Ciberataque poderá desencadear mecanismo de defesa mútua da NATO

Statsministerens kontor / Flickr

O secretário geral da NATO, Jean Stoltenberg

O secretário geral da NATO, Jean Stoltenberg, lembrou esta quarta-feira que um ciberataque pode ser objeto de aplicação do artigo 5 do tratado da NATO e que se está a estabelecer o âmbito “ciber como domínio militar”.

Stoltenberg disse que “um ciberataque poderá levar os países membros a recorrer ao Artigo 5” do tratado fundacional da NATO, que declara que um ataque a qualquer Estado aliado é um ataque contra todos.

Os comentários de Stoltenberg foram feitos após um ciberataque em massa que atingiu principalmente a Ucrânia, cujo Governo afirmou esta quarta-feira que começa a ter a situação controlada e que a maioria das empresas afetadas funcionam com normalidade.

Por outro lado, outra das grandes empresas atacadas, a dinamarquesa Moller-Maersk, informou que vários dos seus sistemas informáticos continuam desligados e que ainda trabalha num plano de recuperação.

O ciberataque afetou esta terça-feira dezenas de grandes empresas e instituições europeias, principalmente na Rússia e na Ucrânia, de maneira similar ao que sofreram há um mês 200.000 utilizadores em 150 países.

A Cisco informou que este vírus é “uma nova variante de ransomware” chamado Nyetya, bastante “distinto” do vírus Petya, ao qual foi originalmente vinculado.

Através da sua divisão de cibersegurança Thalos, a companhia informou que as  investigações apontam que esta variante do vírus informático “aproveita o EternalBlue e outras deficiências do sistema operativo da Microsoft para expandir-se”.

Craig Williams, diretor-executivo de cibersegurança da empresa, disse à EFE que o Nyetya é também muito similar ao “WannaCry“, o ciberataque que há um mês afetou 200.000 pessoas em 150 países, com a mesma modalidade de ransomware, que sequestra os dados dos computadores afetados e pede um resgate para os recuperar.

Williams descartou confirmar que “um vetor de email” tenha sido o fator inicial de propagação. Alguns afetados informaram que o vírus desativou os seus e-mails e, portanto, não tiveram contacto com os hackers para recuperar a sua informação após a desconexão dos computadores.

Na Ucrânia, as autoridades afirmaram entretanto que a situação está “sob controlo” e que os especialistas em cibersegurança estão a trabalhar na recuperação dos dados que se perderam no ataque informático.

// EFE

PARTILHAR

RESPONDER

A pandemia veio interromper as touradas no Peru. Mas há quem não esteja muito satisfeito com isso

Em poucos meses a pandemia do novo coronavírus conseguiu um feito há muito desejado por ativistas de todo o mundo: interrompeu as touradas. O cancelamento dos espetáculos - criticados pela sua violência para com os …

Dezenas de sites franceses com propaganda islâmica após pirataria informática

Várias dezenas de pequenos websites franceses foram afetados por uma onda de pirataria informática, publicando mensagens de propaganda islâmica, indica hoje a agência noticiosa France-Press (AFP). Mensagens como “Vitória para Maomé, vitória para o Islão e …

Jogos Olímpicos em 2021 vão mostrar que "humanidade derrotou o vírus"

O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, disse esta segunda-feira que o país está "determinado" em organizar os Jogos Olímpicos no verão de 2021 e declarou que o evento servirá "como prova de que a humanidade derrotou …

Herdeiro da Samsung assume as rédeas da empresa depois da morte do pai

Lee Jae-Yong, filho do presidente da Samsung, assumiu a liderança da empresa depois do seu pai ter falecido este domingo. O herdeiro assume as rédeas numa altura em que a gigante da tecnologia procura evoluir. Sob …

Vídeos de suicídios, abortos ou abusos sexuais. Ex-moderadora do YouTube descreve pesadelo (e processa plataforma)

Uma ex-moderadora do YouTube apresentou uma queixa contra a plataforma na segunda-feira, acusando-a de não proteger os funcionários que são sujeitos a uma análise e remoção de vídeos violentos publicados na página. O processo contra o …

Resultados nos Açores levam PS a pensar em eleições antecipadas

O PS voltou a ganhar as eleições regionais dos Açores, obtendo 39,13% dos votos, o que não garante a maioria absoluta. Os resultados levam o partido a pensar já em eleições antecipadas. "[O governo regional] está …

"Ainda não sei bem o que fiz". João Almeida e Rúben Guerreiro de volta a Portugal

João Almeida e Rúben Guerreiro foram duas das maiores figuras desta edição do Giro, a volta a Itália em bicicleta. Os dois ciclistas aterraram esta segunda-feira, em Lisboa, e parece que ainda não perceberam a …

Autarca de Pedrógão Grande critica "péssima investigação" sobre reconstrução de casas

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande acusou o Ministério Público e a Polícia Judiciária de terem feito uma "péssima investigação" no processo sobre a reconstrução das casas, cujo julgamento se iniciou esta segunda-feira. "[As acusações] …

Novo Banco e TAP são "riscos não negligenciáveis" para o défice

A TAP e o Novo Banco podem ter um efeito orçamental maior que o estimado pelo Governo em 2021, constituindo "riscos não negligenciáveis" para o défice, segundo uma avaliação do Conselho das Finanças Públicas (CFP) …

NASA revela que há água na Lua

A NASA revelou, esta segunda-feira, que foi encontrada água em forma de gelo numa superfície da Lua. Os investigadores apontam ainda para a possibilidade de existirem múltiplos depósitos subterrâneos na Lua onde esteja armazenada água …