Comer chocolate de leite ao acordar pode ter efeitos inesperados

Um novo estudo avaliou os efeitos de comer chocolate de leite de manhã ou à noite durante duas semanas.

Já há muito se debatem as vantagens de comer chocolate negro, mas será que o chocolate de leite também pode trazer benefícios para a saúde?

Apesar de ter mais açúcar e ser mais calórico do que o chocolate negro, os efeitos do chocolate de leite podem variar dependendo da altura do dia em que se come, de acordo com um novo estudo publicado em Junho pela Federação das Sociedades Americanas de Biologia Experimental.



Foram estudados os efeitos de comer 100 gramas de chocolate de leite todos os dias durante duas semanas, ou até uma hora depois de acordar ou até uma hora antes de adormecer, e de não comer chocolate nenhum.

A amostra consistiu num grupo de 19 mulheres na pós-menopausa e teve em conta outros factores, como o peso, o apetite, os níveis de cortisol, a actividade física ou o metabolismo de glicose.

Uma das maiores surpresas foi que nenhum dos grupos engordou, apesar da ingestão de 550 quilocalorias extra por dia. “O grupo da manhã mostrou maior oxidação da gordura, ao contrário do grupo da noite, que sofreu maior oxidação de hidratos de carbono. Os mecanismos parecem ser diferentes, mas nenhum dos grupos aumentou o peso”, refere Frank Scheer, investigador e professor de Medicina em Harvard.

O grupo da manhã registou níveis de glucose em jejum mais baixos e também uma redução na circunferência da cintura, que, explica Scheer, é “geralmente associada à gordura visceral, que está relacionada com efeitos metabólicos negativos”.

A razão que explica a perda na circunferência da cintura não é clara, já que se pode dever a uma diminuição da ingestão calórica das participantes para além do consumo do chocolate de leite.

“Serão estes resultados explicados pelos efeitos que o timing energético tem no metabolismo? Se comermos chocolate de manhã, será que o corpo se apercebe deste excesso de energia e por isso aumenta o gasto energético ou diminui os desejos por comida? Pode ser algo mais específico nos conteúdos dos micronutrientes no chocolate?”, questiona Scheer.

Para responder a estas e outras questões são necessários estudos adicionais, com amostras maiores, mais diversas e durante um maior período de tempo.

AP, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. São boas notícias para gulosos como eu !
    Tenho é dúvidas que se possam tiver quaisquer conclusões num “universo” de… 19 pessoas!

  2. Eu amei essa notícia!!! Muito curiosa, mas poderia ser escrita de maneira mais simples? Não precisa mudar o estilo, mas vais ser um pouco difícil para a maioria das pessoas entenderem, já que não são muitas que usam essa linguagem, mas mesmo assim, ótima notícia!

    • Somos apenas 10 milhões… mais 5 que andam por esse mundo emigrados e filhos de emigrantes…
      Para esses, o Português utilizado na notícia, é natural. Show de bola!

RESPONDER

Descoberta acidental sugere que há uma população oculta de objetos cósmicos

As anãs castanhas não são exatamente estrelas, nem planetas, e um novo estudo sugere que pode haver mais à espreita na nossa galáxia do que os cientistas pensavam. No comunicado publicado pelo Jet Propulsion Laboratory, da …

Aparelho móvel de ressonância magnética deteta casos de AVC (e pode revolucionar a medicina)

Dispositivo médico móvel desempenha um papel significativo na expansão ao acesso à ressonância magnética e pode ser fulcral na descoberta de possíveis derrames. O aparelho móvel de ressonância magnética (anda sobre rodas) é pioneiro no mundo …

Jovem consegue ajustar o tamanho da pupila (algo que se pensava cientificamente impossível)

Algumas pessoas conseguem mexer as orelhas, outras dobrar a língua. Este jovem consegue dilatar e contrair as pupilas quando lhe apetece (algo que se pensava cientificamente impossível). De acordo com o site Live Science, o caso …

Com dificuldade em encontrar novos funcionários, McDonald's opta por contratar adolescentes

Um restaurante da cadeia de fast food no Estado americano do Oregon está a apelar para que adolescentes entre os 14 e 15 anos se candidatem a vagas de emprego devido à dificuldade que está …

Estafetas foram incentivados a entregar comida durante as cheias mortais de Nova Iorque

Os estafetas que entregam comida em Nova Iorque foram incentivados a trabalhar durante as cheias que já fizeram, pelo menos, 42 mortos. O estado de Nova Iorque declarou esta quinta-feira o estado de emergência após a …

Zanzibar irá albergar torre que parece um dominó a cair. Será construída em ilha artificial

Dubai, Nova Iorque, Londres ou Xangai são algumas das cidades conhecidas pelos seus grandiosos edifícios. Porém, a próxima grande construção em altura irá ser desenvolvida em Zanzibar. Zanzibar é mundialmente conhecida pelo seu património natural, mas …

Portugal sai de Tóquio com dois bronzes e 23 diplomas nos Paralímpicos

Portugal sai dos Jogos Paralímpicos Tóquio2020 com duas medalhas de bronze, conquistadas pelos campeões europeus Miguel Monteiro e Norberto Mourão, e 23 diplomas, numa edição marcada pela ausência de medalhas lusas nas competições de boccia. Os …

Mu: Tudo o que precisa de saber sobre a nova variante do coronavírus

Onde é que a Mu é mais comum? Como é que está a sua situação em Portugal? Quão perigosa é? As respostas a todas as dúvidas sobre a nova variante de interesse. A Organização Mundial da …

Algoritmo do Facebook rotulou homens negros como "primatas"

Um software da rede social Facebook foi desativado, depois de ter identificado um vídeo com pessoas negras com o tópico "primatas". A empresa pediu desculpa e vai analisar o sucedido, naquele que é mais um …

Papa pede a países que acolham afegãos que procuram refúgio

O Papa Francisco pediu hoje aos países que acolham os afegãos que procuram refúgio “nestes momentos turbulentos”, desejando que este povo possa viver em dignidade, paz e fraternidade. “Nestes momentos turbulentos, em que os afegãos procuram …