Explorar ruínas debaixo de água. Chipre aposta no turismo de snorkelling

Bayreuth2009 / Wikimedia

Ruínas da antiga cidade de Amathus (Chipre)

Um porto construído na costa sul de Chipre, há cerca de 2.400 anos, está agora a ser transformado numa atração turística subaquática.

A apenas alguns metros debaixo de água, o porto de Amathus será em breve a mais recente atração turística do Chipre. Os mais aventureiros poderão praticar snorkel enquanto admiram os antigos vestígios de pedra do porto, perto da cidade turística de Limassol.

Segundo a Euronews, o destino será o primeiro parque arqueológico subaquático do Chipre.

Diz-se que Demétrio, o Besieger, um poderoso rei guerreiro e um dos sucessores de Alexandre, o Grande, construiu este porto na costa sul do Chipre há 2.400 anos para impedir uma potencial invasão naval do governante do Egito, Ptolomeu I, outro dos herdeiros de Alexandre.

Arqueólogos franceses que estudaram inicialmente o antigo porto de Amathus acreditam que se tratava de um trabalho de fortificação militar incompleto.

Agora, as autoridades estão a apostar no turismo de mergulho como uma opção atrativa e socialmente distante, numa altura em que a pandemia de covid-19 reduziu dramaticamente o número de turistas.

“Tanto os turistas como os visitantes locais terão a oportunidade de ver este impressionante porto antigo, de nadar sobre ele e de ver como foi construído”, disse Yiannis Violaris, funcionário do departamento de Antiguidades de Chipre.

O que torna este porto único para todo o Mediterrâneo oriental é o seu estado de conservação, combinado com a sua proximidade da linha costeira.

Além disso, o facto de o Chipre ter obtido, pelo segundo ano consecutivo, as melhores classificações para as águas mais limpas entre todas as outras nações da União Europeia (UE) é um grande bónus.

Equipas especializadas em mergulho estão agora a limpar o porto e a traçar rotas subaquáticas que os nadadores poderão seguir no seu passeio subaquático.

O turismo representa cerca de 13% da economia cipriota. De acordo com os últimos dados disponíveis, as chegadas de turistas entre janeiro e fevereiro deste ano marcaram uma queda de 86% em relação ao mesmo período de 2019, altura em que o Chipre atingiu um máximo histórico no número de viajantes que optaram por passar férias na ilha.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estabelecimentos abertos até às 02h00. Máscaras na rua acabam em setembro

O primeiro-ministro anunciou, esta quinta-feira, a partir do Palácio Nacional da Ajuda, as novas medidas de desconfinamento decididas no Conselho de Ministros. António Costa começou por referir que, graças às medidas restritivas dos últimos tempos, é …

Surpresa na Liga dos Campeões: Celtic é uma equipa de "terceira divisão"

Críticas à qualidade do plantel do gigante escocês, que nem passou da segunda pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões. O Midtjylland fez a festa. Há uns tempos seria uma surpresa mas, nos anos mais recentes, …

Corrida à Câmara de Lisboa divide CDS. Mesquita Nunes junta-se aos críticos

A escolha de Filipe Anacoreta Correia, em vez de João Gonçalves Pereira, para número dois da lista à Câmara de Lisboa está a gerar uma guerra interna no CDS. A escolha de Filipe Anacoreta Correia para …

Tragédia Hillsborough: morreu uma vítima, depois de 32 anos em estado vegetativo

Andrew Devine faleceu aos 55 anos. É oficialmente a 97.ª pessoa a morrer por causa do desastre em 1989, em Sheffield. De 15 de abril de 1989 até 27 de julho de 2021 passaram mais de …

Trabalhadores da Google só regressam aos escritórios em outubro e todos vacinados

A maioria dos trabalhadores da Google só regressará aos escritórios em meados de outubro, depois de ser totalmente vacinada, numa tentativa de combater a disseminação da variante Delta do novo coronavírus SARS-COV-2, anunciou esta quarta-feira …

Primeiro-ministro tunisino terá sido agredido antes de concordar em renunciar

O primeiro-ministro da Tunísia, Hichem Mechichi, terá sido alegadamente agredido dentro do palácio presidencial antes de ser afastado de cargo pelo chefe de Estado do país, Kais Saied. Mechichi e o restante governo foram demitidos na …

Comissão Europeia envia primeiro “cheque” do PRR na próxima semana

A Comissão Europeia irá fazer o pagamento da primeira verba do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no decorrer da próxima semana. Na sessão de assinatura dos contratos do Mecanismo de Recuperação e Resiliência da União …

Marcelo pede ao TC fiscalização do artigo 6.º da Carta de Direitos na Era Digital

O Presidente da República pediu, esta quinta-feira, ao Tribunal Constitucional a fiscalização sucessiva do artigo 6.º da Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital em vigor, tendo em conta o "importante debate público" sobre …

Portugal regista mais 10 mortes e 3009 casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais 10 mortes e 3009 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3009 novos …

Ministra da Coesão diz que Portugal vai precisar de imigrantes

A ministra da Coesão Territorial disse hoje que a perda de população é preocupante e que Portugal vai ter de trabalhar numa política de imigração muito ativa e acolhedora para fazer face aos investimentos previstos. "Estando …