China impõe sanções aos EUA por causa de lei de apoio aos direitos humanos em Hong Kong

Kim Hee-Chul / EPA

A China vai suspender as visitas da Marinha dos Estados Unidos (EUA) a Hong Kong e impor sanções a várias organizações não-governamentais norte-americanas na sequência da promulgação de uma lei de apoio aos direitos humanos e à democracia na região, foi anunciado esta segunda-feira.

O Presidente dos EUA, Donald Trump, promulgou na quinta-feira uma resolução de apoio aos direitos humanos e à democracia em Hong Kong, aprovada pelo congresso. Esta prevê sanções contra as autoridades chinesas por violações dos direitos humanos e põe em causa o estatuto comercial que Hong Kong beneficia.

Segundo noticiou o Observador, na opinião do governo chinês, a promulgação desta lei tratou-se de um “comportamento despropositado”.

“A China insta os Estados Unidos da América a corrigirem os seus erros e a pararem com quaisquer palavras ou ações que interfiram nos assuntos internos em Hong Kong e na China”, declarou esta segunda-feira Hua Chunying, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, citada pela Associated Press.

“As organizações merecem ser sancionadas e devem pagar um preço”, declarou Hua Chunying, garantindo que existem “factos e evidências que deixam claro que estas organizações não-governamentais apoiam [as forças] anti-China” e “incitam atividades separatistas pela independência de Hong Kong”.

A porta-voz acusou-as ainda de terem “grande responsabilidade na situação caótica de Hong Kong”.

No domingo, milhares de manifestantes voltaram a concentrar-se em Hong Kong, levando a novos confrontos com a polícia, que disparou gás lacrimogéneo e fez algumas detenções. De acordo com a Reuters, centenas de pessoas marcharam em direção ao consulado norte-americano para agradecer o apoio dos últimos meses.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A China está a proceder mais ou menos da mesma forma que os ianques em Diego Garcia ou a Inglaterra com as Maurícias. Ou seja dois pesos e duas medidas sendo que Hong Kong sempre foi chinês há pelo menos há 2000 anos tendo sido a península emprestada como concessão aos ingleses por um determinado período, tal como Macau.

RESPONDER

Ministério da Saúde indiano sem dados sobre médicos que morreram de covid-19. Associação fala em 382 óbitos

Depois de o Ministério da Saúde indiano ter afirmado esta semana que o não dispõe dos dados sobre os profissionais de saúde que morreram devido à covid-19, a Associação Médica do país publicou uma lista …

Chega apresenta proposta que prevê castração química para pedófilos

O projeto de revisão constitucional do Chega, entregue hoje no parlamento, prevê a remoção dos órgãos genitais a criminosos condenados por violação de menores, algo que em si mesmo encerra dúvidas de conformidade com a …

Fluminense: as derrotas pós-Evanilson e as quatro ausências de Fred

O reforço do FC Porto deixou a equipa brasileira que, desde essa transferência, contabiliza mais derrotas do que vitórias. A instabilidade de Fred não ajuda. Portugal continua mais atento ao Flamengo do que ao Fluminense, mesmo …

MP suíço pede 28 meses de prisão para presidente do PSG e 3 anos para Valcke

O Ministério Público suíço pediu, esta terça-feira, uma pena de 28 meses de prisão para Nasser Al-Khelaïfi, presidente do Paris Saint-Germain, e de três anos para Jérôme Valcke, antigo número dois da FIFA. Trata-se dos primeiros …

Empresa japonesa cria lâmpada UV inócua para humanos que inativa coronavírus

Uma empresa japonesa desenvolveu uma lâmpada de radiação ultravioleta que inativa o novo coronavírus, recorrendo a um comprimento de onda que um estudo científico diz ser inócuo para os seres humanos. A lâmpada Care 222 foi …

Trump pede à ONU atribuição de sanções à China por ter "ocultado factos relevantes"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, exortou hoje as Nações Unidas a “pedirem responsabilidades à China” pela sua atuação na fase inicial da expansão da pandemia de covid-19. Na sua intervenção durante o debate geral da …

Há um "clima de medo e insatisfação" nas Forças Armadas, diz Associação de Sargentos

O presidente da Associação Nacional de Sargentos (ANS), Lima Coelho, disse à Rádio Renascença que se vive um "clima de medo e insatisfação nas Forças Armadas", que inclui ameaças, avaliações injustas, demora excessiva das reclamações …

Teletrabalho e questões ambientais são prioridade para o PS no início da sessão legislativa

A líder parlamentar do PS afirma que duas das principais prioridades da sua bancada no início da presente sessão legislativa vão passar pela regulamentação do teletrabalho e pela aprovação de uma lei de bases do …

Justiça alemã abre novo inquérito contra suspeito do desaparecimento de Maddie

A justiça alemã abriu um novo inquérito contra o principal suspeito do desaparecimento de Maddie McCann, relativo à violação de uma jovem irlandesa, em 2004, anunciou, esta terça-feira, o procurador de Brunswick. "Posso confirmar que investigamos …

Mais de metade dos portugueses acredita que os fundos europeus vão ser mal geridos

Mais de metade dos portugueses (60,6%) acredita que os fundos europeus que Portugal vai receber para fazer face à pandemia vão ser mal geridos, revela uma sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios e …