Cientista infecta-se com a “bactéria da vida eterna” (e sente-se muito bem)

Siberian Times

Bacillus F, o elixir da vida eterna?

Bacillus F, o elixir da vida eterna?

Um cientista russo injetou-se com uma bactéria que sobreviveu durante 3,5 milhões de anos no permafrost, o gelo eterno da Sibéria.

O investigador decidiu testar em si próprio a bactéria Bacillus F, que se manteve viável depois de ter sobrevivido durante 3,5 milhões de anos, congelada no permafrost da Yakutia, no noroeste da Sibéria.

A bactéria activa foi encontrada em altas concentrações nos restos do cérebro congelado de um mamute, descoberto em bom estado de conservação. O mamute teve as condições de conservação ideais: caiu num poço com água, que se congelou e nunca mais descongelou.

Uma equipa de cientistas, liderada pelo professor de Ciências Médicas Víctor Cherniavski, efectuou um estudo do efeito destes micro-organismos na qualidade de vida de animais hospedeiros.

Um soro desenvolvido com base nesta super-bactéria foi testado em ratos, moscas, plantas e células sanguíneas humanas – e o “elixir da vida” apresentou resultados surpreendentes em diversos factores de longevidade, crescimento e fortalecimento do sistema imunitário.

Mas Anatoli Brouchkov, director do departamento de Geocriologia da Universidade Estatal de Moscovo, decidiu mesmo testar o soro em si próprio.

Sinto-me muito bem, com energia redobrada”, contou ao Siberian Times o cientista, de 58 anos. “Comecei a trabalhar até mais tarde, e há dois anos que não me constipo”.

O cientista diz não ter notado qualquer risco para a sua saúde – até porque a água consumida pelas populações da região apresenta vestígios deste organismo.

Siberian Times

Anatoli Brouchkov, de 58 anos, trabalha com mais energia e não se constipa há 2 anos

Anatoli Brouchkov, de 58 anos, trabalha com mais energia e não se constipa há 2 anos

Segundo Brouchkov, a população da Yakutia “parece ter uma esperança de vida maior do que o normal”, talvez porque “as bactérias activas no permafrost passem parcialmente do gelo para a água que abastece as populações”.

Os investigadores querem agora perceber o que dá à bactéria a sua longevidade, e Brouchkov acredita que estas bactérias podem realmente ter um impacto dramático na saúde, fertilidade e longevidade dos humanos.

“O que é que mantém esse mecanismo vivo? E como é que podemos usá-lo para nosso benefício?”, pergunta o cientista.

“Seria óptimo encontrar os mecanismos de protecção destas bactérias contra o envelhecimento e as doenças, e usá-los para lutar contra o nosso envelhecimento”, diz Brouchkov.

“Este é o principal enigma da humanidade e acredito que temos agora a chave para trabalhar para o resolver”, conclui.

AJB, ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A ser verdade e se a mesma fosse utilizada em humanos para a longevidade era logo administrada cá no burgo. Mais esperança de vida, a reforma lá para os 180 e tal anos um gajo morreria lá para os 200, mas o pior mesmo era aturar os corruptos com e sem D durante uma porrada de tempo pois em terra de povo iletrado toda a vida é burro e bem mandado!

RESPONDER

Descoberta enguia que tem a maior descarga elétrica alguma vez vista

Foram descobertas duas novas espécies de enguias elétricas (Electrophorus electricus), sendo que uma delas tem a maior descarga elétrica alguma vez vista num animal, com uma potência de 850 volts. Podendo chegar a 2,5 metros de …

Nova tecnologia consegue gerar eletricidade através das noites frias

Cientistas da Universidade de Stanford e da Universidade da Califórnia em Los Angeles construíram um dispositivo que consegue gerar eletricidade através do frio sentido durante a noite. Há dois anos, numa noite gelada de dezembro, num telhado da Califórnia, …

Descoberto um mundo subterrâneo perdido no meio da Antártida

Durante as primeiras expedições na Antártida, exploradores polares descobriram uma caverna de gelo "perdida" com três andares, vários lagos e um rio. A formação geológica foi encontrada na ilha Galindez, onde estão baseados os exploradores da …

Boavista 1-1 Sporting | Duelo felino de portas fechadas

O Sporting foi ao Estádio do Bessa perder mais dois pontos. Após a derrota em casa com o Rio Ave na ronda anterior, que valeu o despedimento a Marcel Keizer, Leonel Pontes estreou-se no banco …

Durante a Guerra Fria, os melhores agentes da CIA não eram humanos

A CIA desclassificou dezenas de documentos da época da Guerra Fria, que revelam detalhes das suas missões. A agência de inteligência norte-americana não apostava só em humanos. De acordo com a agência France-Press, os documentos revelam …

Israel vai (outra vez) a votos e Netanyahu enfrenta novo teste à sobrevivência política

Benjamin Netanyahu, o primeiro-ministro há mais tempo em funções em Israel, enfrenta um novo teste à sua capacidade de sobrevivência nas legislativas de terça-feira e não tem desperdiçado oportunidades para atrair eleitores. As questões de segurança …

Hugo Soares na campanha, "para que o resultado do PSD possa ser o melhor possível"

O deputado e ex-líder parlamentar do PSD Hugo Soares manifestou-se disponível para fazer campanha pelo partido "sempre que for convidado", como aconteceu este sábado, em Pombal, a convite da cabeça-de-lista por Leiria Margarida Balseiro Lopes. O …

Portimonense 2-3 Porto | Susto resolvido nos descontos

O FC Porto sofreu a bom sofrer para somar os três pontos no Algarve. Os dragões acabaram por chegar à vitória aos 98 minutos, por Iván Marcano, colocando lógica no marcador, se tivermos em conta …

Astrónomos viram "bolhas" gigantes no buraco negro da Via Láctea

Uma equipa internacional de astrónomos descobriu um dos maiores fenómenos já observados no centro da Via Láctea: duas "bolhas" gigantes, emissoras de ondas de rádio, acima e abaixo da região central da nossa galáxia. Segundo o …

Aveiro. Há 170 casos de violência doméstica parados por falta de magistrados

Uma procuradora com 170 casos de violência doméstica em mãos entrou de baixa e o Ministério Público de Aveiro não tinha magistrados para a substituir. Segundo o Jornal de Notícias, mais de 170 inquéritos sobre violência …