China acusa EUA de sabotarem paz regional após posição sobre Mar do Sul da China

US NAVY/MC 3RD CLASS KURTIS A. HATCHER HANDOUT / Lusa

USS Stethen no Mar do Sul da China

A China reivindica quase toda a área do mar do Sul da China e opõe-se, frequentemente, a qualquer manobra ou ação militar dos Estados Unidos na região.

Esta terça-feira, a China acusou os Estados Unidos de “sabotarem a paz e estabilidade regionais”, depois de o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, ter classificado como “ilegais” as reivindicações territoriais de Pequim no Mar do Sul da China.

É uma acusação totalmente injustificada“, afirmou, em comunicado, a embaixada da China nos EUA, acrescentando que “o lado chinês se opõe firmemente” aos comentários de Pompeo.

O secretário de Estado norte-americano alertou, na segunda-feira, que os EUA consideram “ilegais” as reivindicações chinesas, aumentando a pressão sobre Pequim. “Os Estados Unidos defendem a ideia de uma região livre e aberta no Indo-Pacífico. Hoje, estamos a fortalecer a política dos Estados Unidos numa área vital e disputada da região: o Mar do Sul da China”, de acordo com um comunicado de Mike Pompeo.

“Nós dizemo-lo claramente: as reivindicações de Pequim sobre os recursos offshore na maior parte do mar do Sul da China são completamente ilegais, tal como o é a campanha de intimidação para o controlar”, sublinhou o responsável norte-americano.

Embora os Estados Unidos recusem há muito a soberania chinesa sobre a maioria do território do mar do Sul da China, é a primeira vez que Washington articula formalmente uma posição por escrito, num comunicado que pormenoriza o perímetro que considera estar fora do controlo legítimo de Pequim.

Pompeo lembrou que o Tribunal Permanente de Arbitragem de Haia decidiu em 2016 que a China não tem base legal para reivindicar “direitos históricos” naquela área. “A decisão do tribunal arbitral é final e é executória para ambas as partes”, concluiu. “O mundo não permitirá que a China trate o mar do Sul da China como o seu império marítimo”, advertiu.

Os Estados Unidos têm repetidamente acusado Pequim de “militarizar” a região para estender o domínio territorial. Pequim reivindica quase toda a área do mar do Sul da China, apesar dos protestos dos países vizinhos, e opõe-se, frequentemente, a qualquer manobra ou ação militar dos Estados Unidos na região.

No início deste mês, o Pentágono denunciou exercícios militares chineses em torno do arquipélago disputado das Paracel, reivindicado pela China, Vietname e Taiwan. Mais do que as Paracel, é o arquipélago das Spratly, mais a sul, que cristaliza a maioria das tensões marítimas regionais, sobrepondo as reivindicações dos vários países vizinhos.

Antes do comunicado de Pompeo, que assume uma posição explícita de Washington em relação às reivindicações da China, os Estados Unidos limitaram-se, até à data, a apoiar a “liberdade de navegação”, evitando qualquer posição mais firme sobre as disputas territoriais na região.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O misterioso escurecimento da Betelgeuse foi oficialmente desvendado

A causa da misteriosa perda de brilho da estrela foi causada por uma nuvem gigante de poeira, expelida pela própria supergigante vermelha. O "Grande Escurecimento da Betelgeuse", como passou a ser conhecido, foi um fenómeno que …

Entre cursos de água e "kahns", a Alemanha ainda alberga uma minoria étnica de língua eslava

As nações europeias nasceram e desvaneceram ao longo do tempo, mas há uma minoria étnica de língua eslava que permanece dentro da Alemanha. Lehde é uma pacata vila, com cerca 150 habitantes, de ilhas pantanosas interligadas …

Itália 3-0 Suíça | Squadra Azzurra volta a ganhar e a encantar

A Itália tornou-se hoje a primeira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Suíça por 3-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A, disputado …

Sony apresenta o seu primeiro drone, o Airpeak S1

Há algum tempo que a Sony planeava lançar um drone, agora, é oficial. A empresa de tecnologia apresentou um drone chamado Airpeak S1 que será, muito provavelmente, o primeiro de muitos. A Sony anunciou oficialmente o …

Candidaturas a astronauta da Agência Espacial Europeia encerram na sexta-feira

Os candidatos têm de ter, pelo menos, um mestrado e experiência profissional, serem fluentes em inglês e ter mais de 1,30 metros.  O prazo para apresentação de candidaturas a vagas para novos astronautas da Agência Espacial …

Dois meses no escuro. Valentina Miozzo passou a quarentena sozinha no Ártico

A pandemia de covid-19 foi um duro golpe de solidão forçada para a maioria das pessoas, mas para a italiana Valentina Miozzo foi a oportunidade perfeita para usufruir de alguns momentos a sós. A meio da …

Pedras misteriosas provocam "corrida aos diamantes" na África do Sul

Uma verdadeira "febre de diamantes" assolou a vila de KwaHlathi, na província de KwaZulu-Natal, litoral da África do Sul. Centenas de pessoas, com utensílios caseiros a servir de engenhos de mineração, ocuparam um terreno à …

Designer cria um "terceiro olho" para quem vive agarrado ao telemóvel

Um designer industrial sul-coreano criou, recentemente, um “terceiro olho” para ajudar aqueles que, mesmo em andamento, não conseguem tirar os olhos do telemóvel. O designer industrial Minwook Paeng criou recentemente o The Third Eye ('terceiro olho' …

Depois de Ronaldo e da Coca Cola, Pogba imitou-o com a Heineken (e a UEFA podia castigar Portugal e França)

Após Cristiano Ronaldo ter removido duas garrafas de Coca Cola da mesa onde se sentou para uma conferência de imprensa no Euro 2020, foi a vez do francês Paul Pogba ter feito o mesmo com …

Adeptos portugueses proibidos de entrar na "fan zone" de Budapeste

Momento confuso numa zona da capital da Hungria, na véspera do jogo com Portugal, na estreia no Europeu 2020. A Hungria não escapou ao coronavírus mas, entre os países que recebem jogos do Europeu 2020, é …