China caminha a passos largos para a normalidade. Gaming, cerveja e Ikea dão empurrão

Alex Plavevski / EPA

Aficionados do gaming no evento ChinaJoy

A China não regista, desde 17 de maio, vítimas mortais causadas pelo novo coronavírus. No entanto, há dois surtos ativos que parecem não impedir a população de caminhar em direção à normalidade.

À semelhança do resto do mundo, o país onde surgiu o novo coronavírus anseia pela normalidade e a prova disso é o rol de eventos que têm surgido no país e que atraem milhares de chineses – muitas vezes, sem máscara, avança o Diário de Notícias.

Em Xangai, realizou-se no passado fim de semana mais um ChinaJoy e os amantes do gaming responderam à chamada. A cidade também recebeu a primeira loja Ikea outlet do território – a Ikea City, que atraiu a atenção de várias pessoas. Qingdao recebeu ainda um festival de cerveja e foram muitos os que brindaram em conjunto.

As autoridades chinesas não anunciam, desde 17 de maio, uma única morte. Mas a verdade é que o país tem em mãos dois surtos ativos: um na região oeste de Xinjiang e outro na província nordeste Liaoning, centrado na cidade portuária de Dalian.

Na terça-feira, a China registou 27 novos casos, 22 dos quais contágios locais na zona de Xinjiang, onde um surto surgiu há três semanas. Todos os casos em Xinjiang ocorreram por contágio local, enquanto que em Liaoning não foram registados novos casos.

Os números revelam que, pelo o quinto dia consecutivo, a China regista menos de 50 infeções, depois de na semana passada ter tido três dias seguidos acima de 100.

O DN escreve que, se não fossem estes dois surtos ativos a estragar a pintura, a situação sanitária na China até parecia controlada. O quotidiano espelha esse desejo pela normalidade: o festival de cerveja juntou milhares em várias atividades que se assistem (e apreciam) em conjunto e o ChinaJoy, o maior evento de exposição de jogos na China, foi palco de vários ajuntamentos.

Mas há outra situação a preocupar o país asiático: a peste suína africana. A China é o maior produtor de carne de porco do mundo e teme o atraso das exportações. Além disso, de acordo com o diário, o que está agora a agravar a situação são as chuvas torrenciais que, desde junho, causaram enchentes como não se viam há décadas no rio Yangtze.

A subida do nível das águas deixou várias propriedades submersas e, além de estragos materiais, muitos animais morreram afogados e outros tiveram que ser abatidos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os sinais de vida em Marte podem ter sido "apagados" por ácidos

Fluidos ácidos podem ter destruído há muito as evidências de vida biológica passada dentro da argila marciana - possivelmente explicando, assim, por que é tão difícil encontrar evidências de vida antiga no Planeta Vermelho. Em pouco …

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …