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Cidade turca oferece bicicletas a crianças (se um parente deixar de fumar)

Kilis, uma pequena cidade turca na fronteira com a Síria, não é a cidade mais propícia a bicicletas, mas os líderes locais estão determinados a mudar isto com uma nova rede de ciclovias e com a distribuição de milhares de bicicletas.

Desde a eclosão da guerra civil na Síria, há sete anos, milhões de sírios procuraram abrigo na Turquia. Embora haja campos de refugiados ao longo da fronteira, a maioria dos refugiados opta por morar em cidades como Kilis.

A população de refugiados sírios excede agora o número de habitantes locais e o árabe é muito ouvido, quase tanto como o turco. Muitas lojas e restaurantes estão repletos de placas em árabe.

Além de duplicar a população da cidade para 260 mil pessoas, a guerra do outro lado da fronteira causou uma nuvem negra de medo.

Atualmente, uma sensação de normalidade regressou à cidade – cujo centro é um labirinto apertado de becos repletos de construções de pedra e mesquitas dos séculos XVI e XVII.

O responsável da cidade, Hasan Kara, quer que Kilis seja vista, não como um local de conflito, mas que abriu as suas portas aos refugiados. Como parte disso, Kara embarcou numa série de projetos cívicos e de infraestrutura destinados a criar um ambiente habitável. O mais incomum seja o projeto de distribuição de milhares de bicicletas gratuitas para as crianças da cidade.

“Até agora, distribuímos mais de quatro mil bicicletas e a nossa meta é distribuir pelo menos 15 mil”, explicou Kara, citado pelo The Guardian.

Mas há requisitos para obter uma bicicleta gratuita: as crianças devem conseguir que um parente deixe de fumar; ter boas notas e melhorar as áreas de estudo mais fracas e prometer andar de bicicleta pelo menos uma hora por dia.

Além do projetos das bicicletas para crianças, a Kilis construiu uma pista protegida de seis quilómetros alinhada com flores ao longo de uma rua mais afastada do centro, perto de filas de modernos prédios de apartamentos.

Hasan Kara pretende construir uma rede de 20 quilómetros de ciclovias por toda a cidade, incluindo uma ao longo de sua principal rua comercial, a Cumhuriyet Avenue, numa tentativa de impulsionar o uso das bicicletas em vez das motocicletas e dos carros.

ZAP //

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