Chineses querem tirar Mexia da liderança da EDP

José Sena Goulão / Lusa

António Mexia, presidente executivo da EDP

A China Three Gorges, a maior accionista da EDP, está a preparar a substituição de António Mexia na administração da companhia eléctrica portuguesa, depois de ter perdido a confiança no homem que gere a empresa há 12 anos.

A notícia é avançada este sábado pelo semanário Expresso, que garante que a accionista chinesa pretende escolher um novo CEO para a EDP até ao final do ano. O nome de Francisco Lacerda, actual presidente dos CTT, surge como uma forte possibilidade para o lugar, avança o jornal.

António Mexia, que está à frente da administração da EDP há 12 anos, estará interessado em manter o lugar, mas a China Three Gorges terá perdido a confiança no CEO, nomeadamente depois de ter sido constituído arguido sob suspeitas de corrupção, na investigação judicial sobre os Custos para a Manutenção do Equilíbrio Contratual.

A continuidade à frente da EDP do que é o gestor mais bem pago de Portugal também está em causa pelo facto de a empresa ter perdido capacidade negocial junto do Governo de António Costa, aponta o Expresso.

O anúncio oficial do próximo CEO da EDP deverá ser feito antes da Assembleia Geral de accionistas que está marcada para Abril de 2018.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom…

    Fase 1: Mexia ajuda à delapidação do património do Estado, ajudando os chineses a comprar uma boa parte da EDP a preço de saldo.

    Fase 2: Ao sair do Governo, Mexia recebe um tacho-recompensa na EDP por ter tirado a Empresa do Sector energético a todos nós e dado aos Chineses. Torna-se o gestor mais bem pago do país por desbaratar o herário público.

    Fase 3: Enquanto gestor da EDP, promove jogadas contratuais para roubar os desgraçados dos consumidores com os infames Custos para a Manutenção do Equilíbrio Contratual. EDP (leia-se “os Chineses”) foi deliberadamente beneficiada em mais de mil milhões (em prejuízo dos consumidores).

    Fase 4: A 10 de Junho de 2017, o Governo denuncia a falcatrua e anuncia que quer recuperar até 500 milhões de euros pagos a mais à EDP durante os últimos dez anos, e prometendo que o governo vai renegociar os contratos no sector da energia para que os consumidores paguem menos.

    Fase 5: Os Chineses dizem que António Mexia deixou de interessar. Isto é, a sacanice que ele andou a fazer a mando dos Chineses contra os consumidores, foi descoberta. À pala disso, o governo está de pé atrás com a EDP e com os Chineses (a tal perda de poder negocial). Por isso a China quer tirá-lo de lá… Fez o que tinha a fazer por isso já não é preciso. Agora que foi descoberto, metam lá outro (talvez Chinês) para ver se continua a roubar, mas sem ser descoberto.

    História de um pulha ao serviço de pulhas taõ pulhas ou mais do que ele, que o eliminam quando o seu potencial para a pulhice se perde.

    • Outro Zainal Bava? Afinal ser bom gestor não é mais que roubar e dilapida um bem em favor dele próprio e de alguns capangas deste Portugal que continua a desbaratar tudo o k tem e o k não tem, não aprendemos nada com o k desbaratamos com as riquezas dad nossas descobertas, do caminhos marítimos para Índia, Brasil, etc

  2. Em relação ao comentário anterior. Não tenho nada a acrescentar. Está mais que esclarecido. ,

  3. O Mexia vai então para o desemprego…
    A S.S. só paga até um limite máximo de 1053€ de subsidio de desemprego, como se vai a criatura desenrascar durante o mês?
    Tem de ir ao programa do goucha ou da fatima lopes.

RESPONDER

John Cleese esgota três coliseus em 48 horas

John Cleese vai estar no Coliseu de Lisboa com “Last Time To See Me Before I Die” durante três dias. O humorista britânico esgotou as três datas em apenas 48 horas. Durante esta madrugada (10), a …

Descoberta no Egito múmia de grande animal semelhante a um leão

O Ministério das Antiguidades egípcio anunciou esta segunda-feira que uma equipa de arqueólogos desenterrou uma múmia de um grande animal incomum, semelhante a um leão ou uma leoa. “É um animal muito estranho, como um gato …

Ex-agentes da DEA revelam detalhes da vida de Escobar na prisão que o próprio construiu

Dois dos agentes do DEA, que durante mais de um ano participaram na operação de captura de Pablo Escobar, revelaram alguns detalhes sobre a vida do narcotraficante e ex-líder do cartel de Medellín na prisão La …

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …