Jerónimo Martins com maior disparidade salarial. Mexia é o gestor mais bem pago

A Jerónimo Martins é a empresa portuguesa com maior disparidade salarial, seguindo-se a EDP, que tem o gestor mais bem pago do país, António Mexia, informou esta terça-feira a DECO, associação de defesa dos consumidores.

Num artigo publicado esta terça-feira na Proteste Investe, a DECO referiu que, pelo segundo ano consecutivo, o presidente da Comissão Executiva da Jerónimo Martins, Pedro Soares dos Santos, é o líder da tabela dos principais gestores que mais ganham em relação à média dos restantes trabalhadores da empresa.

E o fosso agravou-se significativamente, passando de 90 para 130 vezes. Na base desta discrepância está um aumento de 46,6% do seu salário global para 1,269 milhões enquanto os restantes trabalhadores ganharam em média apenas mais 1,4% face a 2015″, segundo a associação.

Porém, o gestor de topo mais bem pago foi António Mexia, que recebeu mais de dois milhões de euros, o que significa mais 49,5 vezes em relação aos restantes trabalhadores da EDP.

Das empresas analisadas pela DECO, em onze a disparidade salarial entre quem ganhou mais e a média dos trabalhadores foi superior a 20 vezes, uma lista que, além da Jerónimo Martins e da EDP, inclui a Sonae, CTT, Galp Energia, Semapa, Mota-Engil, Navigator, NOS, BPI e Novabase.

“Em média, este rácio foi de 25 vezes, ligeiramente inferior ao registado em 2015. A explicá-lo está o facto de o total das remunerações pagas aos CEO [presidentes executivos] em 2016 ter baixado 6,2% face a 2015, o que pode ser um bom sinal”, segundo a DECO, que reafirmou a necessidade de um “reforço da legislação no sentido de evitar abusos”. Para a associação, as falhas também “devem ser imputadas ao legislador”.

Isto porque muitas das recomendações da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) são positivas, mas são apenas isso, recomendações. Não têm, como deveriam ter, caráter obrigatório. Foram enviadas cartas à CMVM, Ministério das Finanças e aos grupos parlamentares com as nossas reivindicações”, afirma a DECO.

A associação referiu ainda que a remuneração dos membros do Conselho de Administração deve ser votada de forma exata e individualizada e enumerou exceções nas quais os acionistas “decidem efetivamente” salários dos administradores, como BPI, EDP, Novabase e REN.

Outra falha, segundo a DECO, é a Comissão de Remunerações não ser composta exclusivamente por membros independentes em empresas como a Corticeira Amorim, Galp Energia, Mota-Engil, Navigator, NOS, Semapa, Sonae Capital e Sonae Indústria, apesar das recomendações da CMVM.

A análise foi feita com base nos Relatórios e Contas de 2016 das 21 empresas nacionais cotadas em bolsa e que são seguidas pela Proteste Investe, que referiu que a Pharol e a Sonae Indústria não divulgaram informação suficiente para que o rácio da disparidade salarial pudesse ser calculado.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Elon Musk doou 1.000 ventiladores a hospitais (mas eram do tipo errado)

Nos últimos dias, Elon Musk, CEO da Tesla, recebeu muitos elogios por ter doado mil ventiladores a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Porém, os ventiladores não eram do …

Coronavírus pode replicar-se na boca e nariz durante uma semana antes de infetar pulmões

O coronavírus pode permanecer e replicar-se na boca e no nariz durante uma semana antes de infetar aos pulmões, à traqueia e aos brônquios, revela um estudo, que mostra igualmente que é expulso do organismo …

PSP vai utilizar câmaras portáteis em drones no estado de emergência

A PSP vai utilizar 20 câmaras portáteis de videovigilância, 18 das quais vão ser instaladas em ‘drones’, durante o estado de emergência devido à pandemia de covid-19, anunciou esta quinta-feira o Ministério da Administração Interna …

Em Nova Iorque, prisioneiros são usados para cavar valas comuns

Nova Iorque está a oferecer seis dólares por hora e material de proteção individual aos prisioneiros de Rikers Island que aceitem ajudar a cavar valas comuns. Projeções da Fundação Gates apontam que, em Nova Iorque, o …

EUA estará a pagar para desviar carregamentos de máscaras adquiridas por França

As autoridades francesas estão a acusar os Estados Unidos de terem pago para desviar um carregamento de máscaras faciais oriundo da China. Este episódio é apenas mais um na saga sobre a escassez de máscaras de …

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados antecipadamente para prevenir a propagação da pandemia de covid-19 no meio prisional, revelou esta quinta-feira a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, em declarações à RTP3. A …

OMS e EUA ponderam alargar recomendação para uso de máscaras

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai reavaliar as suas recomendações sobre o uso de máscaras para prevenir a contaminação com covid-19, disse esta quinta-feira o presidente do grupo de especialistas que vai discutir o …

Covid-19. Mais de 95% das vítimas mortais na Europa tinham mais de 60 anos

O diretor regional para a Europa da Organização Mundial de Saúde (OMS), Hans Kluge, revelou esta quinta-fera que mais de 95% das vítimas mortais da covid-19 na Europa têm mais de 60 anos de idade. Em …

Curva portuguesa mostra abrandamento de novos casos (mas é preciso "cautela")

Portugal tem assistido desde o dia 25 de março a um abrandamento do aumento percentual diário de novos casos de covid-19, segundo dados divulgados pelo Barómetro Covid-19 da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Segundo Carla …

"Ganhámos a primeira batalha". Presidente renova estado de emergência

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou oficialmente a renovação do estado de emergência nesta quinta-feira por mais quinze dias, prolongando-se este estado de exceção até 17 de abril. Numa mensagem ao país a …