China caminha a passos largos para a normalidade. Gaming, cerveja e Ikea dão empurrão

Alex Plavevski / EPA

Aficionados do gaming no evento ChinaJoy

A China não regista, desde 17 de maio, vítimas mortais causadas pelo novo coronavírus. No entanto, há dois surtos ativos que parecem não impedir a população de caminhar em direção à normalidade.

À semelhança do resto do mundo, o país onde surgiu o novo coronavírus anseia pela normalidade e a prova disso é o rol de eventos que têm surgido no país e que atraem milhares de chineses – muitas vezes, sem máscara, avança o Diário de Notícias.

Em Xangai, realizou-se no passado fim de semana mais um ChinaJoy e os amantes do gaming responderam à chamada. A cidade também recebeu a primeira loja Ikea outlet do território – a Ikea City, que atraiu a atenção de várias pessoas. Qingdao recebeu ainda um festival de cerveja e foram muitos os que brindaram em conjunto.

As autoridades chinesas não anunciam, desde 17 de maio, uma única morte. Mas a verdade é que o país tem em mãos dois surtos ativos: um na região oeste de Xinjiang e outro na província nordeste Liaoning, centrado na cidade portuária de Dalian.

Na terça-feira, a China registou 27 novos casos, 22 dos quais contágios locais na zona de Xinjiang, onde um surto surgiu há três semanas. Todos os casos em Xinjiang ocorreram por contágio local, enquanto que em Liaoning não foram registados novos casos.

Os números revelam que, pelo o quinto dia consecutivo, a China regista menos de 50 infeções, depois de na semana passada ter tido três dias seguidos acima de 100.

O DN escreve que, se não fossem estes dois surtos ativos a estragar a pintura, a situação sanitária na China até parecia controlada. O quotidiano espelha esse desejo pela normalidade: o festival de cerveja juntou milhares em várias atividades que se assistem (e apreciam) em conjunto e o ChinaJoy, o maior evento de exposição de jogos na China, foi palco de vários ajuntamentos.

Mas há outra situação a preocupar o país asiático: a peste suína africana. A China é o maior produtor de carne de porco do mundo e teme o atraso das exportações. Além disso, de acordo com o diário, o que está agora a agravar a situação são as chuvas torrenciais que, desde junho, causaram enchentes como não se viam há décadas no rio Yangtze.

A subida do nível das águas deixou várias propriedades submersas e, além de estragos materiais, muitos animais morreram afogados e outros tiveram que ser abatidos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Recolher obrigatório, limitação horária nos restaurantes e restrições por concelho podem acabar hoje

Na reunião de terça-feira no Infarmed, os peritos concluíram haver condições para começar a aliviar algumas das medidas restritivas em vigor. Em Conselhos de Ministros, que se irá realizar hoje, o Governo irá definir novas …

Alerta de tsunami no Alasca depois de sismo de magnitude 8.2

A península do Alasca, a oeste dos Estados Unidos, foi atingida por um sismo de magnitude 8.2 na noite de quarta-feira (7h15 de quinta-feira em Lisboa) e já foi lançado um alerta de tsunami na …

Conselho de Ministros reúne-se para discutir próximos passos no desconfinamento

O Conselho de Ministros reúne-se esta quinta-feira para decidir os próximos passos no processo de abertura do país, dois dias depois de especialistas terem sugerido a evolução das medidas de restrição de acordo com a …

Capacete magnético mostra-se eficaz na redução de tumor cerebral

O diagnóstico de um cancro é sempre complicado, mas há partes do corpo onde a presença da doença pode ser mais ameaçadora. É o caso do glioblastoma, um tipo de cancro cerebral, que se não …

Engenheiros japoneses fizeram levitar objectos com "armadilha acústica"

Engenheiros japoneses descobriram uma forma de fazer pequenos objectos levitar usando apenas ondas sonoras, o que pode ser um passo importante para a tecnologia. A engenharia biomédica, o desenvolvimento de farmacêuticos e a nanotecnologia podem vir …

Juno fez a maior aproximação a Ganimedes das duas últimas décadas (e as imagens são de cortar a respiração)

A NASA divulgou, recentemente, um vídeo da sonda Juno a passar por Júpiter e Ganimedes, uma das suas luas. As imagens são de cortar a respiração. Juno visitou Ganimedes em junho. As imagens foram captadas no …

Homicídio com 32 anos resolvido com a menor amostra de ADN de sempre

Um caso de homicídio ocorrido há 32 anos, que muitos consideraram impossível de ser resolvido, foi finalmente desvendado (e tudo graças à amostra de ADN mais pequena de sempre usada para decifrar um caso). De acordo …

Braços robóticos controlados remotamente podem vir a realizar cirurgias delicadas

Um equipa de investigadores está a trabalhar para eliminar movimentos rígidos nos braços robóticos, de modo a torná-los mais ágeis. O objetivo é que no futuro estes possam empilhar pratos ou até realizar cirurgias delicadas. Os …

Alemão foi forçado a remover estátua do pai por esta se parecer com Hitler

Um alemão foi obrigado a retirar uma figura de madeira de um cemitério, que seria para homenagear o seu falecido pai, por ter semelhanças com o antigo ditador nazi. As autoridades do município de Weil im …

Podcast evita morte de um condenado (seis vezes)

Curtis Flowers foi julgado seis vezes pelo mesmo promotor de justiça. Um programa de investigação mudou o seu destino. O promotor continua a acreditar que Curtis é culpado. A própria equipa responsável pelo 60 Minutes, programa …