Cidadãos pagam cada vez mais para falar com serviços do Estado

Contactar serviços do Estado como as Finanças e a ADSE sai cada vez mais caro aos contribuintes. Isto porque as linhas 707, mais caras do que os números do serviço universal, são crescentemente usadas no sector público para o contacto com os consumidores.

Esta conclusão surge depois de uma investigação do Diário de Notícias, que apurou que há cada mais serviços públicos a utilizarem os números 707. Estes, apesar de não se enquadrarem nas denominadas chamadas de Valor Acrescentado, são mais caros do que os números de prefixo normal da rede universal.

O DN destaca que estes números começados por 707 têm “um valor fixo que oscila entre os 10 cêntimos por minuto, para chamadas feitas pela rede fixa, e os 25 cêntimos para os telemóveis“.

O contribuinte acaba assim por pagar mais caro se contactar serviços como a ADSE, onde esta será já a única forma de contacto existente, conforme apurou o jornal, que descreve a denúncia feita por um utente na rede social de consumidores Portal da Queixa que alegou ter recebido de um responsável da ADSE a justificação de que “a elevada afluência por parte dos utentes a esta linha telefónica origina a situação exposta“.

“É o mesmo que dizer que esta entidade do Ministério das Finanças optou, deliberadamente, por uma linha telefónica mais cara para racionalizar as chamadas dos contribuintes que a mantém com os seus impostos e descontos”, conclui o DN.

ZAP

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Este sistema do cidadão ter que pagar este tipo de chamadas,para contactar órgãos que o devem servir, configura-se-me como uma espécie de burla.Por se o não é,então é de uma estupidez saloia e irresponsável.Tenho msais consideração por carteiristas, pelo menos arriscam sanções.

  2. Isto só prova a minha afirmação que vivemos num estado feudal em que o cidadão está ao serviço de um punhado de sevandijas que só olham para a sua barriga e que se estão completamente lixando para as pessoas.
    E depois vejo um punhado grande de gente estúpida a degladiarem-se em defesa de partidos políticos como se da sua honra se tratasse não vendo que estão a ser usados por esta maquina insaciável a que chamamos estado, mas que é composta por pessoas as quais têm nome.
    deixo aqui um brado

    ACORDEM!!!!!!

  3. O Estado beneficia os operadores de rede telefónica, criando estes números 707…..;
    Informa os operadores que estes números são os únicos postos à disposição do cidadão para se relacionar com ele, Estado, e simultaneamente autoriza os operadores a cobrarem mais pelo serviço prestado. Vigarice evidente, irritante, que ultrapassa a saloíce inocente do primata

    • Cuidado com o que se escreve…
      As operadoras cobram mais, mas dão uma parte desse valor cobrado ao detentor do numero de telefone (neste caso, um serviço do Estado)!!

  4. Concordo consigo totalmente Joaquim os portugueses sao masoquistas e cegos, nao acordam pra vida, enfim um caso perdido! As instituicoes e que deveriam estar ao servico das pessoas e nao o contrario, enfim…por essa razao vai dai emigrei em 2013 para a alemanha e por ca estou ate setembro pelo menos, esperando continuar…

  5. Esta situação, quanto a mim, só tem uma explicação: o cidadão/contribuinte existe para financiar o estado e não para o chatear. As ligações ficam caras, demoram e ELES desistem. Deve ser esse o modo de pensar do governo. Mas a culpa é nossa que votamos em quem sabemos que, há décadas, não vale rigorosamente nada. Vamos acabar com as máquinas partidárias e colocar cidadãos independentes no governo. Abaixo os partidos e os políticos profissionais que a única coisa que sabem fazer é LIXAR O ZÉ POVO. Vamos devolver o país a quem o merece; o povo.
    NOTA: sou um cidadão apolítico.

    • Se és apolitico então também és culpado da situação actual!!
      Devias ser apatidário e não apolitico, já que a politica faz parte da sociedade (pelo menos, de qualquer sociedade civilizada)!
      Tudo é politica!!

  6. Por acaso eu já reclamei através do balcão virtual àcerca disso. Convém enviar para lá notificações e reclamações para icentivar à rápida melhoria do serviço. Até agora, com o balcão virtual já tive 3/5 questões respondidas. Fica a sugestão para quem não tem, para já, urgência. Posso dizer que me deram resposta acho que no mesmo dia a 2 questões.

RESPONDER

Japão vai ter robôs "inteligentes" nas salas de aula para ensinar inglês

O Governo do Japão vai introduzir robôs com inteligência artificial capazes de falar inglês nas salas de aula para ajudar as crianças a melhorar as suas competências orais. De acordo com a emissora pública nipónica NHK, …

Sismo de 7,2 volta a atingir a Indonésia, o 5.º em menos de um mês

Um novo sismo de magnitude 7,2 atingiu este domingo a ilha Lombok, na Indonésia, o quinto em menos de um mês, informaram os Serviços Geológicos dos Estados Unidos. O abalo foi registado a 124 quilómetros a …

Belenenses vs FC Porto | Golo nos descontos salva dragão

O FC Porto sofreu a bom sofrer para somar três pontos no Estádio do Jamor, nova “casa” do Belenenses. Os “dragões estiveram a ganhar por 2-0, deixaram-se empatar, e somente em período de descontos, de …

Onda de calor no Reino Unido revela magicamente ruínas pré-históricas

A onda de calor que assolou a Europa durante este verão continua a revelar a vestígios arqueológicos do passado do Reino Unido - entre as quais, um monumento cerimonial do Período Neolítico. Imagens aéreas mostraram pela …

Restaurante alemão proíbe entrada de crianças

Chamado "cozinha da avó" em alemão, um restaurante decidiu proibir a entrada a menores de 14 anos após as 17h. O proprietário diz querer proporcionar um "oásis de paz" aos seus clientes. Um restaurante na estância …

Franceses "pescam" bomba alemã da II Guerra Mundial com 860 quilos

Pescadores franceses encontraram na costa da Normandia, região francesa próxima de Paris, algo realmente grande na sua rede de pesca - uma bomba da Segunda Guerra Mundial com 860 quilos de explosivos. A rede capturou uma …

Sul da Índia "afoga-se" nas piores inundações em 100 anos

O estado indiano de Kerala vive há dez dias as piores inundações em um século, causadas pelas torrenciais chuvas de monção, que já provocaram cerca de 200 mortos e mais de 220 mil refugiados em …

200 mil bombas de Hiroshima, o poder do supervulcão de Santorini

Um novo estudo realizado com base em análises de anéis de árvores, pode definir com mais precisão o momento em que o supervulcão de Santorini, na Grécia, entrou em erupção. A nova pesquisa ajudou a …

"Bola de fogo" 40 vezes mais brilhante do que Lua cheia sobrevoou os EUA

Uma bola de fogo cruzou o céu do estado norte-americano do Alabama durante a noite desta sexta-feira. A NASA divulgou um vídeo, no qual mostra o objeto a sobrevoar a cidade, com um feixe de …

Segredo para uma vida mais longa está no consumo moderado de hidratos de carbono

Um estudo recente concluiu que o consumo moderado de hidratos de carbono é a solução para ter uma esperança média de vida maior. O consumo moderado de hidratos de carbono favorece uma vida mais saudável e …