Cientista sugere comer carne humana para combater alterações climáticas

Comer carne humana é um tabu que os humanos poderão ter de superar no futuro para garantir a sustentabilidade dos nossos alimentos. Esta é a opinião do cientista sueco Magnus Söderlund.

O cientista comportamental e estratega de marketing Magnus Söderlund, da Escola de Economia de Estocolmo, fez uma declaração polémica na televisão sueca, onde afirmou que para enfrentar realmente os efeitos das alterações climáticas talvez seja necessário superar alguns tabus e comer carne humana.

Söderlund abordou o tema numa entrevista ao canal de televisão nacional TV4, abertamente discutindo tópicos como “o canibalismo é uma solução para a sustentabilidade dos alimentos no futuro?” e “somos egoístas demais para viver de maneira sustentável?”.

Söderlund não sugere um regresso aos tempos sombrios do canibalismo primitivo — sustenta apenas que poderia haver, no futuro, algo como uma “indústria de carne humana” se as pessoas fossem capazes de ultrapassar tabus conservadores sobre comer este tipo de alimento.

A ideia é que, uma vez que outras fontes de alimento estão a tornar-se cada vez mais escassas devido às alterações climáticas, os humanos podem ter de considerar comer coisas que são agora quase impensáveis em algumas culturas, como carne de animais de estimação, insetos e carne humana.

Söderlund acredita ainda que, com o marketing e com as razões certas, as pessoas estariam dispostas a dar uma hipótese a uma perna ou coxa humana. Inclusive, assim que terminou a sua apresentação, 8% da plateia do programa de sueco levantou a mão, dizendo que estaria disposta experimentar carne humana, incluindo o próprio cientista.

PARTILHAR

18 COMENTÁRIOS

  1. Possivelmente a humanidade aí irá chegar uma vez que não aparecem medidas para controlar a natalidade nalguns países e o planeta não irá suportar um aumento tão grande e descontrolado de seres humanos que acabarão por destruir tudo à sua volta.

  2. Se aprovarem isso não me admira que apareça malucos que raptam pessoas e as matam para vender carne humana assim como um negócio como há por exemplo o tráfico humano seria outro para os bandidos

  3. É bem verdade que a aceleração das alterações climáticas é responsabilidade do Homem. Também é um facto que demasiadas pessoas implicam demasiado consumo e demasiado lixo.
    Bastava ao senhor cientista dizer que é necessário diminuir a natalidade, inclusivamente nos países desenvolvidos.
    Não pode uma pessoa com um título de cientista vir a público dar ideias de tamanha demência. É necessário ter ética e moral, e não viver como um animal irracional. Era suposto o ser humano já ter evoluído mas o que se assiste na sociedade atual é um enorme retrosseço civilizacional.

  4. Para começar a ser ouvido, esse “cientista” deveria estabelecer, de pronto, que entregaria feliz sua carcaça e as de seus familiares para abatedouros.
    E, já que lança sobre nós outros a pecha de egoístas, dê ele o exemplo de altruísmo em favor do clima do planeta: que entregue -se tiver- a senhora mãe dele para que se elabore um “pot-au-feu”. Cão danado!

  5. Para começar a ser ouvido, esse “cientista” deveria estabelecer, de pronto, que entregaria feliz sua carcaça e as de seus familiares para abatedouros.
    E, já que lança sobre nós outros a pecha de egoístas, dê ele o exemplo de altruísmo em favor do clima do planeta: que entregue -se tiver- a senhora mãe dele para que se elabore um “pot-au-feu”. Cão danado!

  6. Estas pessoas metem nojo!!! Querem normalizar tudo aquilo que é aberração. Pedofilia, satanismo, canibalismo…Gente doente!!!…
    Ainda mais, sendo um cientista, devia saber dos perigos de advêm do consumo de carne humana. Antes de dizer barbaridades, devia estudar as tribos da Papua Nova Guiné, para ele ver bem o que lhes aconteceu (kuru, encefalopatia espongiforme, basicamente o mesmo que a doença das vacas loucas, em que as pobres vacas, em vez de comerem erva, comiam restos de outros animais, inclusive vacas (canibalismo!), transformados em ração), para além disto, ser uma coisa impensável de alguém fazer! Primitivo e antiCrístico!!!

    • É mesmo ,Jo ! Sao gente demoniaca que ,aos poucos,estao a querer que a sociedade aceite as suas taras para poderem cometer as suas atrocidades à vontade …nunca podemos permitir estas coisas ,nem agora nem no futuro por muito más que as coisas fiquem,temos sempre que rebelar-nos !! Nestes assuntos é que nao pode haver um minimo de tolerância !!

