Chineses querem tirar Mexia da liderança da EDP

José Sena Goulão / Lusa

António Mexia, presidente executivo da EDP

A China Three Gorges, a maior accionista da EDP, está a preparar a substituição de António Mexia na administração da companhia eléctrica portuguesa, depois de ter perdido a confiança no homem que gere a empresa há 12 anos.

A notícia é avançada este sábado pelo semanário Expresso, que garante que a accionista chinesa pretende escolher um novo CEO para a EDP até ao final do ano. O nome de Francisco Lacerda, actual presidente dos CTT, surge como uma forte possibilidade para o lugar, avança o jornal.

António Mexia, que está à frente da administração da EDP há 12 anos, estará interessado em manter o lugar, mas a China Three Gorges terá perdido a confiança no CEO, nomeadamente depois de ter sido constituído arguido sob suspeitas de corrupção, na investigação judicial sobre os Custos para a Manutenção do Equilíbrio Contratual.

A continuidade à frente da EDP do que é o gestor mais bem pago de Portugal também está em causa pelo facto de a empresa ter perdido capacidade negocial junto do Governo de António Costa, aponta o Expresso.

O anúncio oficial do próximo CEO da EDP deverá ser feito antes da Assembleia Geral de accionistas que está marcada para Abril de 2018.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom…

    Fase 1: Mexia ajuda à delapidação do património do Estado, ajudando os chineses a comprar uma boa parte da EDP a preço de saldo.

    Fase 2: Ao sair do Governo, Mexia recebe um tacho-recompensa na EDP por ter tirado a Empresa do Sector energético a todos nós e dado aos Chineses. Torna-se o gestor mais bem pago do país por desbaratar o herário público.

    Fase 3: Enquanto gestor da EDP, promove jogadas contratuais para roubar os desgraçados dos consumidores com os infames Custos para a Manutenção do Equilíbrio Contratual. EDP (leia-se “os Chineses”) foi deliberadamente beneficiada em mais de mil milhões (em prejuízo dos consumidores).

    Fase 4: A 10 de Junho de 2017, o Governo denuncia a falcatrua e anuncia que quer recuperar até 500 milhões de euros pagos a mais à EDP durante os últimos dez anos, e prometendo que o governo vai renegociar os contratos no sector da energia para que os consumidores paguem menos.

    Fase 5: Os Chineses dizem que António Mexia deixou de interessar. Isto é, a sacanice que ele andou a fazer a mando dos Chineses contra os consumidores, foi descoberta. À pala disso, o governo está de pé atrás com a EDP e com os Chineses (a tal perda de poder negocial). Por isso a China quer tirá-lo de lá… Fez o que tinha a fazer por isso já não é preciso. Agora que foi descoberto, metam lá outro (talvez Chinês) para ver se continua a roubar, mas sem ser descoberto.

    História de um pulha ao serviço de pulhas taõ pulhas ou mais do que ele, que o eliminam quando o seu potencial para a pulhice se perde.

    • Outro Zainal Bava? Afinal ser bom gestor não é mais que roubar e dilapida um bem em favor dele próprio e de alguns capangas deste Portugal que continua a desbaratar tudo o k tem e o k não tem, não aprendemos nada com o k desbaratamos com as riquezas dad nossas descobertas, do caminhos marítimos para Índia, Brasil, etc

  2. Em relação ao comentário anterior. Não tenho nada a acrescentar. Está mais que esclarecido. ,

  3. O Mexia vai então para o desemprego…
    A S.S. só paga até um limite máximo de 1053€ de subsidio de desemprego, como se vai a criatura desenrascar durante o mês?
    Tem de ir ao programa do goucha ou da fatima lopes.

RESPONDER

PS e BE afastados "porque dá jeito" (e os riscos de andar para trás)

O líder do PSD alertou este domingo para o distanciamento do PS em relação ao BE, porque “dá jeito para as eleições”, notando ser uma tentativa de “limpar” a proximidade dos últimos quatro anos e …

A KLM vai passar a "voar" de comboio

A KLM, que já tinha sugerido que se voasse menos e se viajasse mais de comboio, confirmou que vai retirar um dos voos Bruxelas-Amesterdão, passando os passageiros a efetuar a rota sobre carris, num comboio …

Cientistas fazem reconstrução facial de um guerreiro escocês do séc XV

Cientistas reconstruiram digitalmente o rosto daquele que terá sido um membro poderoso de um clã do século XV da Escócia, que terá morrido num violento conflito com um clã vizinho. Corria o ano de 1957 quando …

Estudo mostra que os golfinhos também já são resistentes aos antibióticos

Um novo estudo realizado nos Estados Unidos mostra que os golfinhos Tursiops truncatus também já mostram resistência aos antibióticos. Não é segredo que os seres humanos usam demasiados antibióticos, tanto que estamos a desenvolver uma resistência …

Indígenas famosos pela sua saúde cardíaca começaram a usar óleo de cozinha (e a engordar)

O povo Tsimane, que vive na Bolívia, tem permanecido relativamente afastado do mundo exterior durante várias gerações, prosperando da terra e praticando formas tradicionais de caça, pesca, agricultura e recolha de alimentos. Durante vários anos, sabe-se …

Mais de 150 detidos em protestos violentos em Paris. Desta vez, sem coletes amarelos

As autoridades francesas detiveram este sábado mais de 150 pessoas numa nova jornada de protestos em Paris, onde coincidiram uma manifestação dos coletes "amarelos" com outras dois em defesa do clima e contra a reforma …

UE deteta 50 a 80 casos de desinformação e fake news russas por semana

O grupo de trabalho do Serviço Europeu de Ação Externa contra a desinformação russa deteta, semanalmente, entre 50 e 80 casos, num total de mais de 6.300 situações identificadas desde 2015, que têm vindo a …

Moreirense 1-2 Benfica | Rafa abre caminho à reviravolta

O Benfica sofreu a bom sofrer para levar de vencida o Moreirense, em casa deste, por 2-1. Os homens da casa marcaram primeiro, por Luther Singh, logo no arranque do segundo tempo, e estiveram na …

Bernardo Silva faz o primeiro 'hat-trick' da carreira na maior goleada de sempre do City

O avançado português Bernardo Silva fez este sábado o primeiro ‘hat-trick’ da carreira na vitória por 8-0 do Manchester City frente ao Watford, em jogo da sexta jornada da Liga inglesa de futebol. David Silva abriu …

Centenas foram à baixa de Lisboa protestar contra exploração do lítio

Cerca de quatro centenas de manifestantes de diferentes movimentos independentes de defesa do ambiente e de proteção do património rural protestaram hoje em Lisboa, contra a concessão e exploração a céu aberto do lítio em …