Cientistas estão mesmo a um passo do elixir da juventude

Uma equipa de cientistas russos poderão estar a poucos passos de criar o “elixir da juventude”, graças a micro-organismos de um mamute encontrados debaixo do gelo na Sibéria.

Os cientistas encontraram altas concentrações de bactérias aeróbicas activas nos restos do cérebro congelado de um mamute que foi descoberto, em bom estado de conservação, no permafrost na Yakutia, no noroeste da Sibéria.

O mamute encontrado em 2009 nas ilhas da Nova Sibéria teve as condições de conservação ideais: caiu num poço com água, que se congelou e nunca mais descongelou.

A equipa de cientistas, liderada pelo professor de Ciências Médicas Víctor Cherniavski, efectuou um estudo do efeito destes micro-organismos na qualidade de vida de animais hospedeiros.

Segundo Cherniavski, os micro-organismos foram capazes de estimular a vitalidade de cobaias de laboratório, tendo inclusivamente conseguido que se reproduzissem em idade bastante avançada.

“É provável que os mesmos ensaios, em humanos, venham a ter os mesmos efeitos estimulantes”, disse Víctor Cherniavski à agência TASS.

O cientista destacou a grande estabilidade do material genético destes micro-organismos, que terão sobrevivido 20.000 a 40.000 anos no permafrost, o gelo permanente da Sibéria.

“Os nossos estudos sugerem que grupos isolados destes micro-organismos conseguem sobreviver no permafrost e preservar a capacidade de produzir substâncias biológicas activas”, acrescentou o cientista.

“Temos agora que encontrar forma de aplicar o efeito destes organismos a seres humanos”, conclui Cherniavski.

Cientistas espanhóis prolongam a vida em laboratório

Também uma equipa de cientistas espanhóis parece estar em vias de desenvolver o ansiado elixir da juventude – pelo menos, em animais de laboratório, cuja esperança de vida foi prolongada em 65%.

A “poção mágica” foi descoberta acidentalmente, durante uma investigação de uma equipa de cientistas da Universidade de Oviedo sobre medicamentos para doenças raras associadas ao envelhecimento prematuro.

Segundo o estudo, publicado na revista Nature Cell Biology, uma solução com moléculas experimentais injectada em cobaias de laboratório bloqueou a acção de uma proteína que inibe a formação de células estaminais.

Segundo os cientistas, este resultado é impressionante, uma vez que os dois fármacos não apenas ajudaram a aliviar os efeitos do envelhecimento precoce, como até rejuvenesceram as células do organismo.

De acordo com as estimativas dos investigadores, se este tratamento puder ser aplicado com sucesso a seres humanos, a esperança de vida do Homem poderia subir para cerca de 135 anos.

ZAP / RT

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cientistas obrigados rebatizar dezenas de genes humanos por causa do Excel

Só no ano passado, os cientistas viram-se obrigados a mudar os nomes de 27 genes humanos por causa de um erro de leitura do Microsoft Excel. Tal como explica o portal The Verge, que avança …

"Vai continuar a queimar". Covid-19 é parecida com fogo florestal, não com ondas e picos

Com o surgimento do novo coronavírus no mundo, vários especialistas previam que este iria surgir em ondas e picos. Agora a visão de futuro é outra e os especialistas dizem que a pandemia se compara …

Mudanças climáticas podem vir a causar mais mortes do que a covid-19, alerta Bill Gates

  As mudanças climáticas podem custar muito mais vidas nas próximas décadas do que a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O alerta é do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que, através de uma reflexão no seu …

Descoberta a primeira disrupção gigante nas nuvens de Vénus

Uma equipa internacional de cientistas, que incluiu um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu a "primeira disrupção gigante" nas nuvens de Vénus que tem fustigado as zonas profundas da atmosfera …

TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais …

Fair-play financeiro. UEFA mantém restrições ao FC Porto

A UEFA informou, esta sexta-feira, que o FC Porto "cumpriu parcialmente as metas estabelecidas para a época 2019/20" a nível do fair-play financeiro e que vai manter as restrições impostas ao clube azul e branco. "O …

Procuradora-geral de Nova Iorque quer dissolver NRA após investigação de fraude

A procuradora-geral de Nova Iorque anunciou, esta quinta-feira, ter movido um processo judicial contra a National Rifle Association (NRA), depois de uma investigação que mostra que os seus dirigentes desviaram milhões de dólares para benefício …

MP abre inquérito sobre surto em lar de Reguengos de Monsaraz

O Ministério Público (MP) instaurou um inquérito sobre o surto de covid-19 num lar em Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, que já provocou 18 mortos. Questionada pela agência Lusa, a Procuradoria-Geral da República (PGR) …

Ciclista Fabio Jakobsen já saiu do coma induzido

O ciclista holandês saiu do coma induzido, dois dias depois de uma violenta queda na primeira etapa do Tour da Polónia, que o deixou em estado grave e obrigou a uma cirurgia de cinco horas. "Temos …

Explosão em Beirute equivalente a várias centenas de toneladas de TNT, dizem especialistas

A explosão no porto de Beirute, que na terça-feira matou mais de cem pessoas e deixou milhares de outras feridas, terá sido desencadeada por 2.750 toneladas de nitrato de amónio. Segundo especialistas, foi o equivalente …