Cientistas estão mesmo a um passo do elixir da juventude

Uma equipa de cientistas russos poderão estar a poucos passos de criar o “elixir da juventude”, graças a micro-organismos de um mamute encontrados debaixo do gelo na Sibéria.

Os cientistas encontraram altas concentrações de bactérias aeróbicas activas nos restos do cérebro congelado de um mamute que foi descoberto, em bom estado de conservação, no permafrost na Yakutia, no noroeste da Sibéria.

O mamute encontrado em 2009 nas ilhas da Nova Sibéria teve as condições de conservação ideais: caiu num poço com água, que se congelou e nunca mais descongelou.

A equipa de cientistas, liderada pelo professor de Ciências Médicas Víctor Cherniavski, efectuou um estudo do efeito destes micro-organismos na qualidade de vida de animais hospedeiros.

Segundo Cherniavski, os micro-organismos foram capazes de estimular a vitalidade de cobaias de laboratório, tendo inclusivamente conseguido que se reproduzissem em idade bastante avançada.

“É provável que os mesmos ensaios, em humanos, venham a ter os mesmos efeitos estimulantes”, disse Víctor Cherniavski à agência TASS.

O cientista destacou a grande estabilidade do material genético destes micro-organismos, que terão sobrevivido 20.000 a 40.000 anos no permafrost, o gelo permanente da Sibéria.

“Os nossos estudos sugerem que grupos isolados destes micro-organismos conseguem sobreviver no permafrost e preservar a capacidade de produzir substâncias biológicas activas”, acrescentou o cientista.

“Temos agora que encontrar forma de aplicar o efeito destes organismos a seres humanos”, conclui Cherniavski.

Cientistas espanhóis prolongam a vida em laboratório

Também uma equipa de cientistas espanhóis parece estar em vias de desenvolver o ansiado elixir da juventude – pelo menos, em animais de laboratório, cuja esperança de vida foi prolongada em 65%.

A “poção mágica” foi descoberta acidentalmente, durante uma investigação de uma equipa de cientistas da Universidade de Oviedo sobre medicamentos para doenças raras associadas ao envelhecimento prematuro.

Segundo o estudo, publicado na revista Nature Cell Biology, uma solução com moléculas experimentais injectada em cobaias de laboratório bloqueou a acção de uma proteína que inibe a formação de células estaminais.

Segundo os cientistas, este resultado é impressionante, uma vez que os dois fármacos não apenas ajudaram a aliviar os efeitos do envelhecimento precoce, como até rejuvenesceram as células do organismo.

De acordo com as estimativas dos investigadores, se este tratamento puder ser aplicado com sucesso a seres humanos, a esperança de vida do Homem poderia subir para cerca de 135 anos.

ZAP / RT

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Marcelo Rebelo de Sousa critica "instrumentalização do medo" pelo poder

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse hoje haver demasiados poderes com medo que o medo acabe, considerando a "instrumentalização do medo" para acorrentar os outros como um problema na ordem do dia. “Há …

CGTP ameaça Costa: “Ou dá resposta às reivindicações ou conta com contestação” nas ruas

O secretário-geral da CGTP-IN, Arménio Carlos, defendeu a alteração das leis laborais e o aumento do salários na próxima legislatura, avisando que caso estas reivindicações não sejam atendida, o Governo terá forte contestação nas ruas. Arménio …

Das eleições resultou um "Governo instável" e Marcelo foi "o grande ganhador sem ter participado"

Para Luís Marques Mendes, o PS teve mais votos, mas tem piores condições para governar. Além disso, na opinião do comentador político, foi Marcelo quem ganhou estas eleições, por não ter havido maioria absoluta. O Partido …

"Querem que pique a bolha?" Conselheiros do Banco de Portugal compararam Montepio ao caso BES

Numa "discussão acesa" no Banco de Portugal, conselheiros da entidade de supervisão compararam a situação do Banco Montepio ao caso BES, com referências a um "esquema de Ponzi", em pirâmide, e a ideia de que …

CGD e Novo Banco vão atrás da fortuna de Paulo Maló

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) e o Novo Banco vão tentar executar o património pessoal de Paulo Maló, médico e empresário que fundou a Malo Clinic, empresa especializada em medicina dentária, escreve o Jornal …

Comandante que desviou dinheiro da Proteção Civil recebe avença do Estado

Gil Martins foi condenado de desviar mais de cem mil euros da Proteção Civil. Ainda assim, o antigo comandante recebe uma avença de mil euros brutos por mês. O ex-comandante nacional da Autoridade Nacional de Emergência …

New York Times divulga provas de que a Rússia bombardeou deliberadamente hospitais na Síria

O The New York Times publicou este domingo, segundo avança o próprio jornal norte-americano, provas de que a Rússia bombardeou repetidamente e deliberadamente hospitais na Síria, onde intervém em apoio do regime sírio do Presidente …

Simone Biles torna-se na ginasta mais medalhada de sempre em Mundiais

Esta foi a quarta medalha de ouro para Biles em Estugarda, depois de ter vencido a prova por equipas, o concurso geral individual e a prova de salto. A norte-americana Simone Biles tornou-se hoje a ginasta …

Há um Reino muito pouco Unido na corda bamba. Rainha inicia semana decisiva para o Brexit

Depois do discurso real desta segunda-feira, as conversações entre Londres e Bruxelas deverão continuar e avançar pela cimeira da UE de quinta e sexta-feira. No sábado, o Parlamento britânico reúne-se excecionalmente para votar o que …

Esther Duflo, Abhijit Banerjee e Michael Kremer vencem Nobel da Economia

O prémio Nobel da Economia de 2019 foi esta segunda-feira atribuído à francesa Esther Duflo, ao indiano Abhijit Banerjee e ao norte-americano Michael Kremer, anunciou a Real Academia das Ciências sueca. O Prémio de Ciências Económicas …