Ciberataque poderá desencadear mecanismo de defesa mútua da NATO

Statsministerens kontor / Flickr

O secretário geral da NATO, Jean Stoltenberg

O secretário geral da NATO, Jean Stoltenberg, lembrou esta quarta-feira que um ciberataque pode ser objeto de aplicação do artigo 5 do tratado da NATO e que se está a estabelecer o âmbito “ciber como domínio militar”.

Stoltenberg disse que “um ciberataque poderá levar os países membros a recorrer ao Artigo 5” do tratado fundacional da NATO, que declara que um ataque a qualquer Estado aliado é um ataque contra todos.

Os comentários de Stoltenberg foram feitos após um ciberataque em massa que atingiu principalmente a Ucrânia, cujo Governo afirmou esta quarta-feira que começa a ter a situação controlada e que a maioria das empresas afetadas funcionam com normalidade.

Por outro lado, outra das grandes empresas atacadas, a dinamarquesa Moller-Maersk, informou que vários dos seus sistemas informáticos continuam desligados e que ainda trabalha num plano de recuperação.

O ciberataque afetou esta terça-feira dezenas de grandes empresas e instituições europeias, principalmente na Rússia e na Ucrânia, de maneira similar ao que sofreram há um mês 200.000 utilizadores em 150 países.

A Cisco informou que este vírus é “uma nova variante de ransomware” chamado Nyetya, bastante “distinto” do vírus Petya, ao qual foi originalmente vinculado.

Através da sua divisão de cibersegurança Thalos, a companhia informou que as  investigações apontam que esta variante do vírus informático “aproveita o EternalBlue e outras deficiências do sistema operativo da Microsoft para expandir-se”.

Craig Williams, diretor-executivo de cibersegurança da empresa, disse à EFE que o Nyetya é também muito similar ao “WannaCry“, o ciberataque que há um mês afetou 200.000 pessoas em 150 países, com a mesma modalidade de ransomware, que sequestra os dados dos computadores afetados e pede um resgate para os recuperar.

Williams descartou confirmar que “um vetor de email” tenha sido o fator inicial de propagação. Alguns afetados informaram que o vírus desativou os seus e-mails e, portanto, não tiveram contacto com os hackers para recuperar a sua informação após a desconexão dos computadores.

Na Ucrânia, as autoridades afirmaram entretanto que a situação está “sob controlo” e que os especialistas em cibersegurança estão a trabalhar na recuperação dos dados que se perderam no ataque informático.

// EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Ana Gomes espera "verdadeiro Portugal Leaks" com Rui Pinto a colaborar com a justiça

A antiga eurodeputada Ana Gomes considerou que “é um verdadeiro Portugal Leaks” que se pode esperar a partir de agora, depois de Rui Pinto aceitar colaborar com a justiça portuguesa. O criador do Football Leaks e …

Exames nacionais adiados. Terceiro período arranca a 14 de abril (mas à distância)

Esta quinta-feira, António Costa falou ao país para anunciar que o 3.º período irá recomeçar no dia 14 de abril, mas sem aulas presenciais. Os exames nacionais do ensino secundário foram adiados para julho e …

TAP. Estado equaciona reformas antecipadas sem penalizações

O Jornal Económico escreve esta quinta-feira que o Estado pondera avançar com reformas antecipadas sem penalizações na TAP, visando assim diminuir o impacto da pandemia de covid-19 na companhia aérea portuguesa. Apesar de a empresa ter …

Santa Maria ganha 40 camas para os cuidados intensivos

A maior unidade hospitalar do país reforçou capacidade dos Cuidados Intensivos para os doentes infetados, passando das atuais 80 camas para cerca de 120. O Hospital Santa Maria, em Lisboa, vai quadruplicar a sua capacidade …

"Isto é criminoso". Estivadores dizem que há risco de portos pararem

"Da forma como estamos a trabalhar nos portos, corremos o risco de todo o contingente ficar parado, porque não há nenhum cuidado em termos de criar equipas rotativas", garantiu o líder sindical. O presidente do Sindicato …

Demitiu-se o diretor do serviço de cirurgia e transplantação do Curry Cabral

Américo Martins demitiu-se esta quarta-feira por ter visto impedida a proposta de reorganização com circuitos independentes no hospital. O diretor do Serviço de Cirurgia Geral e Transplantação do Hospital Curry Cabral, Américo Martins, demitiu-se esta quarta-feira …

Bancos impedidos de cobrar comissões por operações digitais. Acesso a jogos online limitados

Os bancos vão ficar impedidos de cobrar comissões por operações de pagamento através de plataformas digitais dos prestadores de serviços, segundo uma proposta do PEV com alterações do PS aprovada no Parlamento. O projeto de lei …

Pessoas assintomáticas devem usar máscara, diz Centro Europeu de Controlo de Doenças

Num relatório divulgado na quarta-feira, o Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC) referiu que as máscaras podem reduzir a propagação do novo coronavírus de pessoas assintomáticas, recomendando a sua utilização. De acordo com o Público, …

Portugal ultrapassa as 400 vítimas mortais. Cordão sanitário em Castro Daire equacionado

Portugal regista esta quinta-feira 409 mortos associados à covid-19, mais 29 do que na quarta-feira, e 13.956 infetados (mais 815), segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Trata-se de um aumento de 6% …

"Em segundo plano". OM alerta para falta de resposta para doentes prioritários não covid-19

A Ordem dos Médicos (OM) alertou esta quinta-feira para a falta de resposta aos doentes prioritários não covid-19, que diz estarem a ser relegados para segundo plano, em áreas que “não podem esperar” como a …