/

China promulga lei que reforça presença de “patriotas” no parlamento de Hong Kong

VOA / Wikimedia

A chefe do Governo de Hong Kong, Carrie Lam

A Assembleia Nacional Popular da China promulgou esta terça-feira a lei de reforma do sistema eleitoral de Hong Kong, que visa reduzir o número de lugares dos deputados eleitos pela população e reforçar a presença de candidatos pró-Pequim no Conselho Legislativo.

Segundo o Global Times, citado pelo Público, um porta-voz do Ministro dos Negócios Estrangeiros avançou que a reforma reflete os princípios da governação “patriota” de Hong Kong. Para as autoridades chinesas, esta reorganização visa corrigir “lacunas” que ameaçam a segurança nacional, garantindo que apenas “patriotas” governem o território.

“Acredito que ao melhorar o sistema eleitoral e implementar uma ‘administração patriota em Hong Kong’, a politização excessiva e as cisões internas que dividiram Hong Kong podem ser mitigadas”, disse Carrie Lam, chefe Executiva de Hong Kong, numa conferência de imprensa.

O Conselho Legislativo é constituído por 70 membros, com metade eleita diretamente pelo povo e a outra por grupos próximos de Pequim. Com a reforma, o número aumenta para 90, com 20 a serem eleitos pela população, 40 selecionados por um comité fiel ao Partido Comunista Chinês e os restantes pelos grupos de interesses económicos e políticos.

Por sua vez, os lugares de seis distritos deixarão de existir na comissão eleitoral, com o número de membros a passar de 1200 para 1500.

O Global Times sublinhou que o Governo central demorou menos de 20 dias desde a aprovação até à formalização da reforma, que se espera finalizada no final de maio.

Taísa Pagno //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.