Momento arrepiante na Turquia: chuva de peluches para vítimas do sismo

Adeptos do jogo entre Besiktas e Antalyaspor atiraram milhares de peluches para dentro do relvado para doar às crianças que sobreviveram aos sismos.

Dizem os adeptos do desporto rei que “nunca será só futebol”. A redondinha tem o poder de juntar pessoas e promover causas, e este domingo assistiu-se a mais uma prova disso mesmo.

Ao quarto minuto do jogo entre o Besiktas e o Antalyaspor, a partida foi interrompida. Os milhares de adeptos presentes na Vodafone Arena começaram a atirar peluches para dentro de campo. Milhares de peluches foram lançados para dentro do relvado, num gesto arrepiante que mereceu o aplauso dos jogadores.

Os peluches atirados serão doados às crianças que sobreviveram aos sismos que abalaram a Turquia no início deste mês. Turquia e a Síria foram abaladas por um sismo arrasador, que provocou mais de 50 mil vítimas mortais e que já teve várias réplicas.

Os jogadores iam aplaudindo à medida que se tentava colocar os peluches fora das quatro linhas. A quantidade era tanta que a tarefa tornou-se complicada. O Besiktas partilhou um vídeo com imagens de drone que mostra ainda mais a dimensão do gesto solidário dos turcos.

A partida foi precisamente interrompida aos 4 minutos e 17 segundos, simbolizando a hora — 4h17 da madrugada — em que o sismo se fez sentir na Turquia.

O gesto fez lembrar a habitual iniciativa dos adeptos do Real Bétis, em Espanha, que também atiram peluches para o relvado para que todas as crianças que passam necessidades recebam presentes no Natal.

Por outro lado, tal como aconteceu na véspera no estádio do Fenerbahçe, parte do público gritou “demissão do Governo”, em protesto pela resposta ineficaz ao terramoto.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.