Tribunal de Contas chumba contratos ilegais de compra de equipamento para o Exército

Mário Cruz / Lusa

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho

O Tribunal de Contas (TdC) chumbou dois contratos feitos pelo Exército para fornecimento de equipamento de combate por violação das regras de concorrência.

De acordo com o jornal Público, o Tribunal de Contas (TdC) anulou um negócio do Exército português com duas empresas para a compra de dois mil capacetes à prova de bala e mil joelheiras e cotoveleiras.

Segundo os juízes do TdC, o Ministério da Defesa criou uma situação de exclusividade “artificial” das empresas que contratou, viciando o concurso. O tribunal revelou ainda que a contratação não foi anunciada previamente ao concurso.

Para o tribunal, os contratos violam o princípio da concorrência e os procedimentos dos contratos públicos.

No ano passado, conta o Público, o Exército Português pediu o visto prévio do TdC para dois contratos feitos por adjudicação direta com o valor total de 2,1 milhões de euros. Os contratos, assinados pelo ministro da Defesa João Gomes Cravinho, previam a compra de capacetes balísticos fornecidos pela Fibrauto e coletes, cotoveleiras e joelheiras fornecidos pela Latino.

Segundo o Ministério da Defesa, estas empresas eram as únicas capazes de executar os contratos.

O Ministério de Gomes Cravinho ainda referiu que a adjudicação também se justificava por promover a produção nacional, nomeadamente de um consórcio na área da investigação e desenvolvimento que foi criado em 2015 pelo anterior Governo.

No entanto, o TdC concluiu que a negociação sem publicação de anúncio de concurso “não pode se invocada”, por isso o Tribunal “determina a nulidade” dos contratos. O TdC disse ainda que a limitação do convite a entidades concretas “consubstancia igualmente uma prática suscetível de alterar o resultado financeiro do contrato“.

Relativamente ao argumento da promoção do consórcio de investigação e desenvolvimento e o benefício para o Estado de um desconto de 25% quando compra material a empresas que o integram, o TdC sublinhvou que esse “desconto especial não pode constituir fundamento para o ‘fecho do mercado’ em torno destas empresas”.

“Existirão certamente outras empresas aptas a fornecer equipamentos com idênticas especificações técnicas, ainda que não totalmente coincidentes com as previstas no caderno de encargos”, reiterou o tribunal.

Esta não é a primeira vez que os negócios entre o Exército e as empresas em questão causam polémica. Em maio do ano passado, a Latino vendeu à PSP “calças a desfazer-se e camisolas curtas” e atrasou-se a enviar as encomendas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Joanetes e ossos partidos. A moda dos sapatos pontiagudos teve um alto custo na Inglaterra medieval

A moda dos sapatos pontiagudos na Inglaterra medieval desencadeou uma onda de joanetes, que, por sua vez, levaram a que as pessoas caíssem e partissem ossos. O século XIV assistiu à chegada de uma abundância de …

Sir António Horta Osório. Português foi condecorado pela Rainha Isabel II

O gestor português do setor da banca foi condecorado, este sábado, pela Rainha Isabel II com o grau de cavaleiro da Ordem do Império britânico, passando a ter direito ao título de "Sir" antes do …

Época balnear abre este sábado na maioria das praias (mas com regras)

A época balnear abre oficialmente este sábado na grande maioria das praias portuguesas, sujeitas pelo segundo ano consecutivo a regras para prevenção, contenção e mitigação da transmissão da infeção por covid-19. Segundo uma portaria publicada em …

Pessoas com pupilas grandes são mais inteligentes

O tamanho das nossas pupilas diz mais sobre nós do que imaginávamos. Cientistas descobriram que há uma surpreendente correlação entre o tamanho inicial da pupila e a inteligência fluida. Um novo estudo sugere que o tamanho …

EUA retiram milhões de doses da vacina Johnson & Johnson de circulação

A agência norte-americana do medicamento (FDA) mandou descartar milhões de vacinas Johnson & Johnson contra a covid-19 após problemas detetados na fábrica em Baltimore, divulgaram vários órgãos de comunicação social. Apesar da decisão, dois lotes daquela …

Copa América (também) vai começar. E há tanto por explicar...

O pré-Brasil, o Brasil, o coronavírus, o formato do torneio e a qualificação para o Mundial. Muitos protestos à volta da 47.ª edição da Copa América. As atenções na Europa concentram-se no Euro 2020 mas, no …

Daniela Braga, CEO da DefinedCrowd, IA - Inteligência Artificial

Há uma portuguesa na Task Force de Biden para impulsionar a IA e a "prosperidade" dos EUA

A empresária e investigadora portuguesa Daniela Braga, líder da startup DefinedCrowd, é um dos nomes de elite da Task Force Nacional de Pesquisa em Inteligência Artificial que foi criada pela administração de Joe Biden, presidente …

Apagar as luzes pode ajudar a salvar pássaros

Todas as noites, durante as temporadas de migração de primavera e outono, milhares de pássaros morrem ao colidir com as janelas iluminadas dos edifícios. As luzes acesas podem ser muito perigosas para as aves migratórias. Um …

Pela primeira vez, um sensor quântico modelar detetou um sinal cerebral

Uma equipa de cientistas da Universidade de Sussex construiu, pela primeira vez, um sensor cerebral quântico modular e usou-o para registar um sinal cerebral. Este é um marco importante para todos os investigadores que trabalham com …

O asteroide Psyche pode não ser tão metálico como se pensava

Há muito que se pensa que o asteroide metálico 16 Psyche é o núcleo de ferro remanescente de um planeta que não se formou. Mas, agora, um novo estudo sugere que, afinal, pode não ser …