/

Coreia está a perder a paciência e ameaça a China com “consequências graves”

5

(h) KNS / KCNA

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

A agência oficial da Coreia do Norte KCNA afirmou que a China faz agora “todos os dias comentários absurdos e irresponsáveis, que só acrescentam tensão à situação atual”, no que uma das raras criticas cnhecidas do regime norte-coreano aos seus tradicionais aliados.

A agência oficial norte-coreana considerou que os “comentários irresponsáveis” da China sobre o programa nuclear do país estão a testar a paciência de Pyongyang e podem ter “consequências sérias“, no que é uma rara crítica direta da Coreia do Norte à China.

China é o principal aliado e parceiro comercial da Coreia do Norte. Em fevereiro, porém, Pequim suspendeu as importações de carvão oriundas do país vizinho, em linha com as sanções adotadas pelas Nações Unidas.

Face à pressão exercida pelos Estados Unidos, a China tem também apelado a Pyongyang para que suspenda o seu programa nuclear.

Na quarta-feira, a agência noticiosa Korean Central News Agency afirmou que a China faz agora “todos os dias comentários absurdos e irresponsáveis, que só acrescentam tensão à situação atual”.

O artigo cita comentários difundidos pela imprensa estatal chinesa, acusando-a de inventar “desculpas esfarrapadas para dançar ao ritmo dos Estados Unidos” e culpar Pyongyang pelo deterioramento das relações bilaterais.

“A China não deve mais testar os limites da paciência da RPDC“, lê-se no comentário, que usa a sigla para o nome oficial do país, República Popular Democrática da Coreia. Pequim “deve antes pensar bem nas graves consequências de derrubar o pilar das relações” entre os dois países, acrescenta.

O artigo não é atribuído a nenhuma agência ou funcionário do Governo e o escritor é apenas identificado como Kim Chol. Ainda assim, é raro ler uma crítica direta da Coreia do Norte dirigida à China. Anteriormente, a agência norte-coreana optou por fazer uma crítica velada, optando por se referir à China apenas como um “certo país vizinho”.

Entretanto, a imprensa estatal chinesa tem feito criticas frequentes a Pyongyang. Em editorial, o Global Times, jornal de língua inglesa do grupo do Diário do Povo, órgão oficial do Partido Comunista Chinês, avisa hoje que as ações da Coreia do Norte ameaçam o tratado de não-agressão assinado entre os dois países em 1961.

A publicação apela ao regime para pôr fim aos seus testes nucleares. “A China não vai permitir que a sua região nordeste seja contaminada por atividades nucleares da Coreia do Norte”, afirma.

O jornal avisou já em edições anteriores que a China poderia cortar o fornecimento de petróleo ao país vizinho, caso este persista com os testes atómicos. Esta semana, o Diário do Povo afirmou também que as ambições nucleares da Coreia do Norte “colocam o próprio país e toda a região em grande perigo“.

// Lusa

5 Comments

  1. Agora viram-se contra os chineses, no entender do Kim imagina-se homem para deitar o mundo todo abaixo sem olhar a quem, se há políticos loucos este é o rei de todos eles!. RPDC (República Pavorosa Dos Condenados).

  2. Este bandido da Coreia está é a ficar lixado porque a principal fonte de receita do seu regime manhoso e doentio, o carvão que a China comprava e deixou de comprar, está a secar-lhe o dinheirinho para os investimentos bélicos. Está a ver que o programa nuclear vai pelo cano. Vamos ver se não é “pior a emenda que o soneto”, pois este bicho da Coreia, em desespero e porque é doido varrido, ainda começa pra aí a disparar para todo o lado os misseis que tem e gera o caos no mundo.
    O regime fechado tem destas coisas, mete os ovos todos no mesmo cesto e se asneira está á vista o resultado.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.