“Fracos, inferiores e tímidos”. China apresenta plano para tornar os rapazes mais “masculinos”

O governo chinês acredita que os jovens estão a ficar mais “efeminados”. Para combater o que considera um problema, criou um plano para levar os rapazes a praticar mais desporto e torná-los mais “masculinos”.

Com o objetivo de enfrentar o que considera uma “crise de masculinidade”, o Ministério da Educação propôs enfatizar os atributos masculinos aos olhos dos rapazes. Para isso, pretende contratar mais professores de educação física e renovar as aulas de ginástica nas escolas primárias e secundárias.

Apresentado na semana passada, o plano responde à proposta de Si Zefu, um membro da Conferência Política Consultiva Popular da China, órgão consultivo do Governo, apresentada em maio de 2020.

Intitulada “Proposta para Prevenir a Feminização em Jovens”, a proposta defendia que muito mais homens deveriam ser contratados como professores de educação física para aumentar a “influência masculina” nas escolas.

Si Zefu afirmava que a prevalência de professoras nas escolas e a popularidade dos “rapazes bonitos” na cultura pop tinha feito os jovens “fracos, inferiores e tímidos” – referiu em comunicado.

Embora a proposta ainda esteja pouco detalhada, o plano já gerou polémica e está a levar a um aceso debate nas redes sociais – um hashtag sobre o plano do ministério reuniu, pelo menos, 1,5 mil milhões de opiniões na rede social Weibo.

Neste sentido, alguns utilizadores expressaram desagrado face à proposta, defendendo que evidencia a discriminação sexual e a perpetuação dos estereótipos de género. Contudo, também houve quem a apoiasse: “É difícil imaginar que rapazes tão efeminados consigam defender o seu país de uma invasão estrangeira”, pode ler-se num comentário partilhado pelo New York Times.

Por sua vez, a televisão pública CCTV questionou a proposta do ministério. “A educação não é simplesmente sobre cultivar ‘homens’ e ‘mulheres’. É mais importante desenvolver uma vontade de assumir responsabilidades”, escreveu no Weibo.

Citada pela Reuters, a investigadora feminista Li Jun defendeu que o plano do ministério reflete as atitudes estereotipadas em relação ao género: “A proposta representa alguns estereótipos na China sobre a masculinidade, que é contra a igualdade e diversidade de género, uma vez que considera ser efeminado como algo negativo e perigoso, e considera a masculinidade como sendo útil à nação chinesa”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Pelos comentários aqui escritos se percebe que a mentalidade retrogada ,não sobrevive só na China.
    O ADN do T. Rex continua continua ativo pelo mundo fora

    • T rex?!. Tudo o que não é gay e masoquista, é pré histórico, é isso?!..
      Ser progressista é ser gay e manso?!
      É o homem sem direitos e subserviente a mulher?!..
      Não obrigado!..

RESPONDER

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais. Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo …

Ataque à bomba contra escola feminina em Cabul faz 30 mortos e 79 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola secundária para raparigas na zona ocidental de Cabul fez hoje pelo menos 30 mortos e 79 feridos, segundo um novo balanço feito pelas autoridades afegãs. “O número …

Tamám Shud. Exumação de corpo pode resolver um estranho mistério com 70 anos

As autoridades da Austrália aprovaram uma exumação do corpo de Tamám Shud - ou "Homem de Somerton" - e, em breve, o mistério de 70 anos pode estar resolvido. Em 30 de novembro de 1948, vários …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Vacinação no bom caminho com 25% da população da UE vacina

A Comissão Europeia anunciou este sábado que 200 milhões de doses de vacinas anticovid-19 chegaram já à União Europeia (UE) e 160 milhões de europeus já receberem a primeira dose, levando a que a vacinação …