    • É mesmo Jo ! É gente demoniaca que querem ,aos poucos ,fazer com que a sociedade aceite as suas taras para poderem cometer as suas atrocidades à vontade ! Nunca podemos permitir estas coisas , nem agora nem no futuro por muito más que as coisas fiquem !! Com estes assuntos é que nao pode haver o minimo de tolerância !!

  7. Comam M€rd@!!!!!!
    Pró c@r@lho!!!!!
    O cientista devia fazer uma colonoscopia de vez em quando pra limpar a m€rd@ do cérebro!
    Jesus! Tá tudo maluco!
    FDX!!!!

  8. É mesmo Jo ! É gente demoniaca que querem ,aos poucos ,fazer com que a sociedade aceite as suas taras para poderem cometer as suas atrocidades à vontade ! Nunca podemos permitir estas coisas , nem agora nem no futuro por muito más que as coisas fiquem !! Com estes assuntos é que nao pode haver o minimo de tolerância !!

  9. «…nós talvez precisemos superar alguns tabus e nos acostumarmos com a ideia de comer carne humana.»

    Hmm, sou só eu, ou isto está a ficar muito, mas mesmo muito estranho?

    Bem, e isto é sinal da decadência ddo Ocidente. Há uns anos atrás, de alguém escrevesse esta alarvidade, tinha a carreira académica destruída e era internado num hospital psiquiátrico.

RESPONDER

Quim Torra acusa Governo espanhol de tentar "excluir um presidente no meio de uma pandemia"

Um recurso do presidente separatista catalão Quim Torra contra uma condenação por desobediência que pode afastá-lo do exercício de cargos públicos durante ano e meio foi analisado na quinta-feira pelo Supremo Tribunal de Espanha. Antes …

Cinco anos depois, Volkswagen nega reembolso a 125 mil portugueses lesados

A marca alemã Volkswagen respondeu à Deco Proteste, cinco anos após o caso "dieselgate", informando que não irá indemnizar mais consumidores, tendo em vista os processos judiciais em curso. Segundo noticiou esta sexta-feira a Madremedia, em …

Novo recorde em cinco meses. Mais 780 casos por covid-19 em Portugal

Portugal regista mais seis mortos e 780 casos de infeção por covid-19 esta sexta-feira, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Os números revelados no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde …

"Podemos chegar a 1.000 novos casos por dia". Costa pede cautela

No final da reunião de emergência com o gabinete de crise para o acompanhamento da evolução da covid-19 em Portugal, Costa deixou conselhos e pediu cautela. A reunião, convocada na quinta-feira por António Costa, surgiu …

13 de Outubro em Fátima "sim, mas sem peregrinos". Delegada de Saúde espera que a Igreja se "porte bem"

A delegada de Saúde Pública do Médio Tejo defende que as cerimónias religiosas do 13 de Outubro no Santuário de Fátima decorram "sem peregrinos", esperando que a Igreja se porte "tão bem" como aquando do …

Espanha acusa hackers chineses de roubarem informações de vacina contra coronavírus

O Centro Nacional de Inteligência (CNI) espanhol argumenta que hackers chineses terão, alegadamente, acedido a informações confidenciais sobre o desenvolvimento de uma vacina contra o novo coronavírus. A diretora do CNI, Paz Esteban, alerta para um aumento …

Tribunal de Loures. António Joaquim vai manter-se em liberdade

O Tribunal de Loures decidiu esta sexta-feira manter a medida de coação de termo de identidade e residência a António Joaquim, condenado pelo Tribunal da Relação pelo homicídio do triatleta Luís Grilo, após um pedido …

Mesmo com o aumento de infetados, diminuir a quarentena para 10 dias é uma hipótese

A DGS deverá decidir em breve se o período de quarentena pode ser reduzido de 14 dias para apenas 10 dias, mas não para todos os casos. Para ficar menos tempo isolado é necessário cumprir …

Porfírio Silva vê “papel positivo” na candidatura de Ana Gomes, mas critica farpas a Costa

O dirigente socialista Porfírio Silva considera que a candidatura presidencial de Ana Gomes pode ser positiva se não cair na "armadilha" de se centrar no ataque a António Costa e se não "atropelar" o Estado …

Operação Lex. Três juízes acusados de corrupção. Luís Filipe Vieira vai ser julgado por um crime

Os juízes Rui Rangel, Fátima Galante e Vaz das Neves e o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, estão entre os 17 acusados da Operação Lex. Em causa estão crimes de corrupção, abuso de poder, …