CIA e Mossad prepararam carro-bomba que matou líder do Hezbollah em 2008

dr Wael Ladki

Imad Mughniyeh foi um dos fundadores do braço armado do Hezbollah

Imad Mughniyeh foi um dos fundadores do braço armado do Hezbollah

Os EUA e Israel prepararam o carro-bomba que matou o líder do movimento xiita libanês Hezbollah Imad Mughnieh, em 2008, segundo informação exclusiva do The Washington Post, confirmada ao jornal por cinco ex-altos funcionários dos serviços secretos norte-americanos.

Segundo as fontes citadas pelo diário, a bomba, que explodiu a 12 de fevereiro de 2008, foi ativada por controlo remoto a partir de Telavive por agentes da Mossad, os serviços secretos israelitas, que comunicavam com homens no terreno em Damasco.

Os Estados Unidos, de acordo com o jornal, colaboraram na preparação do engenho explosivo, que foi testado por 25 vezes num complexo da Carolina do Norte de forma a garantir que não haveria danos colaterais. Washington nunca reconheceu qualquer envolvimento no caso.

“Detonámos 25 bombas para garantir que correria bem”, explicou um dos antigos alto funcionários dos serviços de inteligência dos Estados Unidos em declarações ao The Washington Post.

O Hezbollah culpou na altura Israel pelo assassínio do líder do grupo xiita, um dos fundadores do braço armado do movimento, que esteve envolvido em alguns dos seus atentados mais graves, como os perpetrados contra a embaixada dos Estados Unidos no Líbano, em 1983, e a de Israel na Argentina, em 1992.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Porto eleito uma das melhores cidades pequenas do mundo pela Monocle

O Porto foi considerada a nona melhor cidade pequena do mundo para se viver pela revista Monocle. O centro histórico, a gastronomia e as praias foram características destacadas. A revista Monocle elegeu o Porto como uma …

Teoria sugere que os OVNIs são pilotados por humanos que viajam no tempo

https://vimeo.com/386497718 Objetos voadores não identificados (OVNIs) capturaram a atenção do público ao longo das décadas. Uma teoria defende que os pilotos dos OVNIs podem ser os descendentes dos humanos que viajam para o passado para estudar …

Vitória SC 1-2 FC Porto | "Dragão" vence com final louco

O FC Porto venceu o Vitória de Guimarães na Pedreira por 2-1 e é finalista da Taça da Liga portuguesa, marcando encontro com o Sporting de Braga (que venceu o Sporting na terça-feira) na final …

Empresa norte-americana quer recuperar o transmissor do Titanic que lançou as chamadas de socorro

A empresa privada norte-americana RMS Titanic Inc quer remover o equipamento de rádio da empresa Marconi que está entre os destroços do Titanic. A empresa pretende levar a cabo a "remoção cirúrgica" dos aparelhos de …

Luigi di Maio deixa liderança do Movimento 5 Estrelas

O líder do Movimento 5 Estrelas (M5S) demitiu-se da liderança, esta quarta-feira, e apelou a uma refundação do partido italiano, que atravessa uma crise interna e uma série de maus resultados em eleições regionais. Luigi Di …

Nova técnica combina injeções geladas e salgadas para combater a gordura

Uma equipa de cientistas, da Universidade de Harvard e do Hospital Geral de Massachusetts, testou um novo tratamento que derrete a gordura da barriga. A nova técnica, desenvolvida por investigadores da Universidade de Harvard e do Hospital …

Jogadores "imploraram pela vida" em Alcochete

O lateral esquerdo Lumor e o guarda-redes Salin foram ouvidos, esta quarta-feira, na 21.ª sessão do julgamento da invasão à academia leonina. Lumor, que está emprestado pelo Sporting ao Maiorca, de Espanha, foi ouvido através do …

Mais de metade dos jovens escolhe os mesmos empregos

Mais de metade dos adolescentes portugueses querem ter os mesmos empregos e, a nível internacional, muitos jovens escolhem carreiras que exigem qualificações académicas, mas para as quais não pretendem estudar. O maior inquérito que avalia o …

Salvador Sobral entra no filme de Will Ferrell sobre a Eurovisão

Salvador Sobral vai aparecer no filme "Eurovision" e já gravou uma cena com Will Ferrell. O vencedor da Eurovisão em 2017 vai cantar uma canção no filme da Netflix e ainda contracenar com o ator …

Para evitar a desertificação, há uma cidade a vender casas a 1 euro

A cidade de Bisaccia, em Itália, está a vender 90 imóveis por apenas um euro. O compromisso é que os compradores renovem as habitações. A cidade italiana de Bisaccia, no sul da Campânia, em Itália, está …