China caminha a passos largos para a normalidade. Gaming, cerveja e Ikea dão empurrão

Alex Plavevski / EPA

Aficionados do gaming no evento ChinaJoy

A China não regista, desde 17 de maio, vítimas mortais causadas pelo novo coronavírus. No entanto, há dois surtos ativos que parecem não impedir a população de caminhar em direção à normalidade.

À semelhança do resto do mundo, o país onde surgiu o novo coronavírus anseia pela normalidade e a prova disso é o rol de eventos que têm surgido no país e que atraem milhares de chineses – muitas vezes, sem máscara, avança o Diário de Notícias.

Em Xangai, realizou-se no passado fim de semana mais um ChinaJoy e os amantes do gaming responderam à chamada. A cidade também recebeu a primeira loja Ikea outlet do território – a Ikea City, que atraiu a atenção de várias pessoas. Qingdao recebeu ainda um festival de cerveja e foram muitos os que brindaram em conjunto.

As autoridades chinesas não anunciam, desde 17 de maio, uma única morte. Mas a verdade é que o país tem em mãos dois surtos ativos: um na região oeste de Xinjiang e outro na província nordeste Liaoning, centrado na cidade portuária de Dalian.

Na terça-feira, a China registou 27 novos casos, 22 dos quais contágios locais na zona de Xinjiang, onde um surto surgiu há três semanas. Todos os casos em Xinjiang ocorreram por contágio local, enquanto que em Liaoning não foram registados novos casos.

Os números revelam que, pelo o quinto dia consecutivo, a China regista menos de 50 infeções, depois de na semana passada ter tido três dias seguidos acima de 100.

O DN escreve que, se não fossem estes dois surtos ativos a estragar a pintura, a situação sanitária na China até parecia controlada. O quotidiano espelha esse desejo pela normalidade: o festival de cerveja juntou milhares em várias atividades que se assistem (e apreciam) em conjunto e o ChinaJoy, o maior evento de exposição de jogos na China, foi palco de vários ajuntamentos.

Mas há outra situação a preocupar o país asiático: a peste suína africana. A China é o maior produtor de carne de porco do mundo e teme o atraso das exportações. Além disso, de acordo com o diário, o que está agora a agravar a situação são as chuvas torrenciais que, desde junho, causaram enchentes como não se viam há décadas no rio Yangtze.

A subida do nível das águas deixou várias propriedades submersas e, além de estragos materiais, muitos animais morreram afogados e outros tiveram que ser abatidos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Consumo excessivo de álcool afeta o sistema nervoso (e aumenta a ansiedade)

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde concluíram que o consumo repetitivo de álcool afeta diretamente células imunes do sistema nervoso central, que eliminam parte da comunicação entre os neurónios, e provoca o …

Afinal, os tubarões-baleia macho não são os maiores peixes dos oceanos

Um novo estudo revela que, afinal, os tubarões-baleia machos não são os maiores peixes do oceano. As fêmeas crescem continuamente muito depois de os machos pararem, atingindo tamanhos maiores - ainda que demorem mais tempo …

Exército norte-americano usou fundos de emergência covid-19 para comprar armas

O exército dos Estados Unidos utilizou fundos de emergência aprovados pelo Congresso especificamente para combater a covid-19 para comprar armas, denuncia esta semana o jornal norte-americano The Washington Post. O caso remonta a março passado, …

Carpinteiros usam técnica medieval na reconstrução de Notre Dame

A reconstrução de Notre Dame - que se prevê estar concluída no prazo de cinco anos - continua a avançar e os carpinteiros usaram técnicas medievais para erguer uma estrutura na fachada do monumento. A Catedral …

Durante um ano e meio, uma aldeia inteira perdeu a Internet todos os dias à mesma hora (e já se sabe porquê)

Durante 18 meses, os residentes de uma vila no País de Gales perderam a Internet todos os dias à mesma hora. Agora, engenheiros identificaram o motivo: uma televisão em segunda mão que emitia um sinal …

Gado na UE produz 704 milhões de toneladas de CO2 (mais do que todos os transportes juntos)

De acordo com uma nova análise da Greenpeace, animais de criação como vacas, porcos e outros, estão a emitir mais gases com efeito de estufa na Europa do que todos os transportes juntos. Na última década, …

É distraído e está sempre a perder a carteira? A Cashew Smart Wallet é para si

Uma simples carteira pode vir a melhorar os seus dias. A Cashew Smart Wallet é dotada de uma tecnologia de bluetooth que permite proteger os seus bens e ainda o ajuda caso a perca por …

Desportivo das Aves SAD desiste do Campeonato de Portugal

O Desportivo das Aves SAD vai abdicar da participação no Campeonato de Portugal (CdP), após ter falhado as negociações com o Perafita para utilizar as instalações do clube de Matosinhos. "As inscrições fechavam ontem [terça-feira] e …

Celebridades doam dinheiro para pagar dívidas a ex-presos impedidos de votar nos EUA

O bilionário Michael Bloomberg, o cantor John Legend e o basquetebolista LeBron James são algumas das celebridades que estão a doar dinheiro para pagar dívidas de ex-presidiários da Florida, impedidos de votar nas próximas eleições …

No debate sobre o Plano de Recuperação, evocou-se Sócrates e Passos

O líder do PSD questionou o primeiro-ministro se pretende "fomentar o desemprego" com o aumento do salário mínimo. O chefe do Governo manifestou-se "completamente perplexo". Na abertura do debate sobre o Plano de Recuperação e Resiliência, …