Cientista infecta-se com a “bactéria da vida eterna” (e sente-se muito bem)

Siberian Times

Bacillus F, o elixir da vida eterna?

Bacillus F, o elixir da vida eterna?

Um cientista russo injetou-se com uma bactéria que sobreviveu durante 3,5 milhões de anos no permafrost, o gelo eterno da Sibéria.

O investigador decidiu testar em si próprio a bactéria Bacillus F, que se manteve viável depois de ter sobrevivido durante 3,5 milhões de anos, congelada no permafrost da Yakutia, no noroeste da Sibéria.

A bactéria activa foi encontrada em altas concentrações nos restos do cérebro congelado de um mamute, descoberto em bom estado de conservação. O mamute teve as condições de conservação ideais: caiu num poço com água, que se congelou e nunca mais descongelou.

Uma equipa de cientistas, liderada pelo professor de Ciências Médicas Víctor Cherniavski, efectuou um estudo do efeito destes micro-organismos na qualidade de vida de animais hospedeiros.

Um soro desenvolvido com base nesta super-bactéria foi testado em ratos, moscas, plantas e células sanguíneas humanas – e o “elixir da vida” apresentou resultados surpreendentes em diversos factores de longevidade, crescimento e fortalecimento do sistema imunitário.

Mas Anatoli Brouchkov, director do departamento de Geocriologia da Universidade Estatal de Moscovo, decidiu mesmo testar o soro em si próprio.

Sinto-me muito bem, com energia redobrada”, contou ao Siberian Times o cientista, de 58 anos. “Comecei a trabalhar até mais tarde, e há dois anos que não me constipo”.

O cientista diz não ter notado qualquer risco para a sua saúde – até porque a água consumida pelas populações da região apresenta vestígios deste organismo.

Siberian Times

Anatoli Brouchkov, de 58 anos, trabalha com mais energia e não se constipa há 2 anos

Anatoli Brouchkov, de 58 anos, trabalha com mais energia e não se constipa há 2 anos

Segundo Brouchkov, a população da Yakutia “parece ter uma esperança de vida maior do que o normal”, talvez porque “as bactérias activas no permafrost passem parcialmente do gelo para a água que abastece as populações”.

Os investigadores querem agora perceber o que dá à bactéria a sua longevidade, e Brouchkov acredita que estas bactérias podem realmente ter um impacto dramático na saúde, fertilidade e longevidade dos humanos.

“O que é que mantém esse mecanismo vivo? E como é que podemos usá-lo para nosso benefício?”, pergunta o cientista.

“Seria óptimo encontrar os mecanismos de protecção destas bactérias contra o envelhecimento e as doenças, e usá-los para lutar contra o nosso envelhecimento”, diz Brouchkov.

“Este é o principal enigma da humanidade e acredito que temos agora a chave para trabalhar para o resolver”, conclui.

AJB, ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A ser verdade e se a mesma fosse utilizada em humanos para a longevidade era logo administrada cá no burgo. Mais esperança de vida, a reforma lá para os 180 e tal anos um gajo morreria lá para os 200, mas o pior mesmo era aturar os corruptos com e sem D durante uma porrada de tempo pois em terra de povo iletrado toda a vida é burro e bem mandado!

RESPONDER

Bancos com mil milhões de euros em pedidos de moratórias em média numa semana

Uma semana depois de a legislação da moratória pública ter entrado em vigor, os bancos nacionais já têm uma estimativa do número de pedidos de particulares e de empresas. De acordo com o Jornal Económico, os …

Idosos em lares infetados vão mudar-se (e podem ir para outros concelhos)

Na sequência do aumento de números de casos confirmados de covid- 19 nos lares, o Governo pretende “encontrar equipamentos alternativos” para alojar idosos, em isolamento profilático e que não precisem de tratamento hospitalar, dentro ou …

Apesar da pandemia, juiz Carlos Alexandre marca sessões do caso Tancos para abril

O juiz Carlos Alexandre marcou o interrogatório do principal arguido do processo relativo ao furto das armas de Tancos, João Paulino, para dia 21 de abril. De acordo com um despacho datado de 1 abril, citado …

Conceição pode estar de saída. FC Porto oferece 5 milhões por ano a Jesus

O treinador portista, Sérgio Conceição, pode estar de saída para a Alemanha. Como alternativa, o FC Porto está disposto a pagar 5 milhões de euros por ano a Jorge Jesus. Sérgio Conceição pode estar de saída …

Estado paga subsídio de refeição em teletrabalho. No privado, os patrões estão confusos

Mesmo à distância, os funcionários públicos mantêm o direito ao subsídio de refeição. No privado, a confusão mantém-se e os patrões estão divididos. De acordo com o secretário-geral da UGT, alguns patrões do privado estão a …

UEFA não quer campeonatos a seguir o exemplo belga

A UEFA reprovou a decisão da Liga de futebol da Bélgica que, esta quinta-feira, recomendou que se dê por terminada a época e se atribua o título ao Club Brugge.  Numa carta conjunta com a Associação de Clubes …

Boris Johnson em cheque. Desta vez, por causa da quantidade ínfima de testes

A pandemia de covid-19 está a ser um calvário político para Boris Johnson. O primeiro-ministro britânico tem sido alvo de várias críticas, sendo que a última tem a ver com a quantidade ínfima de testes …

EUA com pior recorde mundial diário de mortes. 10 milhões perderam o emprego

Os Estados Unidos registaram, esta quinta-feira, 1169 mortes em 24 horas causadas pela covid-19, o pior recorde mundial diário, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins. O número recorde de mortes em 24 horas …

Real Madrid sonda Maximiano. Sporting quer blindá-lo com cláusula de 60 milhões

O Real Madrid está atento a Luís Maximiano, o guarda-redes de 21 anos do Sporting. Os 'leões' querem blindar o jogador com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. O Real Madrid está interessado …

Lares britânicos recomendam idosos a assinar cláusula de "não-reanimação"

Lares britânicos recomendaram aos mais velhos que assinassem uma cláusula de "não-reanimação" para que as camas dos hospitais não fossem ocupadas por pessoas com uma menor probabilidade de sobreviver. No Reino Unido, surgem denúncias de que …