Cidadã brasileira acusa SEF de expulsão ilegal e abuso de poder (e avança com queixa-crime)

Uma mulher de nacionalidade brasileira vai avançar com uma queixa-crime contra o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) por “abuso de poder” e expulsão ilegal.

De acordo com o Jornal de Notícias, o advogado de uma mulher de nacionalidade brasileira, João Magalhães, explicou que a cliente se preparava para viajar para o Brasil em março do ano passado, tendo uma autorização da juíza para fazer a respetiva viagem. Porém, foi obrigada pelo SEF, já dentro do avião no Aeroporto de Lisboa, a assinar uma ordem de expulsão.

Tendo apenas um visto de turista, a mulher foi detida em dezembro de 2019 pelo SEF de Braga por suspeitas de prostituição e ficou sujeita a apresentações periódicas na PSP, uma medida de coação determinada pelo Tribunal de Braga.

A mulher conseguiu autorização para ir ao Brasil visitar o filho, estando obrigada a regressar no prazo de 30 dias – o que não chegou a acontecer porque assinou a ordem de expulsão.

Este mês, o processo foi arquivado por ter sido ultrapassado o tempo máximo de oito meses.

Além desta mulher, foram detidas em 2019 outras sete imigrantes por suspeitas da mesma prática. João Magalhães tentou falar com as mulheres detidas, mas foi impedido por um dos inspetores do SEF.

Este caso deu origem a uma queixa-crime no Ministério Público por sonegação do direito à justiça.

O SEF tem estado debaixo de fogo depois do caso da morte do cidadão ucraniano Ihor Homeniuk. No mês passado, foi noticiado que o Ministério Público (MP) está a investigar a queixa de um cabo-verdiano que alega ter sido espancado por inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

“Fui esmurrado, pontapeado, fizeram-me um mata-leão e prenderam-me com algemas nos pulsos e nos tornozelos a um carrinho de bagagens, obrigando-me a ficar de cócoras”, acusa Egídio Pina, de 54 anos.

Também este mês soube-se que denúncias de 2015 revelam alegadas agressões a detidos no Centro de Instalação Temporária do SEF, no Porto. Porém, o então diretor do SEF foi informado, mas ignorou as denúncias.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Exacto – principalmente os cidadãos nacionais – que merecem que as regras do seu país sejam respeitadas por estrangeiros!!
      Todos os dias o SEF tem que lidar com criminosos; agora, devido a situação do ucraniano, alguns desses criminosos até se fazem de vítimas!…

  1. Criminosos? onde é que leu na noticia que existiram crimes cometidos, para além da mais de uma dezena que está em curso a inspetores do SEF acerca de abusos de poder, agressão, tortura, homicídio, etc? Não é preciso não é? A raciocínio hoje em algumas cabeças está não passa de: imigrantes = criminosos, residente em bairro social = criminoso e por ai adiante. O que vale é que depois somos todos católicos devotos do Pápa João Paulo II e o caminho do céu está garantido.

RESPONDER

Quem bebe café tem melhor controlo motor e maior nível de atenção, diz estudo

Um investigador da Universidade do Minho (UMinho) concluiu que consumidores de café têm melhor controlo motor, maiores níveis de atenção e alerta e que a cafeína tem "benefícios na aprendizagem e na memória", divulgou esta …

Pas de Deux cósmico. NASA mostra dois buracos negros a distorcer a luz à sua volta

A NASA publicou um vídeo em que mostra um par de buracos negros com milhões de vezes a massa do Sol que executam um pas de deux hipnótico. A visualização da NASA mostra como os buracos …

Inteligência Artificial recriou a voz de Einstein (e é possível fazer-lhe perguntas)

Graças à Inteligência Artificial, os fãs do Nobel da Física Albert Einstein podem agora "falar" com o físico alemão online. Segundo o site IFLScience, a ideia partiu das empresas Aflorithmic e UneeQ, sediadas no Reino Unido …

O SUV BZ4X lança o mote para a nova sub marca de elétricos da Toyota

A Toyota apresentou o primeiro modelo 100% elétrico da BZ, acrónimo de Beyond Zero (além do zero), sub marca da fabricante nipónica dedicada exclusivamente aos elétricos. O SUV BZ4X será o primeiro de uma ofensiva …

A "tele-escola" em 2006: Gisela conta como era

20 de abril de 2020: o regresso da escola à RTP, agora com a designação Estudo Em Casa. Um ano depois desse momento, cruzámo-nos com uma jovem que nasceu em 1994 e que ainda estudou …

O famoso consumo de chá de Jane Austen liga a escritora ao comércio de escravos

O consumo de chá de Jane Austen vai ser submetido a "interrogatório histórico" sobre as suas ligações à escravatura, de acordo com o diretor de um museu dedicado à autora inglesa. A casa da escritora na …

Júri declara ex-polícia Derek Chauvin culpado da morte de George Floyd

Os jurados do julgamento do ex-agente da polícia acusado do homicídio do afro-americano George Floyd chegaram a acordo sobre o veredito esta terça-feira. Derek Chauvin foi considerado culpado. A decisão dos jurados, reunidos desde segunda-feira num …

Lago "assassino" matou cerca de 1.800 pessoas em apenas alguns minutos (e a história pode repetir-se)

A noite de 21 de agosto de 1986 parecia ser igual a outra qualquer. Até que, por volta das 21h30, ouviu-se um barulho muito estranho no Lago Nyos, no noroeste dos Camarões. E em minutos, …

Nigéria. Youtube fecha canal de pastor que pretende "curar a homossexualidade"

O pastor nigeriano TB Joshua apelou aos seus seguidores a "rezarem pelo YouTube" e a não responderem através do ódio ao encerramento do seu canal naquela plataforma, onde colocou vídeos em que afirmava "curar a …

Esquemas de Wall Street alimentaram a crise de 2008. Está a voltar a acontecer o mesmo

Bancos têm erroneamente relatado dados de rendimento inflacionados que comprometem a integridade dos valores imobiliários resultantes. Foi há mais de 12 anos que foi anunciada a falência do Lehman Brothers, o quarto maior banco de investimento …