Cidadãos pagam cada vez mais para falar com serviços do Estado

Contactar serviços do Estado como as Finanças e a ADSE sai cada vez mais caro aos contribuintes. Isto porque as linhas 707, mais caras do que os números do serviço universal, são crescentemente usadas no sector público para o contacto com os consumidores.

Esta conclusão surge depois de uma investigação do Diário de Notícias, que apurou que há cada mais serviços públicos a utilizarem os números 707. Estes, apesar de não se enquadrarem nas denominadas chamadas de Valor Acrescentado, são mais caros do que os números de prefixo normal da rede universal.

O DN destaca que estes números começados por 707 têm “um valor fixo que oscila entre os 10 cêntimos por minuto, para chamadas feitas pela rede fixa, e os 25 cêntimos para os telemóveis“.

O contribuinte acaba assim por pagar mais caro se contactar serviços como a ADSE, onde esta será já a única forma de contacto existente, conforme apurou o jornal, que descreve a denúncia feita por um utente na rede social de consumidores Portal da Queixa que alegou ter recebido de um responsável da ADSE a justificação de que “a elevada afluência por parte dos utentes a esta linha telefónica origina a situação exposta“.

“É o mesmo que dizer que esta entidade do Ministério das Finanças optou, deliberadamente, por uma linha telefónica mais cara para racionalizar as chamadas dos contribuintes que a mantém com os seus impostos e descontos”, conclui o DN.

ZAP

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10 COMENTÁRIOS

  1. Este sistema do cidadão ter que pagar este tipo de chamadas,para contactar órgãos que o devem servir, configura-se-me como uma espécie de burla.Por se o não é,então é de uma estupidez saloia e irresponsável.Tenho msais consideração por carteiristas, pelo menos arriscam sanções.

  2. Isto só prova a minha afirmação que vivemos num estado feudal em que o cidadão está ao serviço de um punhado de sevandijas que só olham para a sua barriga e que se estão completamente lixando para as pessoas.
    E depois vejo um punhado grande de gente estúpida a degladiarem-se em defesa de partidos políticos como se da sua honra se tratasse não vendo que estão a ser usados por esta maquina insaciável a que chamamos estado, mas que é composta por pessoas as quais têm nome.
    deixo aqui um brado

    ACORDEM!!!!!!

  3. O Estado beneficia os operadores de rede telefónica, criando estes números 707…..;
    Informa os operadores que estes números são os únicos postos à disposição do cidadão para se relacionar com ele, Estado, e simultaneamente autoriza os operadores a cobrarem mais pelo serviço prestado. Vigarice evidente, irritante, que ultrapassa a saloíce inocente do primata

    • Cuidado com o que se escreve…
      As operadoras cobram mais, mas dão uma parte desse valor cobrado ao detentor do numero de telefone (neste caso, um serviço do Estado)!!

  4. Concordo consigo totalmente Joaquim os portugueses sao masoquistas e cegos, nao acordam pra vida, enfim um caso perdido! As instituicoes e que deveriam estar ao servico das pessoas e nao o contrario, enfim…por essa razao vai dai emigrei em 2013 para a alemanha e por ca estou ate setembro pelo menos, esperando continuar…

  5. Esta situação, quanto a mim, só tem uma explicação: o cidadão/contribuinte existe para financiar o estado e não para o chatear. As ligações ficam caras, demoram e ELES desistem. Deve ser esse o modo de pensar do governo. Mas a culpa é nossa que votamos em quem sabemos que, há décadas, não vale rigorosamente nada. Vamos acabar com as máquinas partidárias e colocar cidadãos independentes no governo. Abaixo os partidos e os políticos profissionais que a única coisa que sabem fazer é LIXAR O ZÉ POVO. Vamos devolver o país a quem o merece; o povo.
    NOTA: sou um cidadão apolítico.

    • Se és apolitico então também és culpado da situação actual!!
      Devias ser apatidário e não apolitico, já que a politica faz parte da sociedade (pelo menos, de qualquer sociedade civilizada)!
      Tudo é politica!!

  6. Por acaso eu já reclamei através do balcão virtual àcerca disso. Convém enviar para lá notificações e reclamações para icentivar à rápida melhoria do serviço. Até agora, com o balcão virtual já tive 3/5 questões respondidas. Fica a sugestão para quem não tem, para já, urgência. Posso dizer que me deram resposta acho que no mesmo dia a 2 questões.

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