“Fracos, inferiores e tímidos”. China apresenta plano para tornar os rapazes mais “masculinos”

O governo chinês acredita que os jovens estão a ficar mais “efeminados”. Para combater o que considera um problema, criou um plano para levar os rapazes a praticar mais desporto e torná-los mais “masculinos”.

Com o objetivo de enfrentar o que considera uma “crise de masculinidade”, o Ministério da Educação propôs enfatizar os atributos masculinos aos olhos dos rapazes. Para isso, pretende contratar mais professores de educação física e renovar as aulas de ginástica nas escolas primárias e secundárias.

Apresentado na semana passada, o plano responde à proposta de Si Zefu, um membro da Conferência Política Consultiva Popular da China, órgão consultivo do Governo, apresentada em maio de 2020.



Intitulada “Proposta para Prevenir a Feminização em Jovens”, a proposta defendia que muito mais homens deveriam ser contratados como professores de educação física para aumentar a “influência masculina” nas escolas.

Si Zefu afirmava que a prevalência de professoras nas escolas e a popularidade dos “rapazes bonitos” na cultura pop tinha feito os jovens “fracos, inferiores e tímidos” – referiu em comunicado.

Embora a proposta ainda esteja pouco detalhada, o plano já gerou polémica e está a levar a um aceso debate nas redes sociais – um hashtag sobre o plano do ministério reuniu, pelo menos, 1,5 mil milhões de opiniões na rede social Weibo.

Neste sentido, alguns utilizadores expressaram desagrado face à proposta, defendendo que evidencia a discriminação sexual e a perpetuação dos estereótipos de género. Contudo, também houve quem a apoiasse: “É difícil imaginar que rapazes tão efeminados consigam defender o seu país de uma invasão estrangeira”, pode ler-se num comentário partilhado pelo New York Times.

Por sua vez, a televisão pública CCTV questionou a proposta do ministério. “A educação não é simplesmente sobre cultivar ‘homens’ e ‘mulheres’. É mais importante desenvolver uma vontade de assumir responsabilidades”, escreveu no Weibo.

Citada pela Reuters, a investigadora feminista Li Jun defendeu que o plano do ministério reflete as atitudes estereotipadas em relação ao género: “A proposta representa alguns estereótipos na China sobre a masculinidade, que é contra a igualdade e diversidade de género, uma vez que considera ser efeminado como algo negativo e perigoso, e considera a masculinidade como sendo útil à nação chinesa”.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

    • T rex?!. Tudo o que não é gay e masoquista, é pré histórico, é isso?!..
      Ser progressista é ser gay e manso?!
      É o homem sem direitos e subserviente a mulher?!..
      Não obrigado!..

RESPONDER

Terapia para bebés pode reduzir a probabilidade de diagnóstico de autismo

Um novo estudo sugere que terapia personalizada pode ajudar algumas crianças a desenvolver competências sociais antes da idade escolar, evitando assim o diagnóstico de autismo. Uma equipa de médicos internacional demonstrou que uma nova terapia dirigida …

PS admite perder entre 10 e 15 Câmaras Municipais nas autárquicas

A direcção socialista espera também segurar Almada e Coimbra e vencer em Viseu e em Portalegre, duas câmaras historicamente do PSD. Segundo avança o Público, a direcção do Partido Socialista já está a contar perder entre …

Lula ganharia as eleições presidenciais brasileiras à primeira volta

O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva ganharia as eleições presidenciais na primeira volta se as eleições, marcadas para outubro de 2022, fossem realizadas hoje, de acordo com uma sondagem de opinião divulgada na …

Conselho de Ministros de hoje vai trazer de volta "antigo normal". Restauração abandona certificado

Governo vai reunir no dia de hoje para decidir quais os moldes em que avança a última fase do processo de desconfinamento. Regras só deverão entrar em vigor a partir de 1 de outubro. Após vários …

O que causou um enorme buraco na camada do ozono em 2020? A ciência já pode ter resposta

O grande buraco que se abriu na camada do ozono no ano passado pode ter sido desencadeado por temperaturas recordes, durante o inverno, no oceano Pacífico Norte, indicam novas análises. O enorme buraco, que se formou …

Rio diz que Governo “procura influenciar voto" com “notícia positiva” pré-eleições

O presidente do PSD defendeu que o Governo “se esforçou” por, em cima das autárquicas, dar uma notícia positiva aos portugueses sobre a pandemia, considerando que deveria tê-lo feito há mais tempo ou então só …

Um habitat demasiado perfeito pode ser pior para o acasalamento dos pandas

Apesar de serem necessários habitats para a sobrevivência dos pandas gigantes, estes animais têm uma maior tendência para reproduzir se não houver abundância de recursos. Este ano, as autoridades chinesas disseram que os pandas gigantes deixaram …

Computador quântico ajuda a criar um computador quântico melhor

Um computador quântico foi usado para projetar um qubit aprimorado que poderá alimentar a próxima geração de computadores quânticos mais pequenos, de alto desempenho e mais confiáveis. Da mesma forma que um bit binário é a …

Em apenas três anos, a Austrália perdeu um terço dos seus coalas

A seca, os incêndios florestais e a desflorestação na Austrália levaram o país a perder um terço dos seus coalas nos últimos três anos. A Austrália perdeu cerca de 30% dos seus coalas nos últimos …

Há modelos matemáticos que preveem se uma música vai ser viral — os mesmos utilizados com a covid-19

O uso de modelos matemáticos para antecipar o nível de sucesso de uma música pode começar a ser usado, a partir da publicação do presente estudo, por artistas e editoras para melhorar o desempenho dos …