“Chuva de barro” do Sahara pinta Espanha de laranja. Fenómeno afeta Portugal

2

Carlos Barba / EPA

Homens trabalham no telhado de um edifício com pó do deserto do Sahara em Roquetas de Mar, Espanha

Várias cidades espanholas acordaram sob um manto de poeira laranja esta terça-feira. O fenómeno irá afetar o interior Norte e Centro de Portugal.

O sudeste da Península Ibérica foi coberto por um manto laranja, na sequência de um fenómeno meteorológico conhecido como “chuva de barro“, que mistura partículas de poeira do Norte de África, neste caso do deserto do Sahara, com precipitação.

De acordo com o Observador, o fenómeno irá afetar o interior Norte e Centro de Portugal.

“A qualidade do ar irá sofrer um agravamento considerável, as pessoas mais sensíveis a este tipo de fenómeno devem ter cuidados redobrados, se possível evitar a exposição ao ar livre”, escreveu o Meteo Trás os Montes – Portugal.

As regiões de Andaluzia, Múrcia e Valência têm sido afetadas por esta tempestade de poeira do Sahara que, misturada com a chuva, provoca uma “nuvem” que deixa os veículos e as ruas cobertos de “tinta alaranjada”.

Os serviços de meteorologia já alertaram para as consequências do fenómeno, nomeadamente a redução da visibilidade, a má qualidade do ar e os efeitos prejudiciais à saúde.

A depressão Célia, que afeta atualmente a Madeira, também irá atingir o sul e o centro de Portugal. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a depressão levou ao cancelamento de vários voos no Aeroporto da Madeira e colocou o arquipélago em alerta vermelho por vento forte e agitação marítima.

Para esta terça-feira, o IPMA prevê a ocorrência de aguaceiros “que poderão ser acompanhados de trovoada, mais prováveis nas regiões Centro e Sul”, além de uma subida de temperatura no interior Norte e Centro.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.