A China está a criar porcos gigantes (tão grandes como ursos polares)

Porcos tão pesados como ursos polares. Esta é a solução encontrada por produtores chineses de porcos que tentam resolver o problema da falta de carne no mercado, muito por culpa da gripe suína africana dizimou milhões de animais.

A gripe suína africana matou cerca de metade da produção de suínos da China. Além dos animais que morreram directamente devido à doença, os produtores foram obrigados a matar entre 250 a 300 milhões de porcos para impedir o contágio.

A situação é de tal forma dramática que já está a reflectir-se nos preços, com um aumento de 70% na China. Mas este agravamento de preços deve sentir-se em breve a nível global.

Entretanto, os preços dos leitões e das porcas reprodutoras também subiram, o que dificulta a tarefa dos agricultores que pretendem reforçar a produção dos animais, para dar resposta à falta de carne que já se sente no mercado.

A solução mais fácil passa, assim, por engordar os porcos que já têm, tentando lucrar o máximo possível com eles. E há animais que estão a atingir pesos de 500 quilos, mais fazendo lembrar ursos polares. A média habitual de peso de um porco ronda entre os 130 e os 300 quilos.

Um porco de 500 quilos pode render 10 mil yuan (mais de 1200 euros) no matadouro, conforme avança a agência Bloomberg, notando que é “três vezes mais” do que o rendimento médio mensal em Nanning, cidade na província de Guangxi onde vivem alguns dos principais produtores de porcos da China.

A China é o maior consumidor mundial de carne de porco, com mais de metade do consumo global.

O Governo chinês prevê uma situação de falta “severa” de carne de porco no primeiro semestre de 2020, vaticinando que haverá um défice de 10 milhões de toneladas deste tipo de alimento.

Pequenos e grandes produtores procuram contornar esse cenário apostando na criação de porcos cada vez mais maiores, procurando aumentar o seu peso em 14%, com vista a terem um incremento de 30% nos lucros, segundo a agência Bloomberg.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Portanto, toca a “intectar” os animais c/hormonas de crescimento e outras porcarias que, p/além de transformarem a “carne” em praticamente só gordura, nem imagino o MAL que farão à saúde das pessoas… mas claro, só o lucro interessa. Como é que as pessoas vão nisto????

RESPONDER

Lixo espacial cadente iluminou os céus na Austrália

Na sexta-feira passada, pedaços de lixo espacial de um foguetão russo iluminaram os céus na Austrália. Os especialistas dividem-se na possibilidade de bocados dele caírem na Terra. Na sexta-feira passada, num final de tarde como tantos …

Cientistas criaram uma borracha que até rasga (mas concerta-se sozinha)

Investigadores da Universidade Flinders, na Austrália, desenvolveram um novo tipo de borracha que consegue regenerar sozinha. A equipa de investigadores da universidade australiana criou um novo tipo de borracha e um catalisador que, em conjunto, podem …

Dez anos depois, voltou a ser avistado um guepardo do noroeste africano

Naturalistas na Argélia filmaram um guepardo do noroeste africano, uma subespécie listada na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) como estando em "perigo crítico", pela primeira vez em dez anos. De acordo …

NASA dedica novo telescópio a Nancy Grace Roman, a "mãe" do Hubble

A NASA renomeou o telescópio Wide Field Infrared Probing Telescope (WFIRST) em homenagem a Nancy Grace Roman, a mãe do Hubble. A NASA batizou o seu telescópio espacial de última geração, atualmente em desenvolvimento, - o …

Guitarrista dos Queen teve um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte

Brian May, guitarrista dos Queen, sofreu um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte, anunciou o próprio músico, de 72 anos. May partilhou um vídeo no Instagram no qual conta todo o episódio. Tudo …

"Missão Tianwen". China planeia lançar sonda para Marte em julho

A China planeia lançar uma sonda e um pequeno robô de controlo remoto para Marte, em julho, na sua primeira missão ao Planeta Vermelho, anunciou esta segunda-feira a agência responsável pelo projeto. "O nosso objetivo era …

Bairros de lata são incubadoras de covid-19, mas ninguém ajuda os milhões que lá vivem

Bairros de lata, como as favelas, são consideradas incubadores de covid-19. No entanto, pouca atenção lhes tem sido dada na resposta à pandemia. Tendo devastado algumas das cidades mais ricas do mundo, a pandemia do novo …

Morreu Saturn, o jacaré que sobreviveu a um bombardeamento da II Guerra (e que se diz que pertenceu a Hitler)

Saturn, um jacaré norte-americano de 84 anos, morreu esta sexta-feira no jardim zoológico de Moscovo, na Rússia, anunciou a instituição na sua conta de Facebook, dando conta que o animal morreu de velhice. O réptil …

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …