experimentar carne humana, incluindo o próprio cientista.

PARTILHAR

18 COMENTÁRIOS

  1. Possivelmente a humanidade aí irá chegar uma vez que não aparecem medidas para controlar a natalidade nalguns países e o planeta não irá suportar um aumento tão grande e descontrolado de seres humanos que acabarão por destruir tudo à sua volta.

  2. Se aprovarem isso não me admira que apareça malucos que raptam pessoas e as matam para vender carne humana assim como um negócio como há por exemplo o tráfico humano seria outro para os bandidos

  3. É bem verdade que a aceleração das alterações climáticas é responsabilidade do Homem. Também é um facto que demasiadas pessoas implicam demasiado consumo e demasiado lixo.
    Bastava ao senhor cientista dizer que é necessário diminuir a natalidade, inclusivamente nos países desenvolvidos.
    Não pode uma pessoa com um título de cientista vir a público dar ideias de tamanha demência. É necessário ter ética e moral, e não viver como um animal irracional. Era suposto o ser humano já ter evoluído mas o que se assiste na sociedade atual é um enorme retrosseço civilizacional.

  4. Para começar a ser ouvido, esse “cientista” deveria estabelecer, de pronto, que entregaria feliz sua carcaça e as de seus familiares para abatedouros.
    E, já que lança sobre nós outros a pecha de egoístas, dê ele o exemplo de altruísmo em favor do clima do planeta: que entregue -se tiver- a senhora mãe dele para que se elabore um “pot-au-feu”. Cão danado!

  5. Para começar a ser ouvido, esse “cientista” deveria estabelecer, de pronto, que entregaria feliz sua carcaça e as de seus familiares para abatedouros.
    E, já que lança sobre nós outros a pecha de egoístas, dê ele o exemplo de altruísmo em favor do clima do planeta: que entregue -se tiver- a senhora mãe dele para que se elabore um “pot-au-feu”. Cão danado!

  6. Estas pessoas metem nojo!!! Querem normalizar tudo aquilo que é aberração. Pedofilia, satanismo, canibalismo…Gente doente!!!…
    Ainda mais, sendo um cientista, devia saber dos perigos de advêm do consumo de carne humana. Antes de dizer barbaridades, devia estudar as tribos da Papua Nova Guiné, para ele ver bem o que lhes aconteceu (kuru, encefalopatia espongiforme, basicamente o mesmo que a doença das vacas loucas, em que as pobres vacas, em vez de comerem erva, comiam restos de outros animais, inclusive vacas (canibalismo!), transformados em ração), para além disto, ser uma coisa impensável de alguém fazer! Primitivo e antiCrístico!!!

    • É mesmo ,Jo ! Sao gente demoniaca que ,aos poucos,estao a querer que a sociedade aceite as suas taras para poderem cometer as suas atrocidades à vontade …nunca podemos permitir estas coisas ,nem agora nem no futuro por muito más que as coisas fiquem,temos sempre que rebelar-nos !! Nestes assuntos é que nao pode haver um minimo de tolerância !!

    • É mesmo Jo ! É gente demoniaca que querem ,aos poucos ,fazer com que a sociedade aceite as suas taras para poderem cometer as suas atrocidades à vontade ! Nunca podemos permitir estas coisas , nem agora nem no futuro por muito más que as coisas fiquem !! Com estes assuntos é que nao pode haver o minimo de tolerância !!

  7. Comam M€rd@!!!!!!
    Pró c@r@lho!!!!!
    O cientista devia fazer uma colonoscopia de vez em quando pra limpar a m€rd@ do cérebro!
    Jesus! Tá tudo maluco!
    FDX!!!!

  8. É mesmo Jo ! É gente demoniaca que querem ,aos poucos ,fazer com que a sociedade aceite as suas taras para poderem cometer as suas atrocidades à vontade ! Nunca podemos permitir estas coisas , nem agora nem no futuro por muito más que as coisas fiquem !! Com estes assuntos é que nao pode haver o minimo de tolerância !!

  9. «…nós talvez precisemos superar alguns tabus e nos acostumarmos com a ideia de comer carne humana.»

    Hmm, sou só eu, ou isto está a ficar muito, mas mesmo muito estranho?

    Bem, e isto é sinal da decadência ddo Ocidente. Há uns anos atrás, de alguém escrevesse esta alarvidade, tinha a carreira académica destruída e era internado num hospital psiquiátrico.

RESPONDER

Há uma forma de reduzir erros na computação quântica (e já sabemos qual é)

Na computação quântica, assim como no trabalho em equipa, um pouco de diversidade pode ajudar a melhorar o resultado. Esta pode mesmo ser a chave para pôr fim aos erros na computação quântica. Ao contrário dos …

Coimbrões 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto venceu hoje o Coimbrões, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal que os «dragões» resolveram com três golos nos 12 minutos iniciais. Aproveitando a inexperiência e nervosismo da formação …

Produção de filmes em Hollywood é um inimigo silencioso do ambiente

Hollywood é casa para a maioria dos grandes filmes produzidos que estreiam nas salas de cinema espalhadas por todo o mundo. Contudo, consegue ser bastante prejudicial para o meio ambiente e, mais do que nunca, …

O escorbuto era uma doença comum entre piratas, mas pode estar de regresso

O número de casos de escorbuto no Reino Unido mais do que duplicou nos últimos anos. A desnutrição é um dos principais responsáveis pelo regresso desta doença. O escorbuto está em ascensão no Reino Unido e …

Dois veleiros robotizados vão medir alterações climáticas no Atlântico

Dois veleiros de navegação robotizada vão medir, durante os próximos quatro meses, a pegada das mudanças climáticas no oceano Atlântico e irão passar pela Madeira e Cabo Verde. A Plataforma Oceânica das Canárias (PLOCAN) libertou esta …

A educação científica está sob ataque legislativo nos Estados Unidos

São inúmeros os professores de ciências que trabalham diariamente nas escolas públicas dos Estados Unidos para garantir que os alunos estão equipados com o conhecimento teórico e prático necessário para enfrentar o futuro. No entanto, …

João Félix saiu lesionado com gravidade no jogo contra o Valência

João Félix, avançado português do Atlético de Madrid, saiu este sábado lesionado com "forte torção no tornozelo direito", ao minuto 78 do jogo contra o Valência, da nona jornada da Liga espanhola de futebol, disputado …

As traças ficaram mais escuras por causa da Revolução Industrial? Cientistas já sabem a resposta

No virar do século XIX, na Grã-Bretanha, traças de todo o país começaram a ficar gradualmente mais escuras em resposta à forte poluição provocada pela Revolução Industrial. A Revolução Industrial foi um período de grandes transformações …

Mais de mil médicos foram alvo de processos disciplinares. 45 foram condenados, nenhum foi expulso

Mais de 1.070 processos disciplinares a médicos foram abertos no ano passado pelos conselhos disciplinares da Ordem, tendo sido condenados 45, segundo dados este sábado divulgados. Segundo os dados da Ordem dos Médicos, os conselhos disciplinares …

Publicar no Instagram rende mais a Ronaldo do que jogar na Juve

As publicações pagas no Instagram rendem mais a Cristiano Ronaldo do que jogar na Juventus, revela um estudo do Buzz Bingo. O internacional português foi a personalidade mais bem paga neste rede social em 2018. De …