China “fez pouco” para descobrir origem do coronavírus, revela documento da OMS

Nos primeiros meses do surto, as autoridades chinesas “pouco” fizeram para descobrir as origens do novo coronavírus, que teve origem em Wuhan.

A informação é dada a conhecer através de um documento interno da Organização Mundial da Saúde (OMS) citado pelo jornal britânico The Guardian.

A primeira equipa da OMS que visitou a China, em agosto do ano passado, recebeu pouca informação e não lhe foram fornecidos documentos durante as longas discussões com as autoridades chinesas.

“No seguimento de longas conversas e da apresentação dos homólogos chineses, parece que pouco foi feito em termos de investigação epidemiológica nas redondezas de Wuhan desde Janeiro de 2020. Os dados apresentados oralmente deram mais alguns detalhes do que aqueles que foram apresentados nas reuniões de emergência de Janeiro de 2020. Não foram feitas apresentações PowerPoint e não foram partilhados documentos”, lê-se no relatório interno da OMS.

Na altura em que o documento foi redigido, o mundo registava cerca de 20 milhões de casos de covid-19. Atualmente, o mundo já contabilizou mais de 112 milhões de infeções pelo novo coronavírus.

Segundo o The Guardian, o documento descreve uma situação que sugere que os investigadores da OMS foram impedidos de estudar a origem da pandemia na China.

O conselheiro de segurança nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, urgiu a todos os países, incluindo a China, que disponibilizassem os dados recolhidos durante os primeiros dias em que foram registados contágios de forma a que a investigação sobre o vírus seja “transparente e robusta”.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Comprar casa. Guarda é a cidade onde os preços de venda são mais em conta

De acordo com dados divulgados pelo portal imobiliário Idealista, Lisboa é o município onde é mais caro comprar casa. Guarda é a cidade onde o preço por metro quadrado é mais baixo. Nos últimos anos, os …

Novo Presidente do Irão promete tentar levantar as sanções económicas

O ultraconservador iraniano Ebrahium Raissi, que tomou posse hoje como Presidente, disse que vai tentar o levantamento das sanções impostas pelos Estados Unidos, mas não espera o apoio "dos estrangeiros" para melhorar a situação económica …

DGS encurta intervalo entre doses da vacina da Pfizer

O intervalo recomendado entre as duas doses da vacina Comirnaty, da farmacêutica Pfizer/BioNtech, contra a covid-19 passa a ser de 21 a 28 dias, segundo uma norma da Direção-Geral da Saúde publicada esta terça-feira. A norma …

Portugal regista 19 mortes e 2.076 novos casos de covid-19

Portugal registou esta terça-feira 2.076 novos casos de infeção por covid-19 e mais 19 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), registaram-se …

Disney obriga todos os trabalhadores a estarem vacinados contra a covid-19

A multinacional Walt Disney Company emitiu um comunicado onde exige que todos os seus trabalhadores sejam vacinados contra a covid-19. De acordo com o comunicado, citado pelo The Washington Post, os funcionários da maior empresa de …

Novo Banco afasta plano agressivo de saídas até ao final do ano

O Novo Banco afasta, até ao final do ano, a possibilidade de avançar com um plano mais agressivo de saídas de trabalhadores para cumprir as metas definidas por Bruxelas. De acordo com o Jornal de Negócios, …

Doença volta um ano depois a Wuhan e autoridades ordenam testes em massa

A cidade chinesa de Wuhan, no centro do país, anunciou hoje uma campanha de testes em massa à sua população de onze milhões de pessoas, depois de detetar três casos locais de doentes com Covid-19 …

Grécia com a pior vaga de calor dos últimos 30 anos. Governo pede à população para limitar consumo de energia

A Grécia está a ser atingida pela "pior vaga de calor" desde há mais de 30 anos, alertou esta segunda-feira o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, que apelou para que a população limite o consumo de …

É (quase) certo: melhor participação de sempre de Portugal em Jogos Olímpicos

Terceira medalha já igualou os dois melhores registos de sempre. Mas é muito provável que Portugal ainda conquiste, no mínimo, mais uma medalha. Claro que o título deste artigo é arriscado. Mas não é assim tão …

Tiago Barbosa Ribeiro formaliza candidatura à Câmara do Porto e diz ter "ótima" relação com Costa

Secretário-geral do Partido Socialista não esteve presente na apresentação da candidatura do Tiago Barbosa Ribeiro à Câmara Municipal, a qual só aconteceu depois da desistência de Eduardo Pinheiro, secretário de Estado da Mobilidade, por falta …