/

Comer chocolate de leite ao acordar pode ter efeitos inesperados

5

Um novo estudo avaliou os efeitos de comer chocolate de leite de manhã ou à noite durante duas semanas.

Já há muito se debatem as vantagens de comer chocolate negro, mas será que o chocolate de leite também pode trazer benefícios para a saúde?

Apesar de ter mais açúcar e ser mais calórico do que o chocolate negro, os efeitos do chocolate de leite podem variar dependendo da altura do dia em que se come, de acordo com um novo estudo publicado em Junho pela Federação das Sociedades Americanas de Biologia Experimental.

Foram estudados os efeitos de comer 100 gramas de chocolate de leite todos os dias durante duas semanas, ou até uma hora depois de acordar ou até uma hora antes de adormecer, e de não comer chocolate nenhum.

A amostra consistiu num grupo de 19 mulheres na pós-menopausa e teve em conta outros factores, como o peso, o apetite, os níveis de cortisol, a actividade física ou o metabolismo de glicose.

Uma das maiores surpresas foi que nenhum dos grupos engordou, apesar da ingestão de 550 quilocalorias extra por dia. “O grupo da manhã mostrou maior oxidação da gordura, ao contrário do grupo da noite, que sofreu maior oxidação de hidratos de carbono. Os mecanismos parecem ser diferentes, mas nenhum dos grupos aumentou o peso”, refere Frank Scheer, investigador e professor de Medicina em Harvard.

O grupo da manhã registou níveis de glucose em jejum mais baixos e também uma redução na circunferência da cintura, que, explica Scheer, é “geralmente associada à gordura visceral, que está relacionada com efeitos metabólicos negativos”.

A razão que explica a perda na circunferência da cintura não é clara, já que se pode dever a uma diminuição da ingestão calórica das participantes para além do consumo do chocolate de leite.

“Serão estes resultados explicados pelos efeitos que o timing energético tem no metabolismo? Se comermos chocolate de manhã, será que o corpo se apercebe deste excesso de energia e por isso aumenta o gasto energético ou diminui os desejos por comida? Pode ser algo mais específico nos conteúdos dos micronutrientes no chocolate?”, questiona Scheer.

Para responder a estas e outras questões são necessários estudos adicionais, com amostras maiores, mais diversas e durante um maior período de tempo.

AP, ZAP //

5 Comments

  1. São boas notícias para gulosos como eu !
    Tenho é dúvidas que se possam tiver quaisquer conclusões num “universo” de… 19 pessoas!

  2. Eu amei essa notícia!!! Muito curiosa, mas poderia ser escrita de maneira mais simples? Não precisa mudar o estilo, mas vais ser um pouco difícil para a maioria das pessoas entenderem, já que não são muitas que usam essa linguagem, mas mesmo assim, ótima notícia!

    • Somos apenas 10 milhões… mais 5 que andam por esse mundo emigrados e filhos de emigrantes…
      Para esses, o Português utilizado na notícia, é natural. Show de bola!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.