A Ciência explica como tornar o chocolate de leite mais saudável

O chocolate de leite é um dos doces mais populares em todo o mundo, apesar de estar longe de ser considerado um produto alimentar saudável. Agora, cientistas descobriram uma forma de o tornar mais saudável.

Ao contrário do popular chocolate de leite, o chocolate negro é rico em compostos bioativos, principalmente compostos fenólicos que podem fornecer benefícios antioxidantes. Na verdade, é a presença desses compostos que confere ao chocolate preto o seu sabor amargo.

Porém, para aqueles que preferem o sabor do chocolate de leite, os cientistas descobriram uma forma de o tornar mais saudável. Para aumentar a sua composição antioxidante, investigadores do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos propõem combinar o chocolate com resíduos de alimentos, como a casca vermelha que envolve a fruta do amendoim.

De acordo com Lisa Dean, principal investigadora do projeto, os fabricantes de produtos feitos de amendoim descartam milhares de toneladas da sua pele por ano, “mas como contém 15% de compostos fenólicos por peso, é uma potencial mina de ouro com bioatividade antioxidante”, tal como a borra de café, folhas de chá descartadas e outros restos de comida.

Conforme explicado no site da American Chemical Society (ACS), os cientistas trituraram os restos de comida em pó e depois extraíram os compostos fenólicos com etanol para depois combiná-los com um aditivo alimentar chamado maltodextrina que permite facilitar a sua incorporação ao chocolate.

Os restos – lignina e celulose – também servem para ração para animais.

Apesar do amendoim estar entre os alimentos que mais desencadeiam reações alérgicas, a análise da poeira fenólica produzida na sua pele não revelou a presença de alérgenos.

Os cientistas planeiam ainda testar se a casca do amendoim é capaz de estender a vida útil das manteigas de diferentes nozes, que geralmente é curta devido ao alto teor de gordura.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Demolição de construções ilegais em Loures regista “alguns tumultos” com moradores

A Câmara Municipal de Loures avançou esta segunda-feira com demolições de construções ilegais no bairro de Montemor, com o apoio da polícia, verificando-se “alguns tumultos”, porque os moradores se queixam da falta de soluções de …

"O São João é decisivo". Gaia negou pedidos para festejos e faz apelo à contenção

A Câmara de Vila Nova de Gaia negou os pedidos para a realização de festas de São João porque “com esta cadência” o concelho “corre o risco de voltar atrás no confinamento”, disse esta segunda-feira …

Presidente promulga diploma do Governo para acelerar execução do PRR

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto-lei que estabelece o regime excecional de execução orçamental e de simplificação de procedimentos dos projetos aprovados no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Numa nota …

Bielorrússia. Washington anuncia sanções financeiras e restrições de vistos

Os Estados Unidos impuseram esta segunda-feira novas sanções financeiras e restrições de vistos a dezenas de funcionários e entidades na Bielorrússia, em coordenação com a União Europeia, Reino Unido e Canadá. As medidas retaliatórias - que …

Uma provocação de Cristiano iniciou a reviravolta alemã

Opinião de Dietmar Hamann, depois de um toque "artístico" do capitão da seleção portuguesa, quando a Alemanha ainda perdia. Cristiano Ronaldo voltou a jogar para dar espetáculo, num momento do duelo entre Portugal e Alemanha no …

Fotografia mostra princesa Latifa em Espanha

Uma fotografia da princesa Latifa do Dubai, cuja situação preocupa a ONU depois de ter sido apanhada quando tentava fugir do emirado em 2018, foi divulgada esta segunda-feira numa rede social e descrita como tendo …

Microlino, o pequeno carro elétrico com teto dobrável, está cada vez mais perto da produção

Em desenvolvimento há mais de cinco anos, e originalmente com produção prevista para 2019, o terceiro protótipo do Microlino 2.0 da Micro Mobility Systems AG foi concluído. O terceiro protótipo do Microlino é o mais próximo …

Constitucional "absolve" (mas critica) socialista que chamou "cigana" a deputada

O Tribunal Constitucional (TC) anulou a decisão do PS de condenar o ex-eurodeputado, mas o presidente fez uma declaração de voto em que reprovou o "chocante racismo". O caso remonta a junho de 2017, quando Manuel …

EUA convida Coreia do Norte a retomar diálogo sobre armamento nuclear

Os Estados Unidos (EUA), a Coreia do Sul e o Japão convidaram esta segunda-feira Pyongyang a retomar o diálogo sobre armamento nuclear na península coreana, depois de o líder norte-coreano ter anunciado estar a preparar-se …

Polícias em protesto abandonaram parlamento (mas voltaram para trás)

A manifestação de elementos das forças de segurança pertencentes ao Movimento Zero abandonou esta segunda-feira, cerca das 15h30, o parlamento, alegadamente em direção ao Ministério da Administração Interna, mas a meio do percurso voltou para …