Cientistas estão mesmo a um passo do elixir da juventude

Uma equipa de cientistas russos poderão estar a poucos passos de criar o “elixir da juventude”, graças a micro-organismos de um mamute encontrados debaixo do gelo na Sibéria.

Os cientistas encontraram altas concentrações de bactérias aeróbicas activas nos restos do cérebro congelado de um mamute que foi descoberto, em bom estado de conservação, no permafrost na Yakutia, no noroeste da Sibéria.

O mamute encontrado em 2009 nas ilhas da Nova Sibéria teve as condições de conservação ideais: caiu num poço com água, que se congelou e nunca mais descongelou.

A equipa de cientistas, liderada pelo professor de Ciências Médicas Víctor Cherniavski, efectuou um estudo do efeito destes micro-organismos na qualidade de vida de animais hospedeiros.

Segundo Cherniavski, os micro-organismos foram capazes de estimular a vitalidade de cobaias de laboratório, tendo inclusivamente conseguido que se reproduzissem em idade bastante avançada.

“É provável que os mesmos ensaios, em humanos, venham a ter os mesmos efeitos estimulantes”, disse Víctor Cherniavski à agência TASS.

O cientista destacou a grande estabilidade do material genético destes micro-organismos, que terão sobrevivido 20.000 a 40.000 anos no permafrost, o gelo permanente da Sibéria.

“Os nossos estudos sugerem que grupos isolados destes micro-organismos conseguem sobreviver no permafrost e preservar a capacidade de produzir substâncias biológicas activas”, acrescentou o cientista.

“Temos agora que encontrar forma de aplicar o efeito destes organismos a seres humanos”, conclui Cherniavski.

Cientistas espanhóis prolongam a vida em laboratório

Também uma equipa de cientistas espanhóis parece estar em vias de desenvolver o ansiado elixir da juventude – pelo menos, em animais de laboratório, cuja esperança de vida foi prolongada em 65%.

A “poção mágica” foi descoberta acidentalmente, durante uma investigação de uma equipa de cientistas da Universidade de Oviedo sobre medicamentos para doenças raras associadas ao envelhecimento prematuro.

Segundo o estudo, publicado na revista Nature Cell Biology, uma solução com moléculas experimentais injectada em cobaias de laboratório bloqueou a acção de uma proteína que inibe a formação de células estaminais.

Segundo os cientistas, este resultado é impressionante, uma vez que os dois fármacos não apenas ajudaram a aliviar os efeitos do envelhecimento precoce, como até rejuvenesceram as células do organismo.

De acordo com as estimativas dos investigadores, se este tratamento puder ser aplicado com sucesso a seres humanos, a esperança de vida do Homem poderia subir para cerca de 135 anos.

ZAP / RT

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Venezuela. Maduro ordena construção de novo satélite de telecomunicações

Nicolás Maduro anunciou que a Venezuela vai ter um novo satélite de telecomunicações, que vão ser feitos investimentos para ativar as redes 4G e 5G nas operadoras estatais e para levar fibra ótica aos venezuelanos. "Ordeno …

Departamento de Justiça dos EUA enviou email com link para site supremacista e antissemita

Uma divisão do Departamento de Justiça norte-americano enviou um email para juízes de imigração com um link para um blogue supremacista branco, repleto de referências antissemitas. A mensagem, enviada pelo gabinete executivo de avaliação de imigração …

Indonésia tenta parar violência na Papua com envio de tropas e corte da Internet

O corte do acesso à Internet na Papua e territórios adjacentes e o envio de pouco mais de um milhar de efetivos do exército são a resposta do Governo indonésio à onda de distúrbios que …

Itália tem até terça-feira para formar novo Governo

O Presidente de Itália disse esta quinta-feira, após consultas com os partidos, que há uma maioria parlamentar disposta a formar um novo Governo, pelo que vai permitir estas negociações e convocará novamente os partidos na …

Câmara de Cascais paga multa de 200 mil euros por construção ilegal na praia

A Câmara Municipal de Cascais foi condenada a pagar 200 mil euros pela construção ilegal de um acesso em betão à praia do Abano. A construção que data a 17 de junho de 2009 foi conduzida …

Ocean Viking vai desembarcar em Malta. Reservas de mantimentos estão a chegar ao fim

As reservas de mantimentos para os 356 ocupantes do navio Ocean Viking só são suficientes para quatro dias, alertou esta sexta-feira a organização Médicos Sem Fronteiras frisando que o navio está há 19 dias no …

"Não se cumpre a lei". Veterinários acusam autoridades de não recolherem animais abandonados

O bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, Jorge Cid, acusou ontem as autoridades de não estarem a cumprir a lei que obriga a recolher os animais abandonados. Em setembro de 2018, passou a ser aplicada no …

"A Leonor é transexual. Ela existe. É a minha filha." Pais ao lado do Governo e contra a direita

A polémica em torno da Lei de Identidade de Género continua, com as críticas da Direita e com uma petição contra a legislação que já vai em mais de 27 mil assinaturas. Associações de pais …

Médicos de fertilidade usaram o seu próprio esperma em centenas de pacientes

Uma longa reportagem do The New York Times dá conta de vários casos de mulheres que recorreram a médicos especialistas em fertilidade à procura de esperma anónimo e acabaram por receber o esperma do próprio …

Nenhum rohingya se apresentou para sair do Bangladesh e regressar a Myanmar

O Comissário para os Refugiados, Assistência e Repatriamento do Bangladesh, Abul Kalam, disse na quinta-feira que nenhum rohingya se apresentou para regressar a Myanmar (antiga Birmânia) numa segunda tentativa de repatriamento da etnia muçulmana. Numa conferência …