Cidadãos pagam cada vez mais para falar com serviços do Estado

Contactar serviços do Estado como as Finanças e a ADSE sai cada vez mais caro aos contribuintes. Isto porque as linhas 707, mais caras do que os números do serviço universal, são crescentemente usadas no sector público para o contacto com os consumidores.

Esta conclusão surge depois de uma investigação do Diário de Notícias, que apurou que há cada mais serviços públicos a utilizarem os números 707. Estes, apesar de não se enquadrarem nas denominadas chamadas de Valor Acrescentado, são mais caros do que os números de prefixo normal da rede universal.

O DN destaca que estes números começados por 707 têm “um valor fixo que oscila entre os 10 cêntimos por minuto, para chamadas feitas pela rede fixa, e os 25 cêntimos para os telemóveis“.

O contribuinte acaba assim por pagar mais caro se contactar serviços como a ADSE, onde esta será já a única forma de contacto existente, conforme apurou o jornal, que descreve a denúncia feita por um utente na rede social de consumidores Portal da Queixa que alegou ter recebido de um responsável da ADSE a justificação de que “a elevada afluência por parte dos utentes a esta linha telefónica origina a situação exposta“.

“É o mesmo que dizer que esta entidade do Ministério das Finanças optou, deliberadamente, por uma linha telefónica mais cara para racionalizar as chamadas dos contribuintes que a mantém com os seus impostos e descontos”, conclui o DN.

ZAP

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Este sistema do cidadão ter que pagar este tipo de chamadas,para contactar órgãos que o devem servir, configura-se-me como uma espécie de burla.Por se o não é,então é de uma estupidez saloia e irresponsável.Tenho msais consideração por carteiristas, pelo menos arriscam sanções.

  2. Isto só prova a minha afirmação que vivemos num estado feudal em que o cidadão está ao serviço de um punhado de sevandijas que só olham para a sua barriga e que se estão completamente lixando para as pessoas.
    E depois vejo um punhado grande de gente estúpida a degladiarem-se em defesa de partidos políticos como se da sua honra se tratasse não vendo que estão a ser usados por esta maquina insaciável a que chamamos estado, mas que é composta por pessoas as quais têm nome.
    deixo aqui um brado

    ACORDEM!!!!!!

  3. O Estado beneficia os operadores de rede telefónica, criando estes números 707…..;
    Informa os operadores que estes números são os únicos postos à disposição do cidadão para se relacionar com ele, Estado, e simultaneamente autoriza os operadores a cobrarem mais pelo serviço prestado. Vigarice evidente, irritante, que ultrapassa a saloíce inocente do primata

    • Cuidado com o que se escreve…
      As operadoras cobram mais, mas dão uma parte desse valor cobrado ao detentor do numero de telefone (neste caso, um serviço do Estado)!!

  4. Concordo consigo totalmente Joaquim os portugueses sao masoquistas e cegos, nao acordam pra vida, enfim um caso perdido! As instituicoes e que deveriam estar ao servico das pessoas e nao o contrario, enfim…por essa razao vai dai emigrei em 2013 para a alemanha e por ca estou ate setembro pelo menos, esperando continuar…

  5. Esta situação, quanto a mim, só tem uma explicação: o cidadão/contribuinte existe para financiar o estado e não para o chatear. As ligações ficam caras, demoram e ELES desistem. Deve ser esse o modo de pensar do governo. Mas a culpa é nossa que votamos em quem sabemos que, há décadas, não vale rigorosamente nada. Vamos acabar com as máquinas partidárias e colocar cidadãos independentes no governo. Abaixo os partidos e os políticos profissionais que a única coisa que sabem fazer é LIXAR O ZÉ POVO. Vamos devolver o país a quem o merece; o povo.
    NOTA: sou um cidadão apolítico.

    • Se és apolitico então também és culpado da situação actual!!
      Devias ser apatidário e não apolitico, já que a politica faz parte da sociedade (pelo menos, de qualquer sociedade civilizada)!
      Tudo é politica!!

  6. Por acaso eu já reclamei através do balcão virtual àcerca disso. Convém enviar para lá notificações e reclamações para icentivar à rápida melhoria do serviço. Até agora, com o balcão virtual já tive 3/5 questões respondidas. Fica a sugestão para quem não tem, para já, urgência. Posso dizer que me deram resposta acho que no mesmo dia a 2 questões.

RESPONDER

Sair das redes sociais não garante privacidade

Uma pessoa que saia das redes sociais não tem garantia de privacidade porque os amigos que lá deixou continuam a permitir prever com alguma certeza as suas atividades, segundo um estudo científico. A investigação da equipa …

Hotel condenado a pagar 19 milhões por discriminação religiosa a funcionária despedida

Quando foi contratada pelo hotel Conrad, Marie Jean fez um acordo: não trabalharia ao domingo, para cumprir os seus compromissos religiosos na igreja Bethel Baptist. Marie Jean Pierre era uma imigrante a tentar ganhar a vida …

"Alpinista de biquiní' morre de hipotermia após queda em desfiladeiro

Famosa pelos seus passeios em biquíni pelas montanhas, Gigi Wu caiu de um desfiladeiro e morreu de hipotermia no Parque Nacional Yu Shan, em Taiwan. Gigi Wu, de 36 anos, apelidada de "alpinista de biquíni" pelos …

Crimes de Vale e Azevedo no Benfica prescreveram

O Tribunal da Relação de Lisboa considerou prescritos os crimes de que o ex-presidente do Benfica João Vale e Azevedo estava acusado, relativos ao desvio de dinheiro dos direitos televisivos do clube, disse esta terça-feira …

Suspensão de voos em Gatwick devido aos drones custou quase 17 milhões à easyJet

A transportadora aérea easyJet informou que os custos devido à suspensão da operação em Gatwick, um dos aeroportos que serve Londres, devido à presença de drones, chegou quase aos 17 milhões de euros. Em comunicado enviado …

Passageiro alcoolizado desviou um avião na Rússia

Um avião de passageiros que voava da Sibéria para Moscovo foi desviado por um passageiro que alterou a rota prevista, obrigando-o a aterrar no Afeganistão. O homem estaria alcoolizado e já foi detido. A Associated Press, …

Santana desafia partidos a falar sobre coligações antes das legislativas

O presidente do partido Aliança, Pedro Santana Lopes, desafiou os líderes partidários a dizerem antes das eleições legislativas deste ano se querem alguma coligação pós-eleitoral e com que partidos. Uma coligação pré-eleitoral dos partidos do centro-direita …

Polícia prende cinco suspeitos da morte de Marielle

A operação Os Intocáveis, desencadeada nesta manhã em áreas controladas por milícias do Rio de Janeiro, prendeu cinco suspeitos do envolvimento nos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. São integrantes de uma …

Centeno não estará no próximo Governo "para não ter de gerir as consequências" das políticas adotadas

Daniel Bessa, antigo ministro da Economia de António Guterres, alerta que as contas públicas estão "por arames", considerando que Mário Centeno, que lidera a pasta das Finanças no atual Executivo socialista, não fará parte de …

Cientista que criou bebés geneticamente modificados foi despedido

O cientista chinês He Jiankui, que anunciou a criação da primeira modificação genética de bebés, foi acusado pelo Governo chinês de driblar a fiscalização e de quebrar as diretrizes em busca de fama e fortuna. Esta …