A China está a criar porcos gigantes (tão grandes como ursos polares)

Porcos tão pesados como ursos polares. Esta é a solução encontrada por produtores chineses de porcos que tentam resolver o problema da falta de carne no mercado, muito por culpa da gripe suína africana dizimou milhões de animais.

A gripe suína africana matou cerca de metade da produção de suínos da China. Além dos animais que morreram directamente devido à doença, os produtores foram obrigados a matar entre 250 a 300 milhões de porcos para impedir o contágio.

A situação é de tal forma dramática que já está a reflectir-se nos preços, com um aumento de 70% na China. Mas este agravamento de preços deve sentir-se em breve a nível global.

Entretanto, os preços dos leitões e das porcas reprodutoras também subiram, o que dificulta a tarefa dos agricultores que pretendem reforçar a produção dos animais, para dar resposta à falta de carne que já se sente no mercado.

A solução mais fácil passa, assim, por engordar os porcos que já têm, tentando lucrar o máximo possível com eles. E há animais que estão a atingir pesos de 500 quilos, mais fazendo lembrar ursos polares. A média habitual de peso de um porco ronda entre os 130 e os 300 quilos.

Um porco de 500 quilos pode render 10 mil yuan (mais de 1200 euros) no matadouro, conforme avança a agência Bloomberg, notando que é “três vezes mais” do que o rendimento médio mensal em Nanning, cidade na província de Guangxi onde vivem alguns dos principais produtores de porcos da China.

A China é o maior consumidor mundial de carne de porco, com mais de metade do consumo global.

O Governo chinês prevê uma situação de falta “severa” de carne de porco no primeiro semestre de 2020, vaticinando que haverá um défice de 10 milhões de toneladas deste tipo de alimento.

Pequenos e grandes produtores procuram contornar esse cenário apostando na criação de porcos cada vez mais maiores, procurando aumentar o seu peso em 14%, com vista a terem um incremento de 30% nos lucros, segundo a agência Bloomberg.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Portanto, toca a “intectar” os animais c/hormonas de crescimento e outras porcarias que, p/além de transformarem a “carne” em praticamente só gordura, nem imagino o MAL que farão à saúde das pessoas… mas claro, só o lucro interessa. Como é que as pessoas vão nisto????

RESPONDER

Comer muitas refeições takeaway pode aumentar a probabilidade de morte

Comer demasiadas vezes refeições takeaway pode afetar negativamente a saúde das pessoas. Isto porque, muitas vezes, a comida em causa é fast food. A pandemia de covid-19 veio intensificar a adoração das pessoas pelas refeições takeaway. …

Fezes de morcego ajudam a decifrar o passado da humanidade

Uma equipa de investigadores australianos usou fezes de morcego para ajudar a entender uma parte do passado dos nossos ancestrais. Para perceber melhor como é que artefactos antigos são alterados pelo sedimento em que estão enterrados …

"É como fogo". Dezenas de pessoas morreram na República Dominicana após ingestão de álcool ilegal

Depois de dezenas de pessoas morreram por intoxicação nas últimas semanas, as autoridades da República Dominicana acabaram por fechar várias lojas de bebidas alcoólicas. As lojas de bebidas clandestinas situavam-se sobretudo na capital, Santo Domingo, mas …

Eis AlphaDog, a resposta da China para o cão-robô norte-americano Spot

A empresa de tecnologia Weilan, sediada em Nanjing, na China, desenvolveu o AlphaDog, um cão-robô que usa sensores e inteligência artificial (IA) para realizar uma série de aplicações, incluindo entrega de encomendas e orientação para …

E se a vacina contra a covid-19 se chamasse Trumpcine? O "sir" sugeriu e Donald Trump gostou

No fim de semana passado, durante um encontro do Comité Nacional Republicano, o ex-Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que alguém sugeriu que as vacinas disponíveis contra a covid-19 deveriam receber o seu nome. …

O custo da paz mundial é bastante inferior ao custo da guerra

Um recente relatório do Instituto de Economia e Paz (IEP) conclui que o custo dos países com a violência é bem superior ao custo com a paz mundial. O Instituto de Economia e Paz estima que, …

Malta vai pagar aos turistas que visitarem a ilha durante o verão

Numa altura em que pandemia não tem dado tréguas ao setor do turismo, Malta anunciou um conjunto de medidas com o objetivo de encorajar os viajantes a visitarem o país e a ficarem hospedados nos …

Pentágono confirma que filmagens de OVNI em forma de pirâmide são autênticas

Uma nova série de imagens e vídeos de OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados) filmados pela Marinha dos Estados Unidos foi agora confirmada como autêntica pelo Pentágono. Enquanto muitas pessoas geralmente se referem a avistamentos misteriosos …

Irão vai aumentar produção de urânio enriquecido em resposta ao “terrorismo nuclear” de Israel

O Irão justificou esta quarta-feira a decisão de enriquecer urânio a 60% como resposta ao “terrorismo nuclear” e à “maldade” israelita, referindo-se ao alegado ataque contra a central de Natanz, no domingo. “A decisão de enriquecer …

Possibilidade de ser reinfetado baixa 84% para quem já teve covid-19

Um novo estudo indica que a infeção prévia por SARS-CoV-2 protege a maioria dos indivíduos contra a reinfecção durante uma média de sete meses As probabilidades de reinfeção não descem até zero, mas um novo estudo, …