A China está a criar porcos gigantes (tão grandes como ursos polares)

Porcos tão pesados como ursos polares. Esta é a solução encontrada por produtores chineses de porcos que tentam resolver o problema da falta de carne no mercado, muito por culpa da gripe suína africana dizimou milhões de animais.

A gripe suína africana matou cerca de metade da produção de suínos da China. Além dos animais que morreram directamente devido à doença, os produtores foram obrigados a matar entre 250 a 300 milhões de porcos para impedir o contágio.

A situação é de tal forma dramática que já está a reflectir-se nos preços, com um aumento de 70% na China. Mas este agravamento de preços deve sentir-se em breve a nível global.

Entretanto, os preços dos leitões e das porcas reprodutoras também subiram, o que dificulta a tarefa dos agricultores que pretendem reforçar a produção dos animais, para dar resposta à falta de carne que já se sente no mercado.

A solução mais fácil passa, assim, por engordar os porcos que já têm, tentando lucrar o máximo possível com eles. E há animais que estão a atingir pesos de 500 quilos, mais fazendo lembrar ursos polares. A média habitual de peso de um porco ronda entre os 130 e os 300 quilos.

Um porco de 500 quilos pode render 10 mil yuan (mais de 1200 euros) no matadouro, conforme avança a agência Bloomberg, notando que é “três vezes mais” do que o rendimento médio mensal em Nanning, cidade na província de Guangxi onde vivem alguns dos principais produtores de porcos da China.

A China é o maior consumidor mundial de carne de porco, com mais de metade do consumo global.

O Governo chinês prevê uma situação de falta “severa” de carne de porco no primeiro semestre de 2020, vaticinando que haverá um défice de 10 milhões de toneladas deste tipo de alimento.

Pequenos e grandes produtores procuram contornar esse cenário apostando na criação de porcos cada vez mais maiores, procurando aumentar o seu peso em 14%, com vista a terem um incremento de 30% nos lucros, segundo a agência Bloomberg.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Portanto, toca a “intectar” os animais c/hormonas de crescimento e outras porcarias que, p/além de transformarem a “carne” em praticamente só gordura, nem imagino o MAL que farão à saúde das pessoas… mas claro, só o lucro interessa. Como é que as pessoas vão nisto????

RESPONDER

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …

Português responsável por limpeza de hospitais condecorado pela Rainha Isabel II

O português Maciel Vinagre pensou que era mentira ou engano ao ler a notificação de que tinha sido distinguido pela Rainha Isabel II pelo trabalho como responsável da limpeza de dois hospitais públicos britânicos durante …

Japonês inventa sacos de plástico "comestíveis" (para salvar o veado sagrado de Nara)

Um empresário local no destino turístico japonês de Nara desenvolveu uma alternativa aos sacos de plástico de compras para proteger o veado sagrado da cidade. Hidetoshi Matsukawa, que trabalha na Nara-ism, um agente de souvenirs, disse, …

Emissão do programa de Ricardo Araújo Pereira cancelada. Humorista em isolamento

O programa de Ricardo Araújo Pereira na SIC não será emitido este domingo, uma vez que o humorista se encontra em isolamento profilático depois de ter estado em contacto com uma pessoa infetada com covid-19. …