Cientistas estão mesmo a um passo do elixir da juventude

Uma equipa de cientistas russos poderão estar a poucos passos de criar o “elixir da juventude”, graças a micro-organismos de um mamute encontrados debaixo do gelo na Sibéria.

Os cientistas encontraram altas concentrações de bactérias aeróbicas activas nos restos do cérebro congelado de um mamute que foi descoberto, em bom estado de conservação, no permafrost na Yakutia, no noroeste da Sibéria.

O mamute encontrado em 2009 nas ilhas da Nova Sibéria teve as condições de conservação ideais: caiu num poço com água, que se congelou e nunca mais descongelou.

A equipa de cientistas, liderada pelo professor de Ciências Médicas Víctor Cherniavski, efectuou um estudo do efeito destes micro-organismos na qualidade de vida de animais hospedeiros.

Segundo Cherniavski, os micro-organismos foram capazes de estimular a vitalidade de cobaias de laboratório, tendo inclusivamente conseguido que se reproduzissem em idade bastante avançada.

“É provável que os mesmos ensaios, em humanos, venham a ter os mesmos efeitos estimulantes”, disse Víctor Cherniavski à agência TASS.

O cientista destacou a grande estabilidade do material genético destes micro-organismos, que terão sobrevivido 20.000 a 40.000 anos no permafrost, o gelo permanente da Sibéria.

“Os nossos estudos sugerem que grupos isolados destes micro-organismos conseguem sobreviver no permafrost e preservar a capacidade de produzir substâncias biológicas activas”, acrescentou o cientista.

“Temos agora que encontrar forma de aplicar o efeito destes organismos a seres humanos”, conclui Cherniavski.

Cientistas espanhóis prolongam a vida em laboratório

Também uma equipa de cientistas espanhóis parece estar em vias de desenvolver o ansiado elixir da juventude – pelo menos, em animais de laboratório, cuja esperança de vida foi prolongada em 65%.

A “poção mágica” foi descoberta acidentalmente, durante uma investigação de uma equipa de cientistas da Universidade de Oviedo sobre medicamentos para doenças raras associadas ao envelhecimento prematuro.

Segundo o estudo, publicado na revista Nature Cell Biology, uma solução com moléculas experimentais injectada em cobaias de laboratório bloqueou a acção de uma proteína que inibe a formação de células estaminais.

Segundo os cientistas, este resultado é impressionante, uma vez que os dois fármacos não apenas ajudaram a aliviar os efeitos do envelhecimento precoce, como até rejuvenesceram as células do organismo.

De acordo com as estimativas dos investigadores, se este tratamento puder ser aplicado com sucesso a seres humanos, a esperança de vida do Homem poderia subir para cerca de 135 anos.

ZAP / RT

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Marinha dos EUA está a desenvolver drones para matar ovos em ninhos de pássaros selvagens

A Marinha norte-americana e a empresa Hitron Technologies uniram esforços para desenvolver um drone autónomo projetado especificamente para procurar e destruir o maior inimigo da Marinha: os pássaros. Os drones, que estão já a ser testados …

Cientistas criam hologramas que se movem pelo ar

Uma equipa de cientistas da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, conseguiu desenvolver um holograma que projeta imagens em movimento. Se é fã de Star Treck, ficará impressionado com a mais recente inovação. Um grupo de …

Gangue detido por falsificar a especiaria mais cara do mundo

As autoridades espanholas detiveram um gangue que fazia milhões de euros por ano a falsificar a especiaria mais cara do mundo: o açafrão. Os 17 membros da quadrilha foram detidos na região de Castela-Mancha. Os criminosos …

Santuário medieval recebe escultura em pedra que usa máscara contra a covid-19

Uma catedral histórica do Reino Unido renovou um santuário do século XIV, acrescentando um detalhe que coloca em evidência o momento pandémico que o mundo vive. Agora, a nova escultura está a usar uma máscara …

Aos 10 anos, Adewumi chegou à elite mundial do xadrez (e fugiu ao Boko Haram)

Tanitoluwa Adewumi foi perseguido pelo Boko Haram, fugiu da Nigéria e foi sem-abrigo nos Estados Unidos. Agora, com apenas 10 anos, chegou à elite mundial do xadrez. Grande Mestre é um dos títulos vitalícios concedidos pela …

Hegemonia económica da China cada vez mais longe. Queda demográfica coloca Pequim sob pressão

O objetivo do país é tornar-se na maior potência económica do mundo nos próximos anos, mas a corrida pela hegemonia - disputada com os EUA - pode não ser uma meta fácil de alcançar. O …

Miss Universo 2021. Concorrente da Singapura usa roupa com o slogan "Stop Asian Hate"

Bernadette Belle Ong, uma concorrente do Miss Universo 2021, vestiu uma roupa com as cores de Singapura que continha as palavras Stop Asian Hate ("parem com o ódio contra os asiáticos"). Bernadette Belle Ong aproveitou o …

A Índia está a tornar quase impossível a vacinação dos sem-abrigo

A Índia está a dificultar o processo de vacinação dos sem-abrigo, uma vez que o programa requer um número de telemóvel e uma morada residencial. Muitas pessoas não têm nem um, nem outro.  Na Índia, quase …

Violência contra as mulheres é "uma pandemia", alerta ONU

Uma década após a criação da Convenção de Istambul, o marco dos tratados de direitos humanos para acabar com a violência de género, as mulheres enfrentam um ataque global aos seus direitos e segurança, alertaram …

Já se sabe qual a ocasião mais perdida do ano devido à pandemia (e há uma campanha para compensar)

Tomar um café com um amigo ou um familiar é o momento mais perdido do último ano devido à pandemia de covid-19. Nos últimos 12 meses, e em todas as cidades europeias, estima-se ter havido …