/

Um chip com “radar 4D” será capaz de substituir todos os sensores de segurança de um carro

A empresa Vayyar diz que é capaz de substituir vários sensores do interior do carro por uma única unidade de “radar 4D”. Este dispositivo oculto é do tamanho de um cartão de crédito, e tem a vantagem de economizar custos de desenvolvimento.

O chip é capaz de detetar carros a uma distância até 500 metros e pessoas a uma distância até 200 metros, com uma resolução angular maior que 1 grau. Para construir o novo dispositivo, os engenheiros da empresa adaptaram a tecnologia Phased Array Antenna usada em sistemas militares de ponta, incluindo o F-35.

O radar inserido no chip permite a produção de mapas 3D de pontos em nuvem de resolução relativamente alta, de todo o interior de um veículo.

Esta resolução para além de permitir ao sistema distinguir adultos, crianças e bebés, também distingue a forma rugosa do corpo e sente a posição deste; tudo isto com um método não fotográfico que não invade a privacidade dos passageiros.

A quarta dimensão, é claro, o tempo, pois de uma forma rápida, o chip irá fazer o controlo do carro várias vezes por segundo e conseguirá detetar mudanças e movimentos ao longo de períodos muito curtos.

O novo dispositivo irá facilitar o sistema de produção das empresas de automóveis, uma vez que um único sensor será capaz de substituir vários sistemas no carro, como é o caso do sistema de deteção de presença de crianças, sensores de peso no assento, interruptores de pré-tensor e uma série de sensores no sistema de airbags.

De acordo com o New Atlas, a parte de integração do software é muito mais rápida e fácil do que qualquer trabalho de integração de hardware, o que significa que os fabricantes poderão usar o novo sensor para outras finalidades, implementando atualizações de segurança e recursos pelo ar. O controlo por gestos também pode ser alcançado.

A empresa tem outro sistema muito semelhante em desenvolvimento para a parte externa do carro, onde o dispositivo é instalado em cada canto do veículo, podendo substituir os sensores, câmaras de estacionamento, sensores de tráfego e aviso de colisão.

A Vayyar garante que este mecanismo será o futuro e não deverá estar presente apenas em carros mais sofisticados.

Ana Moura, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.