Chineses querem tirar Mexia da liderança da EDP

José Sena Goulão / Lusa

António Mexia, presidente executivo da EDP

A China Three Gorges, a maior accionista da EDP, está a preparar a substituição de António Mexia na administração da companhia eléctrica portuguesa, depois de ter perdido a confiança no homem que gere a empresa há 12 anos.

A notícia é avançada este sábado pelo semanário Expresso, que garante que a accionista chinesa pretende escolher um novo CEO para a EDP até ao final do ano. O nome de Francisco Lacerda, actual presidente dos CTT, surge como uma forte possibilidade para o lugar, avança o jornal.

António Mexia, que está à frente da administração da EDP há 12 anos, estará interessado em manter o lugar, mas a China Three Gorges terá perdido a confiança no CEO, nomeadamente depois de ter sido constituído arguido sob suspeitas de corrupção, na investigação judicial sobre os Custos para a Manutenção do Equilíbrio Contratual.

A continuidade à frente da EDP do que é o gestor mais bem pago de Portugal também está em causa pelo facto de a empresa ter perdido capacidade negocial junto do Governo de António Costa, aponta o Expresso.

O anúncio oficial do próximo CEO da EDP deverá ser feito antes da Assembleia Geral de accionistas que está marcada para Abril de 2018.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom…

    Fase 1: Mexia ajuda à delapidação do património do Estado, ajudando os chineses a comprar uma boa parte da EDP a preço de saldo.

    Fase 2: Ao sair do Governo, Mexia recebe um tacho-recompensa na EDP por ter tirado a Empresa do Sector energético a todos nós e dado aos Chineses. Torna-se o gestor mais bem pago do país por desbaratar o herário público.

    Fase 3: Enquanto gestor da EDP, promove jogadas contratuais para roubar os desgraçados dos consumidores com os infames Custos para a Manutenção do Equilíbrio Contratual. EDP (leia-se “os Chineses”) foi deliberadamente beneficiada em mais de mil milhões (em prejuízo dos consumidores).

    Fase 4: A 10 de Junho de 2017, o Governo denuncia a falcatrua e anuncia que quer recuperar até 500 milhões de euros pagos a mais à EDP durante os últimos dez anos, e prometendo que o governo vai renegociar os contratos no sector da energia para que os consumidores paguem menos.

    Fase 5: Os Chineses dizem que António Mexia deixou de interessar. Isto é, a sacanice que ele andou a fazer a mando dos Chineses contra os consumidores, foi descoberta. À pala disso, o governo está de pé atrás com a EDP e com os Chineses (a tal perda de poder negocial). Por isso a China quer tirá-lo de lá… Fez o que tinha a fazer por isso já não é preciso. Agora que foi descoberto, metam lá outro (talvez Chinês) para ver se continua a roubar, mas sem ser descoberto.

    História de um pulha ao serviço de pulhas taõ pulhas ou mais do que ele, que o eliminam quando o seu potencial para a pulhice se perde.

    • Outro Zainal Bava? Afinal ser bom gestor não é mais que roubar e dilapida um bem em favor dele próprio e de alguns capangas deste Portugal que continua a desbaratar tudo o k tem e o k não tem, não aprendemos nada com o k desbaratamos com as riquezas dad nossas descobertas, do caminhos marítimos para Índia, Brasil, etc

  2. Em relação ao comentário anterior. Não tenho nada a acrescentar. Está mais que esclarecido. ,

  3. O Mexia vai então para o desemprego…
    A S.S. só paga até um limite máximo de 1053€ de subsidio de desemprego, como se vai a criatura desenrascar durante o mês?
    Tem de ir ao programa do goucha ou da fatima lopes.

RESPONDER

Deputado do PSD que avançou com proposta de referendo à eutanásia acabou a assumir alcoolismo

Pedro Rodrigues, deputado social-democrata e antigo líder da JSD, assumiu publicamente, através do Facebook, ter um problema de alcoolismo. Num texto publicado no Facebook, o social-democrata explica que faz esta revelação por estar a ser vítima …

Morreu doente que parou o Parlamento para pedir tratamento para a hepatite C

José Carlos Saldanha ficou conhecido, há cinco anos, por interromper o ministro da Saúde numa sessão do Parlamento para pedir tratamento para a hepatite C. A informação foi confirmada à agência Lusa por fonte oficial do …

Com dívidas ao Fisco, cavaleiro João Moura "sem dinheiro" para alimentar cães. Arrisca 2 anos de prisão

O cavaleiro João Moura está acusado do crime de maus-tratos e abandono de animais depois de lhe terem sido retirados 18 cães galgos, em aparente estado de subnutrição. Um dos animais acabou por morrer, pelo …

Desmantelada fábrica ilegal de tabaco. Funcionava num bunker

Uma operação levada a cabo pela Guardia Civil esta terça-feira desmantelou uma fábrica ilegal de tabaco, em Espanha, e deteve a organização clandestina que a geria: vinte pessoas foram detidas, de nacionalidades britânica, lituana e …

China diz que surto está "sob controlo" após 14 províncias não reportarem novos casos

O surto do coronavírus Covid-19 está "sob controlo", depois de a atualização diária mostrar que 14 das 34 províncias e regiões autónomas do país não detetaram novos casos, anunciaram esta sexta-feira as autoridades chinesas. O vice-diretor …

Após 2 anos preso, Pedro Dias assume três homicídios e diz-se arrependido

Pedro Dias, conhecido pelos homicídios de Aguiar da Beira, manifesta-se arrependido pelos crimes por que foi condenado a 25 anos de prisão, após cumprir dois anos da pena. Um arrependimento que é também um assumir …

Orçamento da UE. Proposta agrava corte de Portugal na coesão em 2 mil milhões

A proposta do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, prevê um corte de 2 mil milhões de euros no envelope da coesão para Portugal. Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia iniciaram esta …

Russos atormentam Estados Unidos outra vez. Presidenciais são o alvo

Os serviços secretos norte-americanos estão convencidos de que os russos estão, novamente, a tentar influenciar as presidenciais daquele país. Faltam nove meses para as eleições presidenciais norte-americanas, mas já há suspeitas de que os russos estão …

Processo obscuro e pouco transparente. Expansão do Metro do Porto cria mal-estar

O alargamento do Metro do Porto está a criar mal-estar entre algumas autarquias da área Metropolitana do Porto. Os autarcas falam num processo obscuro e pouco transparente. O protocolo para consolidação da expansão da rede de …

Barcelona contrata jogador com o mercado fechado (mas Leganés não pôde fazer o mesmo)

O Barcelona foi autorizado a contratar um jogador com o mercado fechado, mas o pedido do Leganés foi rejeitado. O clube perdeu Braithwaite para o clube catalão. O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do …