Chumbos no Internato Médico de Saúde Pública geram descontentamento

Na segunda época das provas finais de Internato Médico em Saúde Pública, em setembro do ano passado, três candidatos desistiram e cinco chumbaram.

Segundo o Diário de Notícias, na primeira época das provas finais de Internato Médico em Saúde Pública, ocorrida em junho de 2020, todos os 24 candidatos passaram. Porém, o mesmo não se pode dizer da segunda fase, realizada em setembro, na qual, dos 12 candidatos, três desistiram e, dos nove que fizeram o exame, cinco chumbaram.

Fontes não especificadas disseram ao jornal que “foi uma razia” e que, apesar de sempre ter havido alguns chumbos, “a média era de um a dois candidatos por época”. Para já, apenas uma das candidatas não aceitou a nota recebida e avançou com uma ação em contencioso para que a situação seja revertida.

Em declarações ao DN, Ricardo Mexia, presidente da Associação Portuguesa dos Médicos de Saúde Pública (ANMSP), confirmou que “alguns dos colegas internos” manifestaram desagrado face às avaliações, sobretudo porque a especialidade é cada vez mais fundamental no combate à pandemia e há “uma falta tremenda de médicos nesta área”.

Mexia recordou ainda que a época de setembro “foi marcada à pressa” e que “os candidatos foram notificados em cima da hora e podem não ter tido tempo para se prepararem”.

O responsável da ANMSP espera que esta “não seja a fatura que os internos da especialidade, que têm estado a trabalhar em força no olho do furacão, venham a pagar pela falta de tempo para se preparem para os exames finais e para concluírem os estágios em que estão integrados”.

Já o médico Mário Jorge Santos, um dos coordenadores de internato, também em declarações ao diário, afirmou que “não se pode aprovar internos só para preencher vagas” e destacou que “os internos têm de estar preparados para serem especialistas”.

Questionada pelo DN sobre as notas baixas, a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) referiu que estas resultam de “uma avaliação desenvolvida por médicos especialistas da mesma área, e que, desta forma, vai ao encontro das competências técnicas a que só os próprios médicos poderão dar resposta“.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Oposições criticam anúncios "pomposos” e gestão mediática do Governo

PSD, Bloco e PEV criticaram hoje a "gestão mediática" feita pelo Governo em relação ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e o PCP considerou que este programa revela o "grau de submissão" de Portugal …

Paquistanesas querem melhores leis contra a violação. Primeiro-ministro diz para vestirem mais roupa

As mulheres paquistaneses pedem melhores leis contra a violação. Entretanto, o seu primeiro-ministro diz-lhes que têm de vestir mais roupa. O Paquistão tem uma taxa de condenação por violação de 0,3%, uma das mais baixas do …

Jogador admite: "Escrevi uma frase racista"

Danilo Avelar está fora dos relvados há muito tempo, começou a jogar mais online e foi expulso. Corinthians também deverá castigar o atleta. Danilo Avelar não joga desde outubro de 2020 mas, mesmo longe dos jogos, …

Morreu o ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III

O ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III morreu hoje, aos 61 anos, depois de ter sido hospitalizado em Manila, disseram familiares aos meios de comunicação social locais. O ex-presidente das Filipinas Benigno "Noynoy" Aquino, herdeiro de …

Turista morre durante caminhada pelo Grand Canyon (e o calor excessivo poderá ser o culpado)

Uma mulher residente no estado de Ohio morreu enquanto fazia uma caminhada pelo Grand Canyon. De acordo com as autoridades, a morte estará relacionada com as temperaturas extremas que se faziam sentir. Michelle Meder, de 53 …

"Não temos condições de avançar". Calamidade prorrogada, Portugal recua no desconfinamento

Portugal vai travar o processo de desconfinamento em todo o território nacional, anunciou o Governo em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros desta quinta-feira. O conselho de ministros aprovou a prorrogação da Situação …

Túneis nazis em vulcão inativo da Polónia poderão esconder arquivo da Gestapo

Um grupo de exploradores polaco acredita que estes túneis nazis, construídos durante a II Guerra Mundial num vulcão inativo da Polónia, poderão esconder um arquivo da Gestapo. Uma rede de túneis feita pelos nazis num vulcão …

Portugal com duas mortes, 1.556 casos e menos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas duas mortes associadas à covid-19, 1.556 novos casos de infeções confirmadas, a maioria em Lisboa e Vale do Tejo, uma diminuição nos internamentos em enfermaria e um aumento nos …

Cristiano sai? Juventus tem sete alternativas

Juventus já terá uma lista restrita de possíveis reforços, caso o português deixe Turim durante este verão. Cristiano Ronaldo pode não voltar a jogar pela Juventus e, por isso, o clube de Turim já estuda alternativas …

UNESCO recomenda incluir Veneza na lista de património mundial em perigo

A UNESCO publicou estas recomendações a um mês da próxima sessão do seu comité de património mundial, que se vai realizar na China, de 16 a 31 de julho. Em Veneza, o impacto do turismo de …